Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Palavra de Sabedoria 764

✝ Não Ofenda e não seja ofendido


Algumas vezes já ouvi a expressão perdoar é esquecer;  mas, isso não corresponde a verdade.

Perdoar é difícil, mas não é impossível com o Amor de Cristo derramado em nossos corações. 

Perdão é um tema recorrente e necessário na Igreja de Jesus. 

Jesus valorizou integralmente a questão do perdão em Mateus 6 quando estabeleceu os três pilares do verdadeiro relacionamento com Deus: Boas Obras, Oração e Jejum.

Por mais que tenhamos ensinado, ouvido e aprendido, nunca chegaremos ao ponto de não precisar dar atenção a questão do perdão em nossas vidas individual e coletiva.

O perdão é uma necessidade e uma prática constante na vida cristã devido a existência de ofensas e escândalos. Indo além da superficialidade *não devemos dar ou ser motivo de ofensa aos outros (Mt 18:6-7)

Viver livre de ofensas é muito mais que desejável, é pré requisito essencial para a Uniao do Corpo de Cristo. Essa é a posição e que nos garante a benção de Deus sobre nós como lemos no Salmo 133:"ali ordena o Senhor a sua benção".

Infelizmente há muita divisão entre nós e até ausência da Presença de Deus e a razão disso é a falta de perdão. Raizes de amargura que constantemente florescem em nosso meio afetam todo o Corpo de Cristo.

...

Continua


Gilvan, 18/11/2025*

Palavra de Sabedoria 763

✝ O Caminho da Luz por uma estrada solitária


Acontece às vezes, coisas que esperávamos jamais e foi assim no episódio que queremos destacar na conclusão dessa postagem.

"O próprio Jesus se aproximou e ia com eles" (Lucas 24:15)

Dois homens seguiam pela estrada de Emaús. Pensativos, sem perspectivas e talvez carregando o pesado fardo da dúvida e da incerteza, entristecidos pela morre de seu Senhor - com os olhos fechados.

De repente, um velho amigo na estrada que lhes aqueceu o coração. Um "Desconhecido" se dispõe a caminhar ao lado deles.

É um início de uma caminhada diferente, nunca jamais experimentada; a profunda conversa capaz de mudar o sentido se inicia.

Algo profundo é revelado que vai no fundo do coração; um "clarão de luz" ilumina a alma daqueles dois homens, um chamado Cléofas.

A conversa com o "Desconhecido" para eles, que logo mais iria se revelar, aquece aqueles "corações gelados" e eles nem querem deixa-Lo ir embora e O convida para entrar e partilhar de sua humilde mesa.

Jesus só entra quando é convidado!

E no partir do pão, os olhos se abrem e o coração queima de amor

Com o coração aquecido, com as Palavras de Vida e com o Partir do Pão não há mais motivo para tristeza - eles agora acham outra direção.

Jesus também que caminhar conosco na jornada da vida e Sua Maravilhosa Luz pode ilumunar nosso caminho de tristeza e aliviar o nosso sofrimento é pesado fardo.

O mesmo Jesus quer caminhar conosco, como andou na estrada de Emaus.

Meu amado irmão, não fique parado, não tenha medo da estrada da vida. Ainda que o caminho seja solitário faça-o com coragem, fé e determinação não tenha medo.

Se prepare para essa jornada e para o encontro com Jesus.

O próprio Jesus nunca nos deixará sozinho - Ele é o Caminho! E nos convida a Segui-Lo.

Se você se sente inseguro, não se perca na ilusão. Abra os olhos e ande junto com Jesus.

Tem alguém estendendo a mão pra você - Deus está estendendo a mão pra você.

Jesus já esteve em todos os lugares aonde nos manda ir. Ele abre uma trilha em todas as experiências que passamos e Ele conhece muito bem nossas limitações e os declives do caminho até com espinhos pontiagudos que nos apertam e até ferem 


Deus nos abençoe


Gilvan, 17/11/2025

Palavra de Sabedoria 762

✝ O Caminho da Luz por uma estrada solitária


A Eterna Palavra de Deus traz incontáveis e inesgotáveis ensinos espirituais.

Queremos compartilhar nessa postagem dois episódios com verdades espirituais para nossas vidas.

Vamos ao primeiro:

O livro de Rute nos conta uma historia e apresenta duas pessoas que buscaram refúgio sob as Asas de Deus (Rute 2:12).

Nesse relato, vemos Rute, uma mulher que amava a Deus, depositando sua confiança no Deus de Israel, comportamento aprendido com sua sogra, Noemi - mulher temente a Deus.

O passado de Rute apresentava o perfil de uma mulher criada em ambiente pagão das terras de Moabe, sem o conhecimento do Deus de Israel,mas que, em meio as catástrofes e perdas da vida, em um espaço de tempo encontrou o Caminho da Luz, entregando seu coração ao Único e Verdadeiro Deus - o Deus de Israel.

A proclamação de fé de Rute foi tão intensa que ela se envolve com o Verdadeiro Deus ao externar para sua desolada sogra Noemi o compromisso de lealdade (Rute 1:16-17):

"Aonde quer que fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus"

Outra figura importante  surge nesse relato - Boaz.

