Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

sábado, 9 de julho de 2016

Um Novo Começo I

Quando começamos a estudar o Novo Testamento percebemos os que *onde o Senhor Jesus Cristo estava, e onde Ele está, a sede, a fome, o medo, a dúvida, o sofrimento, a enfermidade, a dor e a própria morte não podiam estar*.

Não há harmonia entre o Senhor e essas coisas, que fazem parte de nossa natureza pecadora, herança da desobediência.

_Há ocasiões em que, ao olhar para a condição das pessoas, não sabemos o que eles realmente precisam_, ainda que o pensamento humano dispare na frente em busca de uma solução na tentativa de satisfazer material a fisicamente a carência dos outros.

*Precisamos oferecer exatamente aquilo que a alma humana verdadeiramente precisa e a satisfaz plenamente – Cristo*.

_Toda alegria que não tem Cristo como base oscila segundo as circunstâncias_, mesmo que você tenha uma grande soma de dinheiro, títulos acadêmicos ou beba o “vinho” que o mundo oferece.

*A alegria que experimentamos no Senhor não é uma sensação transitória, mas é Uma Pessoa Real*


*A Alegria verdadeira é o próprio Cristo*que quer ser recebido pelo homem – até porque ele está acessível a todo
s.

*Há um novo começo em Cristo*; em vez de murmurar e reclamar nos momentos de dificuldades e de sofrimento que certamente nos acompanham constantemente _no mundo tereis aflições, Jo 16:33; por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus, Atos 14:22_ ) devemos fazer como Paulo e Silas.

No momento mais difícil de suas vidas, presos no cárcere, amarrados no tronco, eles *utilizaram suas liberdade espiritual*e cantaram um novo hino ao Senhor (At 16:19-26).

Essa passagem é muito especial para mim e sempre me fortalece e confortar muito.

Só Deus sabe o tamanho da nossa dor,e da luta que temos travado com o “reino das trevas” que a todo custo quer nos fazer calar e nos colocar em uma caverna, ou uma terra deserta, sem colheita e despovoada, “Lo-Debar”.

Mas o Senhor *irá fazer conosco como fez com Mefibosete, estamos comendo pão na Casa do Rei*.

*A mesa do Rei Jesus, cobre qualquer tipo de deficiência e nos coloca no mesmo nível*.

Jesus te tirou de “Lo-Debar” e te colocou em “Jerusalém”, lugar de comunhão, honra, riqueza e alegria. _(II Samuel 9:1-13)_.

Aleluia


*Em meio a tanta perseguição e tribulação, estou aprendendo a ter perseverança e, pela perseverança, a experiência e, pela experiência, a esperança (Rm 5:4)*.


Os sofrimentos que estão designados a todo mortal servem para nos mostrar que o Deus de Amor irá nos conduzir para um lugar onde Seus filhos _“Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem coisa alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima. (Apocalipse 7:16-17)

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vivendo a Unidade do Corpo de Cristo I

*Precisamos encarar a Bíblia como o padrão de Deus. 

Manual necessário para vivermos de forma santa e feliz na total dependência do Espírito Santo*. 

Ao publicarmos diariamente essas Reflexões Bíblicas, o fazemos na intenção de _partilhar o Espírito e a Vida que estão presentes na Palavra de Deus_. 

Isso funciona como agente motivador, para que continuemos na certeza que o Espírito Santo Estará conosco todos o dias. 

*Hoje, todos nós, somos os canais por meio de quem Deus faz chegar Sua Palavra aos homens e faz conhecidos Sua Vontade, Seu coração, Seu Caminho*. 

 *O Evangelho é vivência, é a prática da Palavra*.   

Por mais difícil que seja a situação em que você se encontra, *Deus sempre envia alguém para falar em Seu Nome a fim de reconduzir-lo a Seu caminho, à Sua Vontade*. 

_É assim que o Senhor age - das mais diversas formas, usando quem Ele quer e o que Ele quiser_. 

*Nós somos fruto do Sonho de Deus*. 

Não somos "vítimas das circunstâncias". 

*Tudo coopera para o nosso bem, quando o Senhor é nossa prioridade*.          

A unidade em meio a muito dor, perseguição e sofrimento foi a experiência das primeiras comunidades cristãs. 

