Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alimento Bíblico Semanal 5: Ser testemunha de Jesus diante de todas as pessoas

          Saulo orou por três dias em Damasco, antes de receber a visita do discípulo Ananias, enviado por Jesus Cristo (At 9:9-11). No lugar de Saulo, eu questionaria: O Senhor não me matou no caminho de Damasco e ainda me disse para entrar na cidade. O que será que Ele quer comigo em Damasco? O que será que o Senhor quer com você em Itabuna?
          Acredito que nesses três dias, Saulo foi trabalhado pelo Espírito Santo, na dimensão de seu espírito, alma e corpo (provavelmente nos três dias em que esteve em oração e jejum, foi tratado na essência de seu espírito, alma e corpo; três dias – três partes (I Tes 5:23). Esses três dias foram decisivos para o futuro apóstolo Paulo que se arrependeu cabalmente de sua forma de viver anterior e considerou tudo o que fez no passado. Certamente alguns pensamentos ocupavam sua mente, talvez ele pensasse: “Eu estava presente na morte de Estevão, enquanto aqueles homens o apedrejavam e eu o ouvi falar que o céu se abriu e ele viu  Filho do Homem em pé. Por que eu não dei ouvidos? Ainda em minha total ignorância  fui por toda Judéia para prender os seguidores de Jesus e ainda assolava suas casa. Porque fiz tudo isso?”. Nesses três dias (mesmo período em que o Filho do Homem esteve no seio da terra, Mt 16:4)) Saulo certamente refletiu bastante e se arrependeu.
         Quando erramos, precisamos reconhecer isso diante do Senhor e aplicar tempo para orar e arrepender-nos definitivamente. Nosso pensamento deverá ser o seguinte: “Senhor Jesus, por que eu fiz isso? Eu trouxe prejuízo para a Tua Obra e para a Tua Causa. Minha atitude ofendeu ao Seu Santo Espírito. Ó Senhor, perdoa-me, pois me arrependo de verdade”. Precisamos ter essa atitude diariamente diante do Senhor. Dessa forma o Senhor poderá nos encarregar de uma grande obra, ou de coisas de maior importância.
v                           Prioridades para aqueles que já conhecem ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador:
  •  Amar o Evangelho mais do que nossa própria reputação e conforto (II Tm 1:8);
  • Aceitar que a Palavra de Deus está acima de nossas opiniões, conceitos e valores (II Tm 1:13-14);
  • Tornar-se um estudante mais dedicado e comprometido com a Palavra de Deus (II Tm 2:15);
  • Buscar recompensas eternas e não temporais (II Tm 4:6-8);
  • Cultivar o caráter de Cristo, mortificando os impulsos da carne (II Tm 2:22-26)
         Ananias é o tipo de cristão autentico e obediente ao chamado do Senhor. Ele foi à casa de Judas e viu Saulo (ajoelhado), orando e “impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperasse a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado” (At 9:17-18), mesmo sabendo que Saulo causara grandes males aos santos em Jerusalém e fora para Damasco com autorização dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocavam o nome de Jesus (At 9:13-14). Como Ananias também era um dos que invocavam o Santo Nome de Jesus, muito provavelmente ele também estava com medo de Saulo e também de ser preso. Nesse momento percebo o cuidado do Senhor. Ele prepara tudo de forma sistemática e organizada. Nada passa desapercebido aos Seus Olhos. Ele providencia tudo. Foi por isso que ele apareceu em visão a Ananias, dizendo: “Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome (At 9:15-16). Diante de qualquer dificuldade, ainda assim devemos obedecer ao Senhor; não importa o que teremos pela frente – vale a pena ser obediente.
          Um relato detalhado sobre o testemunho de Paulo perante o rei Agripa está registrado em Atos 22. Paulo descreve com detalhes a maneira como se converteu ao Senhor: “Aquela luz brilhante tinha me deixado cego. Por isso os meus companheiros me pegaram pela mão e me levaram até Damasco. Havia ali um homem chamado Ananias. Ele era religioso, obedecia à nossa Lei, e todos os judeus que moravam em Damasco o respeitavam. Ele veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, Pois você será testemunha dele para dizer a todos aquilo que você tem visto e ouvido. E agora não espere mais. Levante-se, peça a ajuda do Senhor e seja batizado, e os seus pecados serão perdoados.” (vs 11 à 16). Quando pregarmos o Evangelho de Poder do Senhor Jesus Cristo, devemos ser assim também. Devemos dizer às pessoas: “Por que você demora? Acredite no pleno perdão de Jesus gratuitamente oferecido a você; tenha fé para que seja purificado de teus pecados. Se houver o arrependimento a novo convertido está pronto para ser batizado (At 2:38; Mc 16:15-16)
 
            Afirmativa-Chave:
v                                Em qualquer circunstância, vale a pena ser obediente ao Senhor!... 
v                                Pergunta Padrão: O que ocorre com a pessoa que se arrepende verdadeiramente?

Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Salvador-Bahia 30.10.2011 (5h52min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]
Siga-me no Twitter: http://twitter.com/Gilvan1973_BA