Boaz foi um homem que amava a Deus. 

Grande empresário naquela época, proprietário de terras e "parente distante de Rute" por parte do pai de seu falecido marido. 

Boaz servo de Deus, ao conhecer Rute, a abençoa com palavras profundas, por ela crer em Deus, e assim ele diz (Rute 2:12)

"Que o SENHOR a recompense por tudo o que você fez. Que o SENHOR, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa"

O Senhor é comparado a uma  “ave” que abriga seus filhotes sob suas asas (Salmo 36:7). As “asas do Senhor” representam proteção e segurança. Essa foi a metáfora que Boaz utilizou para a Rute, a mulher que confiou em Deus e buscou proteção em Suas Asas.

Perguntas para reflexão:

1) Você confia em Deus?

2) Depende totalmente dEle?

3) Você repousa sobre as asas amorosas de Deus?

Deus sempre irá nos proteger e nossa responsabilidade e confiar somente nele e descansar nas sombras de Suas Asas.

Vamos ao segundo episódio.

Continua


Gilvan, 12/11/2025

Palavra de Sabedoria 761

✝ Nao existe Super-Crente



Não somos capazes de manter a comunicação ininterrupta com o Senhor. Somos humanos e temos altos e baixos com erros que precisam ser corrigidos ao longo da caminhada. Mas não podemos perder de vista o compromisso de nosso relacionamento pessoal com Deus.

Nos momentos de dificuldades, a aridez da vida espiritual precisamos manter as disciplinas espirituais (oração e estudo da Palavra) e não perder o foco tendo total convicção que o Senhor continua sua Obra.

A verdadeira oração nasce da necessidade e da ausência de Deus quando reconhecemos o quanto precisamos dEle.

Nos "desertos" da vida, nos momentos de seca e aridez podemos experientar a "Chuva de Deus quando confiamos Nele.

A disciplina é o método pelo qual a vida espiritual é mantida nos bons e maus momentos.

O padrão eficaz e objetivo da espiritualidade genuína é a Bíblia, fora disso é "fogo de palha".

Na EBD sempre afirmamos a necessidade de lê a Bíblia em atitude de adoração. Isso elimina a pressa, pois "não devemos nos apressar em sair da Presença do Rei" (Eclesiastes 8:3).

Para garantir que o nosso momento de estudo bíblico não seja apressado priorizamos as primeiras horas da manhã, mas há servos que preferem momentos calmos da noite.

O importante não é a quantidade, mas a qualidade no desejo de encontrar Deus.

Atrelado a isso, a ausência de oração é a causa mais comum de aridez espirirual.

A vida cristã normal é composta pela fé em Deus em um relacionamento íntimo com o Senhor por meio de Jesus Cristo orando através do Espírito Santo.


O Senhor nos abençoe

Palavra de Sabedoria 760

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná


Em certa ocasião fez-se uma pesquisa em um Seminário Teológico e foi revelado que 92% dos alunos que se preparavam para o Ministério não tinham o costume de orar e ler a Bíblia regularmente.

Que pastores sem "poder" estavam sendo formados.

Queremos concluir esse post afirmando a necessidade de: 

✏️ Utilizar o tempo de forma estrategica. 

✏️ Se alimentar diriamente do mana, colocando tudo diante de Deus em oraçao.

Após se alimentar do mana, da Palavra de Deus, na Presença do Senhor, somos fortalecidos. 

Com forças renovadas, temos condições de orar por nós, pela nossa família, pela nossa igreja e ministérios e pelos mais diversos pedidos.

Se há muita dificuldade no decorrer do dia, devemos iniciá-lo adequadamente, colhendo o maná nas primeiras horas do dia.

Todo extremo é perigoso e devemos ter cuidado para "não queimar a vela de ambos os lados" (ou seja, para levantar-se cedo, é preciso dormir cedo).

Desfrutar da Graça e da comunhão com o Senhor logo cedo de manhã é um grande privilégio.

Estamos sendo convidados a se achegar diariamente ao Senhor e receber, a cada busca, um "pouco mais de graça sobre graça".

Vejamos um exemplo simples para um "crente" no "nível raso da maturidade espiritual": um dia tem 24 horas, passa-se em média 16 horas acordado. Dedicam-se apenas 5 minutos do dia ao de devocional. Das horas em que se fica a acordado restam 15 horas e 55 minutos para "gastar" com seus próprios projetos. Esse tempo disponível representa uma grandeza escalar 200 vezes maior que os 5 minutos dedicados a Deus e como resultado o mundo material predomina sobre o mundo espiritual e as "riquezas" matérias tão efêmeras passam a ser maior que as riquezas espirituais que são eternas.

Que cada um de nós reconheça as dificuldades nessa área e considere o assunto diante do Senhor, mantendo uma consciência sem culpa.


Deus nos abençoe


Gilvan, 03/11/2025.

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná

 ✝✝ Levantar-se cedo para não perder o maná 


Talvez você se pergunte: "que diferença fará se o horário de meu devocional for mais cedo ou mais tarde?"