Da Igreja Primitiva, lemos: _“Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estevão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus (Atos 11:19-20)_. 

A Igreja Primitiva avançava em meio a perseguição e dispersão dos discípulos. 

*Ninguém pode impedir a obra do Espírito Santo, seu avanço foi e é visível*. 

*O vento assopra onde quer*

Vivendo a Unidade do Corpo de Cristo II

Perseguição e lutas produziram crescimento na Igreja Primitiva_. 

Em meio a tamanha perseguição, o apóstolo Paulo não se viu desamparado. Certa noite, os discípulos de Jesus o desceram através de uma abertura no muro, e Paulo pôde escapar para não morrer (At 9:30); *Deus sempre irá nos livrar se estivermos dispostos a sofrer por Ele* 

_Como é difícil vivenciar isso em nossa prática: sofrer pelo Evangelho._ 

 Parece que Paulo entendia que sua carreira espiritual seria marcada pelo sofrimento e pelas decepções (2 Cor 11:30). 

Jesus nos disse: _"no mundo tereis tribulações... (Jo 16:33)_. 

Entretanto, o Senhor sempre esteve com Paulo e também está conosco até a consumação dos séculos (Mt 28:20). 

Quando, por fim, Paulo retornou a Jerusalém, de acordo com Gálatas 1:18, três anos depois de sua conversão, achou difícil ser aceito pela igreja e viver a unidade do corpo de Cristo. 

De modo particular ele desejava ver Pedro (Gálatas 1:18), mas nem Pedro nem ninguém queria vê-lo. 

Teriam ouvido a respeito de sua conversão, mas a partir de então talvez houvessem ouvido muito pouco, ou nada, a seu respeito. 

Não estavam muito seguros a respeito de Paulo. 

Na verdade, não acreditavam que fosse discípulo, e é natural que tivessem medo dele. No começo de seu ministério, Paulo não portava cartas de recomendação como ocorreu mais tarde (Atos 18:27). 

Hoje, *somos recomendados por Jesus!.... Que grande privilégio o nosso*. 

E alguns não dão valor a isso. *Mas será que já somos realmente, Cartas de Cristo? (II Cor 3:3)* 

A unidade do corpo de Cristo avançava, e em Atos 9:27, está registrado que Barnabé trouxe Paulo  consigo, e levou-o aos apóstolos. 

De que forma Paulo e Barnabé entraram em contato um com o outro, ou por que Barnabé agora se dispôs a ajudá-lo, sinceramente eu não sei, mas *vejo o agir de Deus também nessa situação, são os arranjos do Senhor*. 

É possível que a explicação esteja simplesmente no tipo de pessoa que Barnabé era; homem temente a Deus, cheio de fé. 


Vivendo a Unidade do Corpo de Cristo III

Precisamos acabar com os "grupinhos" que se formam ou que formamos. 

*Fazer parte de “panelas”, não dão a honra devida ao Senhor Jesus é algo muito perigoso* 

_Todos os grupos que formamos e os que fazemos parte, grupos reais e até mesmo virtuais, como esse aqui no whatsApp, devem convergir em Glória para o Senhor._ 

João Batista teve um grupo de seguidores e foi o único mortal a presenciar a manifestação plena de Deus na Pessoa do Pai, do Filho e do Espirito Santo; ele ouviu a voz do Pai, _estava batizando o Filho e viu o Espirito Santo sobre Jesus como uma pomba (Mt 3:16; Mt 9:14)_. 

João Batista era descendente de uma família sacerdotal, mas não exerceu seu sacerdócio de maneira normal, pois em vez de usar veste sacerdotal e servir no templo, ele se vestiu de pêlos de camelo e foi pregar no deserto; deveria alimentar-se dos sacrifícios e dos pães, mas se alimentava de gafanhoto e mel silvestre (Mt 3:4). 

Porque será que ele agiu assim? Certamente ele não queria fazer parte da "estrutura religiosa" da época - totalmente longe de Deus. Sem dúvida João Batista foi muito usado por Deus. 

Quando o Senhor Jesus começou Seu ministério terreno, alguns dos discípulos de João O seguiram, então João Batista também deveria seguir a Jesus. 

