Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Alimento Bíblico 44: “Como ser Pai/Mãe Espiritual”



          As pressões e dificuldades que passamos constantemente em nossas vidas são os instrumentos que o Senhor Deus utiliza para que assumamos responsabilidades e O glorifiquemos em nosso viver. Você faz parte de um grupo selecionado pelo Senhor Jesus, portanto, permita que Ele o instrua com a Sua Palavra e o influencie com Sua Vida para que você possa ser útil na edificação do Edifício de Deus aqui na Terra.
          A realidade oferecida pelo “sistema” é diametralmente oposta àquilo que o Senhor tem reservado para àqueles que O amam. Entretanto, encontramos muitos em nossas igrejas com as mais diversas dúvidas existenciais e também com diversos questionamentos acerca do Reino e da Vontade do Senhor. Nossa função, se quisermos ser pai/mãe espiritual é justamente expor essas crises e questionamentos ao crivo da Palavra de Deus e ao evangelho da Graça e do Reino ofertado por Jesus Cristo. Precisamos urgentemente combater o “evangelho light”, sem a Cruz de Cristo. Nesse falso evangelho, amplamente divulgado a centralidade do culto, no reino dos homens é a cura, prosperidade, sucesso, muito dinheiro, vida boa. Muito diferente do ensino da Palavra de Deus, que sempre focaliza JESUS CRISTO – O Homem que Venceu a Cruz e que foi o modelo de servo fiel e prudente.
          Nossa tarefa vai muito além do que gerar filhos carnais. Somos chamados para sermos pai/mãe espiritual, gerando filhos espirituais e sentindo “dores de parto” como o apóstolo Paulo sentia até Cristo ser formado, conforme registrado em Gálatas 4.19: “Filhinhos meus, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”.
     Quero apresentar algumas sugestões para que você consiga desempenhar essa sublime missão de ser pai/mãe espiritual:

  •  O projeto de Deus para seus filhos será executado no tempo de Deus. Mas você precisa orientá-lo à Luz da Palavra de Deus. O início começa em você, pai/mãe;

  • Ore todos os dias por seus filhos. Isso é fundamental;

  • Exorte seus filhos com amor, com moderação, desenvolvendo neles a consciência de que não precisam se conformar com “esse mundo”. Existe algo melhor do que os “manjares do rei”

  • Ensine como seu exemplo de vida, sujeito ao senhorio de Jesus; agindo com Cristo agiu;

  • Desenvolva um “modelo espiritual” centrado em Cristo em um ambiente familiar cristão, marcado pela presença constante do Espírito Santo;

  • Exerça o pastoreio mútuo em sua família para que seu filho aprenda a ouvir de discernir a voz de Deus e ser guiado pelo Espirito Santo;

       Na formação sólida e cristã de nossos filhos, precisamos desenvolver a mesma atitude de Manoá, pai de Sansão, quando seu filho nasceu “... qual será o modo de viver do menino e o seu serviço? Juízes 13:12”. Assim como os pais de Sansão, devemos permitir que Deus nos oriente na educação de nossos filhos. Não transfira essa responsabilidade para a escola secular ou para a igreja.
         Nossos filhos foram projetados por Deus para serem vasos de honra em Sua casa, por isso devemos criá-los na Presença de Deus, conforme está escrito em Efésios 6:4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.   Pai/mãe, seja dependente de Deus e descubra no Espírito, o chamado de Deus para seus filhos, desenvolvendo um relacionamento de intimidade com Deus.
        O sistema nos orienta a termos relacionamentos casuais e sermos vítimas das circunstâncias ao passo que a Palavra de Deus orienta a construirmos relacionamentos significativos e não tomarmos a forma desse mundo (Rm 12:1-3). Precisamos cuidar da herança que já obtemos do Senhor, nossos filhos, Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão” Salmo 127:3. Na contramão do sistema, nossas famílias precisam ser expressão do Reino de Deus – semelhante à Igreja de Jesus - ambiente de paz, justiça e alegria no Espírito Santo, manifestação da Grande Casa de Deus – Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” Rm 14:17.
        Igreja e família são representações do Eterno Projeto de Deus. A Igreja, assim como a família não é uma organização, mas um organismo. O casamento não deve ser celebrado com um “contrato”, mas como uma aliança. Existe uma poderosa verdade que precisa ser vivenciada pelos casais registrada em Mateus 18:20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Essa verdade vai muito além de sabermos que o Senhor está presente quando nos reunimos em Nome  dEle. Jesus quer está presente na primeira célula da sociedade - a família – que se inicia com dois, homem e mulher, depois virão os filhos. Quando começamos e permanecemos com e no Senhor, a certeza do sucesso é absoluta. Convide Jesus para fazer parte de seu casamento, permite que Ele seja o sacerdote de seu lar, apresente-O a seus filhos, da maneira que a Palavra O Revela.  Hebreus 10:21 endossa essa verdade: “tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus”, 
           A igreja precisa ser um espaço atraente para nós e nossos filhos – e não precisamos de nada mais – a não ser da Presença de Jesus. Alguns por falta de discernimento acreditam que Igreja atraente é aquela que tem um “bom som”, uma “boa música”, um local “bem aconchegante”, uma “bela estrutura”. Se esquecem que a Verdadeira Atração já está presente – A Presença de Jesus, se realmente nos reunirmos em Nome dEle. Ele não precisa de nada para atrair as pessoas. Quando o verdadeiro evangelho for vivenciado e Jesus Cristo for o alicerce de nossos lares - a Igreja desempenhara com êxito Sua função na restauração dos homens. Será um ambiente fundamentado no amor e na verdade. A justiça de Deus emanará de nossos púlpitos como correntes de águas cristalinas e irá varrer toda a imundícia que impede o agir do Espírito Santo. Jesus nos disse que atrairia todos a Ele: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo (Jo 12:32)”. 
        O mundo é um sistema que precisa ser vencido e não copiado como modelo. Muitos não percebem que quando permite a frieza, a indiferença, o materialismo, o desprezo, a independência, só estão copiando o estilo de vida normatizado no mundo. O nosso estilo de vida deve ser o mesmo estilo de vida de Jesus – que não se deixou influenciar pelo mundo ou pessoas. Ele venceu o mundo e nos deu claras instruções para vencê-lo também: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo Jo 16:33”. 
          Pai/mãe espiritual leva seus filhos a experiências profundas no Reino de Deus, ao Rio de Vida- fonte inesgotável de alegria. Devemos investir nessa terra visando acumular tesouros no céu. Um bom investimento é dedicar tempo para conhecer ao Senhor e prosseguir nesse conhecimento. Outro bom investimento, que determinará seu galardão no céu, é investir em pessoas; é gerar filhos espirituais.
          Que tempo você tem dedicado na presença do Senhor afim de conhecê-Lo mais e melhor? Esse tempo será fator primordial para que você vença o mundo e não no mundo.
          Quanto mais nos aproximarmos do que é eterno, mas nos afastaremos do que é temporal, do que é terreno. Kim, vocalista do Catedral já dizia em uma de suas músicas, Você, uma das minhas prediletas: “Quanto mais agente chega perto de Deus agente se conhece, agente se resolve mais”.

  • Afirmativa-Chave:  “Quanto mais agente chega perto de Deus agente se conhece, agente se resolve mais”.

  •  Pergunta Padrão:  Que tempo você tem dedicado na presença do Senhor afim de conhecê-Lo mais e melhor?


Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes5:23)
Itabuna-Bahia 11.12.2012 (09h44min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]
Siga-me no Twitter: http://twitter.com/Gilvan1973_BA