Não somente muitos servos do Senhor, mas até mesmo o Senhor Jesus levantava cedo, como veremos.

Antes do amanhecer, Jesus já tinha a prática de oração e assim queremos ressignificar nossa prática na busca de valores espirituais.

Esses valores são resultados da:

1) Comunhão com Deus

A melhor hora do dia deve ser aplicada com o Senhor, na comunhão de Sua Presença com o espírito disponível "tocando em Deus". Assim lemos em Cantares 7:12: 

”Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; ali te darei o meu grande amor"

2) Louvar ao Senhor

Exaltar ao nosso Deus cantando os mais altos louvores em toda e qualquer circustância.

Essa é a prática: oração e Palavra, louvor e leitura da Bíblia, comunhão e adoração.

3) Se alimentar da provisão de Deus

Colhermos o nosso mana, essa é a nossa porção diária. O maná representa o próprio Cristo, nosso mantimento e suprimento - a Palavra de Deus da qual temos que nos alimentar diariamente.

O maná é o alimento no deserto que precisa ser colhido logo pela manhã

Levantar cedo implica em prioridade.

Vamos mencionar alguns exemplos de servos do Senhor que levantavam cedo:

a) Abraão (Gn 19:27; 21:14)

b) Jacó (Gn 28:18)

c) Moisés (Ex 8:20)

d) Josué (Js 3:1; 7:16)

e) Gideão (Jz 6:38)

f) Ana (I Sm 1:19)

g) Samuel (I Sm 15:12)

h) Davi (I Sm 17:20)

i) Jóv(Jó 1:15)

j) Os apóstolos (At 5:21)

l) Maria Madalena (Jo 20:1)

m) Jesus Cristo (Mc 1:35)

Continuavantar-se cedo para não perder o maná


Gilvan, 31/10/2025

Palavra de Sabedoria 758

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná


Um episódio na Bíblia sempre me deixou impressionado e as lições que extraímos daquele evento nos direciona até hoje: no deserto, o alimento enviado diariamente por Deus - o maná - tinha que ser colhido antes que o Sol nascesse (Ex 16:21).

Quando o Sol aquecia o dia, o maná derretia e desaparecia. Eis a grande lição para nós: para crescer espiritualmente e desfrutar da comunhão com o Senhor, é preciso buscar ao Senhor nas primeiras horas do dia. Isso corresponde a comer o maná diariamente, a dar prioridade ao alimento espiritual.

Se o povo de Israel se levantasse um pouco mais tarde, perderia o alimento.

Estamos experimentando "doença espiritual" em função de não priorizar o Reino de Deus. 

Na "atmosfera espiritual", acordar bem cedo, no momento em que o dia começa a amanhecer, é como se o Senhor estivesse buscado alguém para repartir, nas primeiras horas do dia, a provisão de alimento espiritual e comunhão aos Seus filhos.E quem se levantar tarde demais, poderá ficar sem ela.

Acredito que o "levantar-se cedo" influencia a vida espiritual. Não encontramos na Palavra de Deus, um guerreiro de oração ou alguém que tivesse intimidade com o Senhor que se levantasse tarde.

Além de ser um excelente disciplina para o nosso corpo físico, levantar-se cedo traz benefícios espirituais quando buscamos primeiramente o "culto maná", tendo em vista que a oração em outros horários do dia não pode ser comparada com a que é realizada nas primeiras horas do dia.Sempre devemos oferecer nosso melhor tempo a Deus e talvez não haja outro momento tão bom quanto ao amanhecer.

Infelizmente, o melhor as vezes está sendo oferecido a nós mesmos ou aos negócios desse mundo. Ha quem gaste o dia inteiro nos "negócios dessa vida" e depois, à noite, quando está o "pó da rabiola", morto de cansaço, quer orar e ler a Bíblia. Eis a razão para vidas cristãs deficientes.

Recomecemos que na Bíblia não ha uma ordem direta de Deus para levantar-mos cedo, temos diversos exemplos de servos de Deus que tinham o hábito de logo cedinho, de madrugada, buscar ao Senhor.

Continua


Gilvan, 29/10/2025

✝ Obstáculos para a Vida Devocional

 ✝ Obstáculos para a Vida Devocional


Se você chegar tarde ...

Ao colégio, perde o primeiro horário...

Ao cinema, perde a sessão...

Ao aeroporto, perde o voo...

Ao ponto, perde o ônibus...

Ao médico, perde a consulta...

O que lhe faz pensar que não perde nada quando chega atrasado...

ao culto, 

a Escola Bíblica

as reuniões de pequeno grupo

ou não tiver o seu a sós com Deus?

Só estaremos levando a vida espiritual a sério se, e somente se, reservarmos algum tempo para estarmos a sós com Deus, ouvindo-O falar e falando com Ele.

Tenha um compromisso inadiável com Deus no horário que você marcou com Ele. Estabeleça prioridade e passe tempo sozinho com o Senhor de forma expontânea.

Só há desenvolvimento na vida de oração quando há um relacionamento de compromisso e fidelidade de nossa parte.

