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"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

sábado, 21 de abril de 2012

Alimento Bíblico Semanal 25: O Ministério do Apóstolo Paulo – Parte IV: A Graça é Superior a Lei – 1ª Parte


          Em Atos 15:11, categoricamente Pedro afirmou que judeus e gentios são salvos pela graça de Deus: “Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também”. Essa afirmativa do apóstolo fez com que toda a multidão presente ouvisse o relato de Paulo e Barnabé: “Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios (At 15:12). Paulo e Barnabé estavam confirmando as palavras de Pedro, mas os outros, nessa assembléia, não estavam confirmando o Evangelho da Graça que Cristo espalhou em detrimento ao pesado encargo da Lei. Vamos expressar em outras palavras o pensamento de Pedro, Paulo e Barnabé quanto à prática da Lei de Moisés: “Não devemos voltar para a Lei de Moises e também não podemos enviar pessoas às igrejas dos gentios para obrigá-los a circuncidar-se (ou a guardar o sábado)”. Se todos nessa assembléia pensassem assim isso teria rapidamente resolvido o problema, eliminado de uma vez por todas a perturbação causada pelos judaizantes que, nas igrejas dos gentios, obrigava-os a guardar a Lei de Moises e a circuncidar-se. Não vemos algo semelhante hoje, quanto à guarda do sábado para obter à salvação?
          Em Atos 15:13 à 21 encontramos o parecer de Tiago, onde ele também confirma as palavras de Pedro, expressando em At 15:19, o seguinte: “E Tiago continuou: - A minha opinião é esta: Eu acho que não devemos atrapalhar os não-judeus que estão se convertendo a Deus. Entretanto, ao nosso ver, ele deveria ter sido mais especifico advertindo os da seita dos fariseus que levantaram essa questão. Ele, como líder da igreja local, deveria ter dito: “Você estão proibidos de ensinar a guardar a Lei, pois Cristo já aboliu as suas ordenanças”. Se isso tivesse acontecido o problema estaria totalmente resolvido como veremos mais adiante.
          Tiago indica que a missão redentora de Cristo abrange tanto os judeus quanto aos gentios (At 15:16) e aponta algumas situações que ocorrerá no futuro próximo:
  • a)    O Tabernáculo de Davi que está caído (Am 9:5-15) refere-se a um remanescente de Israel que sobreviverá ao juízo divino e que viverão sob o governo do Messias;
  • b)    Haverá um dia em que a nação de Israel será restaurada à sua terra e abençoará todas as outras nações;
  • c)    Esse dia se refere ao Reino do Messias, quando o Senhor Jesus estará reinando sobre toda a terra, para demonstrar que o plano divino da salvação inclui a todos os salvos, inclusive os não-judeus, confirmando At 15:16 .
         Pedro já havia dado seu testemunho, dizendo como Deus o usou para abrir a porta da fé aos gentios, quando houve conversão na casa de Cornélio e o batismo no Espírito Santo. Paulo e Barnabé falaram de como o Senhor fez sinais e prodígio por meio deles entre os gentios e da salvação e conversão deles. A atitude correta de Tiago, líder da igreja em Jerusalém não deveria ter sido uma repreensão parcial, mas ele precisaria dizer que o necessário era apenas abrir a porta da fé para os gentios e não obrigá-los a guardar a Lei de Moises e a circuncisão. Se assim tivesse feito, o problema que levou Paulo e Barnabé a Jerusalém teria sido resolvido totalmente e Paulo não precisaria ter defendido sua autoridade apostólica como fez em Gálatas 1.
          Tiago parecia querer conciliar os dois grupos da igreja em Jerusalém. Não poderá há haver dois grupos na igreja. Apenas é necessário haver o grupo do Senhor. Por causa dessa facção na igreja foi que Paulo combateu o “outro evangelho” que estavam ensinando nas Igrejas da Galácia, exigindo a prática das ordenanças da Lei de Moises.
          Continuamos lendo em At 15:20-21 o que o líder da Igreja de Jerusalém continuou a dizer: “Penso que devemos escrever a eles uma carta, dizendo que não comam a carne de animais que foram oferecidos em sacrifício aos ídolos, que não pratiquem imoralidade sexual, que não comam a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado e que não comam sangue. Pois, desde os tempos antigos, a Lei de Moisés tem sido lida todos os sábados nas sinagogas, e as suas palavras são anunciadas em todas as cidades. O que quero enfatizar é que na sugestão de Tiago ele aborda quatro pontos, destes, três são característicos da Lei, o que nos mostra claramente que ele ainda vivia sob forte influência da Lei de Moises, devido ao seu forte passado no judaísmo:
  • 1.    Não comam da carne de animais que foram oferecidos em sacrifícios aos ídolos (Lei);
  • 2.    Não pratiquem imoralidade sexual;
  • 3.    Não comam carne de nenhum animal que foi estrangulado (Lei);
  • 4.    Não comam sangue (Lei);
          Quando cremos no Senhor Jesus todas as coisas já estão resolvidas. Por que, além de crer no Senhor, ainda devemos ter que cumprir todas as ordenanças da Lei? Isso inclui a guarda do sábado, ponto de muitas divergências entre os irmãos de hoje, parecendo com irmãos de Jerusalém. Quando nos convertemos somos levados a viver no Espírito e não nas ordenanças da Lei. Porque retroceder em querer viver sob a imposição da lei?
          Em Atos 15:22, vemos que Judas e Silas, homens notáveis entre os irmãos, foram escolhidos para acompanhar Paulo e Barnabé a levar a decisão tomada na Assembléia em Jerusalém. Porque será que Paulo e Silas precisaram de “fiscais”. Apenas para endossar o conteúdo decidido em reunião ou será que a Igreja em Jerusalém tinha outros objetos não declarados? Veremos isso em outro estudo.
          O próprio apóstolo Paulo, mais tarde, entregou essa carta com a decisão da Assembléia de Jerusalém às igrejas da Galácia no início de sua segunda viagem missionária (At 16:4).        
  •    Afirmativa-Chave:O necessário era apenas abrir a porta da fé para os gentios e não obrigá-los a guardar a Lei de Moises e a circuncisão.
  • Pergunta Padrão: Por que, além de crer no Senhor, ainda devemos ter que cumprir todas as ordenanças da Lei? Isso inclui a guarda do sábado!...

Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 21.04.2012 (20h06min)
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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Alimento Bíblico Semanal 24: O Ministério do Apóstolo Paulo – Parte III: Inicio de um Avivamento


          Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, ele liberou palavras que geraram vida e repreendeu duramente os erros e atitudes dos irmãos. No capítulo 5 dessa primeira carta Paulo começa escrever sobre um informe recebido de imoralidade e a recusa dos dirigentes da igreja local em disciplinar o culpado.
          O pecado exato cometido por esse membro da igreja de Corinto, não está claro no texto, mas o texto mostra que havia um envolvimento sexual do pecador, desse “cristão nominal” com sua madrasta. Isso mesmo, na igreja de Corinto havia de tudo, disputa por posições, por comida – até mesmo sexo ilícito entre parentes.  Que tragédia!...        
          Paulo declara que a igreja, sendo um povo santo que serve ao Deus Santo e Zeloso, não deve permitir nem tolerar imoralidade entre os seus membros. Podemos apresentar cinco razões para a igreja disciplinar um membro culpado, e essas razões também devem ser aplicadas nos dias de hoje:
  • a)    Para mostrar a permissividade da igreja (v.1). A igreja de Corinto estava vivendo sem regras, onde todos podem tudo. Paulo ficou horrorizado com a tolerância da igreja em permitir tal imoralidade em seu meio. Essa omissão é mais grave que o pecado da pessoa. Muitas igrejas na atualidade toleram e silenciam sobre a imoralidade entre seus membros; adultério, fornicação e intimidades no namoro não são reprovados – e a juventude vive no padrão do inferno. Alguns “líderes” até justificam tais intimidades, alegando compromisso mútuo e que ninguém compra um carro sem primeiro fazer “teste drive”. Não importa o que vão pensar de mim, eu não preciso ser reconhecido por ninguém, mas tenho falado abertamente, na minha classe de jovens na Escola Bíblica, à Luz da Bíblia, em nome de Cristo, sobre a prática do namoro imoral entre a juventude
  •  b)    Para evidenciar a presença do Espírito Santo (v.2). A reação normal de uma igreja que caminha na dimensão do Espírito, em caso de imoralidade, ou de qualquer outro pecado, deve ser uma reação de tristeza, de arrependimento e de necessidade de restauração. O conceito bíblico de santidade indica aversão ao pecado. Precisamos remover do nosso meio a iniqüidade. A imoralidade é só mais uma manifestação da presença do velho homem na igreja.
  • c)    Para o bem do culpado (v.5). A exclusão serve como um alerta e indica a necessidade de perdão e restauração;
  • d)    Para manter a pureza da igreja (v. 6 à 8). Tolerar a iniqüidade é rebaixar o padrão moral dos que estão em processo de santificação;
  • e)    Para superar o padrão do secularismo e mundanismo.  A igreja carnal de corinto estava vivendo em um padrão inferior aos mundanos e como ela poderia anunciar o evangelho sendo semelhante ao mundo em suas práticas?  