Mas ele não o fez e, por fim, foi encarcerado (Mt 4:12) Da cadeia João Batista enviou alguns de seus discípulos a questionar o Senhor: _“Es Tu aquele que havia de vir ou devemos esperar outro”? (Mt 11:3)_. 

Ele colocou em dúvida a pessoa e a obra de Jesus. João Batista sabia quem era Jesus desde o ventre materno (Lc 1:41,44) e agora estava questionando a posição e a pessoa de Jesus. 

Pouco tempo depois João Batista foi morto (Mt 14:1-12). 

Devemos seguir a Jesus e levar os outros a seguir- Lo também. 

 Em I Cor. 1:12 Paulo exorta aos corintios: _“Refiro-me ao fato de cade um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo”_. 

Novamente em I Cor. 3:3-5: _“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um”_. 

Um grupo que fora salvo por meio da pregação de Paulo, passou a dizer que era de Paulo. 

Depois veio Apolo que conhecia muito o Velho Testamento e um grupo de admiradores começou a segui-lo. Então Cefas (Pedro), provavelmente, foi ministrar a Igreja ali, e alguns talvez tenham dito: “Ah! Eu sou de Pedro, principal apóstolo”. 

Não muito raro, mas havia um outro grupo que dizia: *“Vocês dizem que são de Paulo, Apolo, Cefas, mas todos eles são homens; nós porém, somos de Cristo”*. 

_O melhor é ser verdadeiramente de Cristo_.  

*A unidade é algo preciosíssimo para Deus e deve ser o nosso testemunho*.   

*Queira fazer parte do grupo que segue unicamente a Cristo, sem rótulos, nem máscaras, sem religiosidade - onde Cristo é tudo em todos (Cl 3:11)*


Falar e Agir pelo Senhor I

Em Atos 13:1 está registrado: _“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo"_. 

Percebemos que o primeiro nome citado é Barnabé e o último é Saulo. Saulo já havia sido comissionado pelo Senhor para uma grande obra e certamente ele já desempenhava um papel importante no ministério de profecia e de ensino - agora ele é o apóstolo Paulo. 

_Como tem sido difícil nos dias de hoje encontrar a Igreja do Senhor desempenhando bem esses dois ministérios fundamentais: a profecia e o ensino_. 

Aqueles que têm responsabilidades pela igreja local devem buscar o ministério de profeta e o ministério de mestre diante do Senhor. 

*Precisamos manter o equilíbrio entre o "Poder" e a "Palavra"* na condução da Igreja (Viva) de Jesus - _falar e ensinar pelo Senhor_. 

Apenas frequentar a igreja (Local) nunca será o suficiente. 

*Viver sem a prática da Palavra é se afastar mais e mais do Senhor, ainda que estejamos assiduamente na igreja*. 

Precisamos exercitar diariamente o Falar do Senhor e o Viver o Senhor; *o que agente faz fala muito mais do que so falar* (frase de Marcão, vocalista da extinta banda gospel Fruto Sagrado). 

Esse exercício se torna eficaz quando guardamos a Palavra de Deus em nosso coração e a vivenciamos. 

*O ensino da Palavra de Deus não tem sido prioridade hoje em dia no contexto geral das igrejas*. 

_Infelizmente, muitos cristãos não tiram nem um tempinho por dia para lerem e estudarem as Escrituras_; não a consideram tão importante e negligenciam uma afirmativa básica de Jesus em Mateus 22:29  _“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”_. 

*O Evangelho sem a Bíblia é Light, Fast Food – é artificial e sem nenhuma profundidade*. 

Digo isso por experiência própria: As classes de Escolas Bíblicas passaram a ficar cada vez menos frequentadas e vazias. 

*Temos tempo para tudo, menos para a Causa do Senhor*. 

_Não estamos preocupados com as advertências do Senhor sobre a importância de conhecermos e praticarmos Sua Santa Palavra_. 

É tão serio que o Senhor adverte em Jeremias 23:29: _“Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?_”  

E Ele ainda nos exorta em Tiago 1:23: _“Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural”_

Que o Senhor tenha misericórdia de nós. 