✅ Orar é tarefa dificil

Separar um tempo e um horario especifico para orar representa 50% da nossa luta. Os outros 50% é saber como utilizar o tempo com qualidade para realmente permanecer na Presença do Rei - o Unico cuja Palavra tem poder.

Três chaves no mundo espiritual não surgem naturalmente: a intimidade com Deus, a oração e a adoração.

Todos nós temos capacidade de buscar a Deus, mas a maneira e intensidade são diferentes. Em uma linguagem bem simples, a graça nós possibilita progresso, mas somos nós quem limitamos se será do zero ao infinito.

Não há uma receita universal ou um padrão a ser reproduzido, mas o aprendizado é prezeroso e durará toda nossa vida.

✅ Tenha paciencia e perseverança

Estamos acostumados com rapidez e eficiência e temos pressa para tudo; não queremos esperar. Mas a relação com Deus é em outro patamar e está em outro nível; não há rotas alternativas.

Alterando nossa configuração, temos que aceitar que não existe necessariamente proporção entre esforço e resultado. 

Não pare de orar!...

Nesses dias estressantes que vivemos, de buscas desenfreadas por dinheiro, fama e poder, o Espírito quer nos conduzir a outra realidade, onde os valores são diferentes e a riquezas, eternas.

Uma nova vida nos é oferecida gratuitamente, mas para desfrutar dessa vida, é necessário disciplina e prioridade; buscar as coisas do Reino em primeiro lugar. Assim, estaremos juntos no Reino.


Que haja vida e crescimento.


Deus nos abençoe.


Gilvan, 13/10/2025

Palavra de Sabedoria 756

✝ Obstáculos para a Vida Devocional


O Senhor Jesus, quando esteve aqui na Terra, deixou evidente a integralização do nosso ser, através da prática da oração e do estudo da Palavra. Não é apenas uma questão de anular o nosso "eu", mas de mudar o coração, de mudar o foco buscando primeiro o Reino e viver a Vida do Espírito.

Essa integralidade definida só ocorre com a prática de nosso devocional diário constante e sistemático.

Um dos fatores que impede essa prática é exatamente o nosso estado de ocupação constante, buscando outras coisas e deixando o Reino de Deus em segundo plano.

Todo esforço que fizermos não pode produzir nada da Vida de Deus em nós; tudo é graça.

A disciplina de vida devocional é uma resposta de gratidão ao que o Senhor fez por nós: Ele providenciou tudo para nós e deseja que desfrutemos disso.

Queremos agora indicar algumas orientações bíblicas que são importantes e necessárias para nos ajudar na disciplina de dedicar tempo para Deus e conhecê-Lo na intimidade.

✅ Um tempo e um lugar

Jesus nos orientou que o devocional começa com um lugar e um tempo destinado apenas para Deus. Assim está registrado em Mateus 6:6 "Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".

Barulhos exteriores não devem interferir no nosso a sós com Deus.

Alguns encontram dificuldades em ficar sozinhos, pois quando se afastam das distrações exteriores, "barulhos interiores" se manifestam com toda intensidade.

Continua


Gilvan, 06/10/2025

Palavra de Sabedoria 755

 ✝ Obstáculos para a Vida Devocional


A resposta para o chamado pessoal para a vida de oração e estudo das Escrituras é o tempo que intencionalmente separarmos para Deus.

Nossa prioridade absoluta deve ser ter amizade e comunhão com Deus.

Um dos primeiros obstáculos tem haver tanto com a qualidade de nosso devocional, quanto de nosso comportamento na comunidade de fé na qual estamos inseridos.

O culto congregacional é o resultado de nosso tempo individual e pessoal diante de Deus.

A vida devocional requer dedicação, disciplina, disponibilidade para encontros intencionais e prontidão para o aprendizado diário e constante.

Quando pouco nos relacionamos com o Senhor, negligenciando a pratica da oracao e leitura/estudo da Palavra nossa alma fica como "terra sem chuva". Essa é a razão da estagnação de muitos.

Diametralmente oposto a isso quanto mais nos aproximamos de Deus, mais queremos nos aproximar. Quanto mais oramos mais queremos orar.

É o Senhor quem desperta em nós o desejo de busca-Lo. Assim, a vida devocional é uma graça recebida e uma disciplina a ser desenvolvida.

É um processo lento, gradual com etapas de um aprendizado que dura toda uma vida; não há uma receita, mas é uma experiência pessoal, transformadora e decisiva.

Sempre falamos que todos nós temos muitas atividades cotidianas, mas tudo é questão de prioridade, pois a vida devocional pode e deve ser experimentada no meio do nosso cotidiano do aqui e agora.

Todos temos muitas ocupações, mas a preocupação com essas ocupações são escravizantes.

Imaginemos uma pessoa com a capacidade de mobilidade adormecida, sem preparo físico, mas, com o devido treinamento, essa capacidade pode ser despertada. Eu não conseguiria caminhar 20 km hoje, mas, com treinamento diário isso seria possível. Dessa forma, o Senhor Deus colocou no homem uma capacidade de relacionamento com ele que precisa ser treinada (Rm 8:15; Gl 4:6).