          No período em que Paulo censurou duramente a Igreja de Corinto, Tito, um de seus cooperadores, empreendeu uma viagem à região da Macedônia e Acaia e então chegou a Corinto. Paulo ficou aguardando o retorno desse seu cooperador na expectativa de saber qual foi a reação dos coríntios à sua primeira epístola. Ao que parece, em II Co 2:12-13, e 7:5, o apóstolo procurou por Tito de cidade em cidade, até encontrá-lo na Macedônia.
        Esse encontro possibilitou que Paulo fosse consolado por Deus, que conforta os abatidos (II Cor 7:6). Então com o consolo que recebera da parte de Deus, ele queria consolar os coríntios (II Cor 1:3-5). Em 11 capítulos dessa epistola, Paulo relata o quanto sofreu por essa igreja.
          Precisamos servir aos irmãos como dizemos servir ao Senhor Jesus e se fizermos alguma coisa errada, não devemos permanecer no erro. Busquemos a Luz do Senhor e nos arrependamos logo.
         Quando o arrependimento é genuíno, ela transforma a pessoa. Precisamos de arrependimento para que possa ocorrer o tão esperado avivamento em nossas vidas e igreja. O que temos presenciado hoje, no Brasil, são inícios de despertamento, mas o verdadeiro avivamento ainda está um pouco longe, enquanto for pregado tudo nos púlpitos, menos a Palavra de Deus. Somente um retorno à Palavra, à Oração e à Santidade de Deus garantem um verdadeiro avivamento.  Assim como o relato escrito do Avivamento de Gales levou o povo a orar em 1905, que também a verdadeira história do Avivamento Azusa em 1906, há muito tempo esquecida e incompreendida, atinja o mesmo propósito hoje: Corações famintos por Deus em todo lugar.
          Quando o Avivamento vier provocará na nação brasileira uma onda de arrependimento, caracterizado por cinco atitudes essenciais na vida do cristão:
1º.  Um cristão que ora;
2º.  Um cristão que estuda a Bíblia;
3º.  Um cristão que jejua;
4º.  Um cristão que vigia;
5º.  Um cristão que vive e anuncia o Evangelho.
          Orar para priorizar a importância de ter um momento a sós com Deus em comunhão com Ele e pedir a direção de Deus em tudo o que fizermos. Estudar a Bíblia para conhecer plenamente ao Senhor Jesus, Único, Maravilhoso, Incomparável. Nesse momento de dificuldade na vida de alguns filhos de Deus e da promessa de grande avivamento na Igreja de Jesus, devemos orar e jejuar pelos nossos líderes espirituais com a igreja primitiva fez pelos seus apóstolos (II Cor 6: 4 à 5). O jejum move o coração de Deus se for feito em conformidade com Sua Palavra. Vigiar para não dar ocasião nem ao mundo, nem a carne e nem ao diabo. Anunciar com ousadia a Palavra de Deus, conforme o apóstolo Paulo fazia, reconhecendo isso como uma obrigação, um dever (I Cor 9:16)
  •  Afirmativa-Chave: Está na hora de tomar uma atitude e buscar o avivamento.
  • Pergunta Padrão: Será que temos vivido nossos dias como uma sucessão de atividade mundanas? Precisamos semear a Palavra de Deus e anunciar o senhorio de Cristo que veio libertar os cativos e destruir as obras do diabo. Sejamos canais de libertação!

Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 16.04.2012 (05h35min)
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