Falar e Agir pelo Senhor II

*Falar e Agir pelo Senhor II* 

 _Certamente nós cristãos devemos ter os olhos voltados para o mundo que há de vir, novos céus e a nova terra - alegria eterna_ (II Pe 3:13-14). 

Jesus já nos preparou “um lugar” (Jo 14:1 à 4), mas para esse lugar ser nosso por direito, *precisamos amar ao Senhor Jesus acima de tudo e de todos, cuidar dos interesses de Deus e decidir negar a nós mesmos e tudo que este mundo pode oferecer (Hb 11:24 à 27)*. 

E satanás, nosso arqui- inimigo, trabalha com duas estratégias bem definidas: 

♢1°- _na vida das pessoas ele quer fazê-las incrédulas por todo o tempo, para que nunca venham a crer em Cristo como único e suficiente Salvador pessoal_ 

♢2° _Na vida dos cristãos, ele quer fazê-los fixar suas raízes nesse mundo, para que sejam conformados a suas regras, até que acabem por amá-lo (I Jo 2:15 à 17)_

Precisamos ter em mente que nessa segunda estratégia ele tem obtido êxito devido a sua eficácia e *alguns têm perdido a rota, ficando pelo caminho ou se envolvendo de forma demasiada com os "negócios dessa vida", como se isso tudo fosse normal e se esquecem que a eternidade um dia chegará; e prestaremos conta do que dizemos ter feito para o Senhor (I Co 3: 9 à 20)*

*Não basta fazermos as coisas para Deus, temos que ter a aprovação de Deus (II Sm 6:5-10)*. 

_Quando o nosso inimigo consegue atingir seu intento, ficamos como os incrédulos que simplesmente estudam, fazem cursos, trabalham, ganham dinheiro, viajam e “curtem a família” e acham tudo normal_    

*Precisamos encarar a Bíblia como o padrão de Deus para nos ajudar a ter o viver santo e feliz na Unção do Espírito Santo (Mt 22:29)*. 

Temos a intenção de partilhar o Espírito e a Vida que estão presentes na Palavra de Deus – certamente o Espírito Santo Estará conosco todos os dias. *Porque as coisas de Deus têm quer ser feitas com descaso?* 

_É hora de assumirmos um compromisso novo com o Senhor_. 

 *Penso que sem conhecimento e vivencia mais profundos da Palavra, nossa intimidade com Deus também se torna superficial*, _e pior, pragmática, onde a relação com Ele é apenas na base de trocas e interesses, vivendo uma teologia da retribuição, ou seja, o homem busca a Deus na esperança de receber algo da parte Dele em troca de algum propósito_ Paulo orienta o jovem pastor Timóteo dizendo: _“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 

E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros (II Tm 2:1-2)_. 

*Será que já recebemos muita graça da parte do Senhor e já temos condições de fortificar a muitos?* 


Paulo ministrava ensinamentos saudáveis e profundos, e quem os recebia devia ser fiel para passá-los adiante. 

*Na Igreja precisamos da Presença de Jesus e da Palavra de Deus; o Poder e a Palavra precisam caminhar juntos – em equilíbrio* 

_*Infelizmente, vivemos nos extremos – muito poder e nenhuma Palavra, ou muita Palavra e nenhum Poder*_. 

 Uma orientação pessoal que mudará nossas vidas: *"Quando, pelo Espírito invocarmos o nome do Senhor e a Sua Palavra passar a ser nosso alimento diário – cresceremos em vida aqui nesse mundo"*. 

Em João 6:63 o Senhor Jesus nos fala: _“O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida_”, por isso precisamos apender a viver nessas Palavras.

 _Quando estou ministrando em algum lugar, ou escrevendo essas meditações para postar nesse grupo me sinto útil ao Senhor_; *devemos ser fiel ao nosso chamado no Senhor e ouvir a Palavra de Deus a fim de praticá-la*; isso gerará fé em nossos corações,  "de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"(Rm 10:17) 

*A Palavra que ouvimos deve ser como o pão da vida a nos alimentar*. 

_Esse “pão” (Jesus) deve fazer parte de nossa constituição, de nossa vida (Jo 6:48, 57)_. 


Todos devemos ser capazes de falar e agir pelo Senhor. Sejam abençoados n`Ele.