Continua


Gilvan, 29/09/2025

Palavra de Sabedoria 754

✝ Os Dias de Hoje e o Agir do Espírito Santo


Para termos relacionamento com Deus não basta frequentar os cultos na igreja, participar de um ministério ou apenas ser ofertante e dizimista; é preciso uma mudança radical na mente e no comportamento e não continuar na busca desenfreada por dinheiro, prazeres ou diversão ao longo da semana.

Em nenhum lugar da Bíblia vejo Jesus nos orientando a deixar nossas atividades seculares ou nos isolarmos de tudo e de todos, mas Ele deseja que nossa vida esteja centrada nEle; essa é a mudança de coração.

Precisamos priorizar a manutenção de um espaço e de tempo exclusivo para Deus em nossa rotina diária

A atividade mais importante de nossa vida não está relacionada a higiene diária, a alimentação diária, trabalho, escola, faculdade, ocupações ou ao laser, mas em preparar o espírito para ouvir a voz de Deus; essa deve ser nossa prioridade.

O que faz o povo de Deus prosperar?

Qual o segredo dos grandes heróis da fé?

A fonte de sucesso de todos eles era, com certeza absoluta,  aplicar tempo na Presença do Senhor em oração e meditação na Palavra.

Apenas para ilustrar essa verdade, pensemos em Daniel. Um jovem totalmente envolvido nos negocios de Deus. Tão ocupado com as atividades administrativas que  ele exercia sendo primeiro ministro do grande império babilônico. 

Ele estava longe de sua família, longe de sua terra natal, longe do templo. Ainda assim, ele tinha o seu devocional diário, tinha relacionamento e intimidade com Deus ; seu momento particular e inegociável com com o Senhor. Três momentos de comunhão com Deus por dia (Daniel 6:10): esse é o segredo

Jesus, mesmo sem precisar dessa disciplina diária, nos deixou o exemplo de linha direta com Deus. Assim lemos em Marcos 1:35: ”…na escuridão da madrugada, levantou-se, saiu para um lugar deserto e ali orava”.

É inaceitável tentar viver a vida cristã sem contato diário com Deus. Mas tão humano e normal, pensarmos que podemos viver bem com nossos próprios recursos, experiências, sabedoria e estratégias. Mas, quando as coisas saem do controle, aí encontramos tempo para orar e clamar por socorro. “Vivemos como se Deus não existisse".

A estratégia para mudar essa situação é: levantar um altar diário de comunhão com Deus.

Queremos concluir esse post deixando seis perguntas reflexivas:

✅Quais são os seus planos para esses dias que se seguem?

✅Quais são os seus temores, ansiedade e medo?

✅Quais são suas expectativas?

✅Você está no Centro da Vontade de Deus?

✅Você consegue ouvir a Voz de Deus?

✅Você obedece a Voz de Deus?


Deus nos abençoe hoje e sempre.


Palavra de Sabedoria 753

✝ Os Dias de Hoje e o Agir do Espírito Santo


Estamos experimentando o cumprimento profético das Palavras de Jesus e os eventos finais dos últimos dias surgem na religião, economia, politica, e temos presenciado o acelerado cumprimento da Palavra Profética.

Tanta evolução tecnológica! E quais atitudes devemos ter diante de tantos avanços?

A IA (Inteligência artificial) é uma realidade espantosa. 

Hoje, as IAs escrevem códigos, criam imagens e simulam diálogos quase humanos. Não podemos negar  há riscos como armas autônomas, criação de crones e desinformação em massa. 

A linha entre ficção e realidade nunca esteve tão tênue e nossa geração é testemunha de exponencial avanço tecnológico.

“Tempestades”  se aproximam de nosso Brasil e de todo o mundo e o “ministério da iniquidade” está trabalhando em todos os aspectos. 

Não estou fazendo falso alarme e nem sendo sensacionalista, mas a situação tende a se agravar, e somente aqueles que estiverem firmes em Jesus conseguirão discernir os tempos e estações e permanecer inabalável.

Todas as profecias bíblicas se cumprirão no Tempo de Deus e tudo o que Jesus disse, se cumprirá (Mateus 24:35).

Não podemos deixar de buscar a Deus em todo tempo e em todo lugar. Me recordo do patriarca Abraão, que nas suas peregrinações não tinha cidade permanente e nem fixava raizes, e  onde acampava, buscava não perder a comunhão com o Altíssimo e para isso, edificava altares

Ouvir e obedecer a Voz de Deus nos habilita a suportar firme os momentos difíceis que virão no princípio das dores nesses dias que estamos vivendo.

Por mais que nossa vida seja uma correria só, não é impossível desenvolver uma vida espiritual de qualidade, dê compromisso com Deus. E também não necessariamente precisamos nos retirar dos grandes centros urbanos para lugares quietos do interior ou isolados ou parar de estudar ou trabalhar secularmente. Em meio às nossas atividades diárias, podemos nos dedicar sistematicamente à disciplina do estudo da Bíblia, a orarão e o jejum.

Continua


Gilvan, 24/09/2025

Palavra de Sabedoria 752

✝ Perguntas Reflexivas


Deus é uma Pessoa Real e, como Pessoa, Ele busca cultivar relacionamento com os homens.

✏️O que você faz entristece ou alegra o Espírito Santo de Deus?

✏️Seu coração está preparado para buscar intimidade com Jesus?

✏️O que fazer para ter comunhao com Deus?

É muito difícil, mas não é impossível, manter comunhão ininterrupta com Deus. 

Todos nós temos altos e baixos; temos acertos mas cometemos muitos erros e precisamos fazer ajustes ao longo da trajetória.

Uma relação pessoal de amizade com Jesus não é uma forma a se reproduzida em série e cada pessoa precisa desenvolver seu próprio ritmo, intensidade e padrão ao conforme sugere a Palavra de Deus.

Não há fórmulas ou receitas humanas, mas a  Palavra de Deus nos dá várias sugestões, modelos e aspectos práticos para o devocional cristão

✏️Você tem um local específico para se encontrar com Deus?

✏️Você sempre está ocupado com sua própria agenda e demandas seculares?

Quem busca intimidade com o Senhor começará a perceber várias interferências internas e externas.

Vamos nos entregar nas Mãos do Pai e mergulhar na realidade espiritual saindo da superficialidade e indo mais e mais fundo.

✏️Jesus Cristo é real para você?

✏️Você conhece a verdade?

✏️Você já teve um encontro real com Jesus?

✏️Você faz devocional diariamente?

Não basta apenas "entrar e fechar a porta" fisicamente. Falta entrar no mundo interior, no lugar secreto do coração e fechar a porta para as interferências, turbulências, pensamentos, distrações e inquietações.

Sempre gosto de afirmar que buscar intimidade com o Senhor é um tempo de abandono (pecados e práticas) e entrega (total e incondicional ao Senhor)

✏️Você é amigo de Jesus?

✏️Voce tem encontros regulares com Jesus?

Em minha prática secular, constantemente tenho encontros com muitas pessoas, mas posso dizer que conheço poucas na essência. 

É preciso viver com alguém para conhecê-la . Eu conheço minha esposa e meus filhos. E para se tornar amigo, leva tempo.

✏️Você separa tempo de qualidade para Jesus?

✏️Você anda com Deus?

Jesus quer ter comunhão com você! Relacione-se com ele constantemente.

 

Deus nos abençoe


Gilvan, 23/09/2025 

Palavra de Sabedoria 751

✝ Um coração desviado


O coração desviado não reconhece a necessidade de arrependimento e se fecha ao Agir transformandor do Espírito.

É o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. A Obra do Espírito é bem ampla: além de mostrar nossas falhas, Ele aponta o padrão perfeito da justiça em Cristo.

No Tribunal de Cristo o crente pode receber galardão ou sofrer perda. Assim está registrado: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2 Coríntios 5:10).

Todos os dias devemos fazer a oração registrada no Salmo 139:23-24: Sonda-me, ó Deus,

e conhece o meu coração;

prova-me e conhece as minhas inquietações.Vê se em minha conduta algo te ofende

e dirige-me pelo caminho eterno.

O afastamento de Deus produz frieza e indiferença e nossa    consciência é abafada (I Ts 5:19).

"Sonda-me Senhor é um pedido pessoal e não devemos nos preocupar com as falhas dos outros. Mas, é muito comum para aqueles que se consideram "espirituais" apontar as falhas dos outros e esquecer das suas.

Nossas orações não são ouvidas quando vivemos na prática do pecado (Salmo 66:18). 

O homem é totalmente incapaz de vasculhar o próprio coração; nossa mente apenas racionaliza o pecado. Somente quando o coração é sondado e vasculhado pelo Espírito Santo que o pecado é exterminado pela Luz.

Deus conhece nossa mente e coração, pois assim como o homem pensa no coração, assim ele é.

Deus nunca deixará um coração sedento por Ele sem resposta.

Qualquer coisa que ofende ou entristece o Espírito Santo de Deus é um obstáculo e impede o avivamento que está por vir.


Deus nos abençoe


Gilvan, 22 de setembro de 2025.

Palavra de Sabedoria 750

✝ Um coração desviado


Deus quer fazer algo novo, mas há um obstáculo comum nas nossas igrejas: o crente  que não aceita mudanças.

Ele possui algo de Deus que há muito se apagou. A chama do Espírito precisa ser acendida novamente. Ele agora está cheio de suas próprias convicções, seus próprios planos, estratégias e fica irritado quando não é reconhecido ou valorizado.

Esse tipo de crente gosta de se envolver em tudo, mas normalmente critica pregações que poderiam mudar seu modo de agir e de pensar; ele é preconceituoso e resistente.

Não é novidade perceber nesse crente a necessidade de tratamento, pois ele traz consigo inimizades e amarguras. Sua mente está focada em situações desagradáveis que estão no passado, mas para ele está no presente.

A mente é um "campo fértil" que precisa ser protegida com o capacete da salvação. Mas nesse campo, para o crente com o coração desviado, o inimigo trabalha com o engano. Isso se envidencia quando se começa a tolerar doutrinas estranhas à Palavra.

A pessoa com o coração desviado tem o entendimento cauterizado e sempre acha que está certa.Mas o Senhor poderá reverter a situação quando a pessoa enxerga sua verdadeira condição.


Continua


Gilvan, 29/08/2025

Palavra de Sabedoria 749

✝ Uma séria advertência


Não permita que seu "cora

ção desviado" ignore os alertas do Espírito Santo.

O Senhor sempre nos dá alertas é precisamos ser cautelosos. Não é difícil saber quando estamos entristecendo o Espírito Santo.

Não demorou muito para eu saber o que agrada ou não minha esposa é sempre queremos agradar a quem amamos. Porque seria diferente com o Espírito Santo?

Quando alguém ama ao Senhor saberá o que Lhe agrada e procurará fazer tudo para agrada-Lo.

Evite tudo aquilo que entristece ao Senhor; cuidado com o pecado de estimação!

Há duas atitude comuns que certamente entristece o Espírito Santo: 

✅ *falar demais* (Provérbios 10:19).

Quem fala demais invariavelmente:

✏️fala mal dos outros;

✏️produz diálogos fútil ou imoral (Ef 5:3)

✏️quer a atenção para si mesmo, isso implica em vaidade e orgulho 

✅ criticar tudo e todos

Essa é uma disposição de culpar e condenar; fazer comentários desnecessários achando defeito em tudo.

Esse estado crítico é totalmente oposto ao coração igual ao de Jesus que cantamos em nossos cânticos.

Se esse espirito crítico faz parte de sua prática, pode ter certeza que esse é um coração desviado.


Senhor Jesus, tenha misericórdia de nós 


Gilvan, 25/08/2025

Palavra de Sabedoria 748

✝ Uma séria advertência


Conheço pessoas que estao afastadas de Deus, da comunhao com os santos, mas declaram que esta tudo bem. Elas podem ate orar, pregar, cantar no coral e fazem isso por status, posicoes ou para aquietar seus proprios temores, achando que nao prestarao conta do que sao e do que fazem para Deus sem Deus.

Esse ativismo tem destruído a vida normal da Igreja, fazer as coisas para Deus nao significa ter a aprovação de Deus (lembrem-se do ocorrido com Uzá registrada em 2 Sm 6:7).

Não há problema em querer servir ao Senhor em mais de um ministério, o problema começa a aparecer quando se está envolvido em muitas coisas, "muitos afazeres" e não se consegue parar para avaliar e investigar  o estado espiritual em que se encontra.

Qual tipo de sal estou sendo? Será que estou ficando insípido? Não quero continuar seguindo a vida sem identificar áreas onde tenho entristecido o Espírito Santo que sempre quer me conduzir de volta a Presença de Deus.

Não considere nada insignificante em sua vida; tudo tem consequências. Talvez você esteja "vivendo de aparência" e seremos  confrontados nas áreas que mais somos confiantes; muito cuidado com a o agir da carne, a influência do sistema secular e os dardos do diabo.

O processo de afastamento começa na mente, no mais íntimo momento nosso.

A igreja de Éfeso era uma "igreja modelo" (Apocalipse 2:1-5); reuniões abençoadas, discernimento, dons; uma igreja estruturada, todavia Jesus disse: "tenho porém contra ti".

Não era nada relacionado a conduta exterior, mas era algo muito mais sério: o coração estava afastado de Jesus; haviam deixado seu primeiro amor.

Meu querido irmão, irmã , há alguma possibilidade de você está nessa condição? 

Continua


Gilvan, 18/08/2025

Palavra de Sabedoria 747

✝ Uma séria advertência


Em Seu Ministério Terreno, Jesus proferiu um sermão onde nos chamou de "bem-aventurados".  Esse elogio só tem validade quando obedecemos as ordenanças do Reino. 

Logo após a sequência de "bem-aventuranças", o Senhor nos faz uma séria advertência, e nela queremos nos deter.

Assim lemos em Mateus 5:13 ...se o sal vier a ser insípido como lhe restaurará o sabor? Para nada mais presta.

Jesus não disse se o "sal deixar de ser sal", ou se virar outro produto químico.

O sal continua sendo sal, com a mesma aparência, mas sem qualidade, e ainda assim, continua sendo "usado para temperar", mas perdeu sua essência, nada mais conserva. Infelizmente, esse sal perdeu suas propriedades de preservação, purificação e sabor. E para que servirá então?

Esse é o perfil de muitos “religiosos” hoje na igreja; pessoas que são religiosas no exterior, que ostentam santidade, que vivem de aparência, mas no fundo "perderam a essência".

Nao são exemplos; não são capazes de influenciar e não tem convicção naquilo que acreditam, não sabem ou não têm propriedade para falar do Deus que dizem conhecer.

Puro farisaísmo…

O sal está ficando insípido, quando nos acostumamos com “pecados de estimação”, modismo ou religiosidade. E assim não "gera sede" nas pessoas e não "preserva o ambiente e valores". Alguns crentes a que Jesus se referiu nessa afirmativa, talvez até não consigam identificar o momento exato em que perderam suas qualidades. Quando sabemos onde começamos a cair é um bom momento para começar a se arrepender. Mas, infelizmente, quase sempre ocorre um “esfriamento de coração” de forma imperceptível, pedemos o desejo de orar e de estudar a Bíblia ou de ir para as reuniões dos santos (cultos) e assim como Sansão, não percebemos que o Espirito já nos deixou: "...Sairei como antes e me livrarei. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado" (Juízes 16:20).

Que grande tragedia quando alguém vai se afastando de pouco a pouco e não percebe. 

Continua


Gilvan, 13/08/2025

Palavra de Sabedoria 746

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Lázaro estava morto em Betânia. Muitos também estão “mortos espiritualmente” na igreja.

Quando a "morte espiritual" alcança alguém o crescimento cessa, ainda que não se perceba de imediato. 

Quando desistimos de buscar a santificação, quando desistimos de "subir o rio", começamos a ser carregado "rio abaixo".

O afastamento de Deus começa no coração.

A morte havia parado Lázaro e nós, que estamos vivos, corremos um grande perigo de parar de avançar e acomodar-se com o que já alcançamos.

Em seguida, Jesus ordenou nominalmente: Lázaro, vem para fora!. E ele veio, ainda amarrado com ataduras e com várias camadas de panos e perfumes usados para o sepultamento. Ele voltou a viver, mas ainda estava amarrado.

Que lição profunda!...

Essa é a realidade da maioria dos cristãos: vivos, mas amarrados.

Jesus não deixou Lázaro nessa condição. Ele ordenou: Desatai-o, e deixe-o ir!.

Deus quer nos tirar de tudo aquilo que nos prende, que nos amarra e quer nos libertar.

Uma pessoa que constantemente ouve a Voz do Senhor, que cresce espiritualmente é como um garoto em crescimento - "está sempre maior que as roupas antigas". A cada dia, recebemos novo entendimento da Palavra, nova compreensão das verdades eternas.

Antes de sermos "desatados", "desamarrados" éramos prisioneiros. Escravizados pelo pecado, pela culpa, pela amargura, pela impureza moral com hábitos que por nós mesmos não conseguíamos eliminar. Mas um dia, Jesus Cristo veio para desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8) e desamarrou as cadeias do pecado.

No sacrificio perfeito de Jesus Cristo, ficamos eternamente livres; há um poder que habita em nós e que nos habilita a vencer tudo - o Poder do Espírito Santo.

Lázaro recebeu a vida e depois morreu novamente; isso lhe conferiu vitória parcial sobre a morte, pois ela o alcançou novamente, mas, em Jesus temos a vida eterna.

O mundo está perdido e os impactos do verdadeiro avivamento atraem os pecadores a Jesus.

Uma igreja avivada tem haver com o Poder Sobrenatural do Alto. Nós, cheios desse Poder, podemos vencer a oposição do mundo, da carne e do diabo e contornar todos os obstáculos.


Deus nos abençoe


Gilvan, 06/08/2025

Palavra de Sabedoria 745

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Temos observado uma tendencia em se acomodar ao padrão mundano e uma tolerancia ao pecado; aquilo que deveria ser casual a acidental passa a ser rotineiro e constante. A máxima é falsa: tudo eu posso sem me envolver.

O avivamento nos impoe a necessidade que vejamos a nós mesmos como realmente somos e que enxerguemos nossos pecados como Deus os enxerga: algo impuro e que deve ser rejeitado.

✏️ alegria renovada:

Na atual situação, na condição empobrecida da igreja, cheia de tudo, mas vazia de Deus, encontra-se alegria nas circunstâncias, programas, entretenimento, ativismo e elementos que favorecem a carne.Entretanto, a alegria verdadeira não depende de nada disso. Ela é encontrada somente na Presença de Deus, através de Jesus.

Na medida que nos esvaziamos do pecado e nos enchemos do Espirito a alegria do Senhor passa a ser a nossas força.

✏️ Amor por todos

Quem muito é perdoado, ama muito (Lc 7:47). Quando reconhecemos a dimensão de nosso pecado e a extensão do Amor de Deus em nos perdoar, não teremos dificuldades em amar os outros

Amar os irmãos é consequência natural do Amor de Deus. Uma igreja que experimenta o Avivamento, a a amargura, ira, fofoca, ressentimento, críticas e toda espécie de conflitos são substituídos pelo verdadeiro amor, que lança fora o medo.

Queremos  concluir esse post mostrando o quadro do verdadeiro avivamento através da experiência de morre e ressureição de Lázaro, registrada no capítulo 11 de João.

Continua


Gilvan, 04/08/2025

Palavra de Sabedoria 744

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


0 genuíno avivamento produz resultados que renovam o povo de Deus.

Vamos citar alguns:

✏️ Retorno ao primeiro amor:

Amar a Deus acima de tudo e de todos é o maior de todos os mandamentos e o maior pecado é ama-Lo menos que qualquer coisa (Mt 22:37).

As vezes estamos empolgados, somos diligentes nas atividades da igreja, temos zelo pela doutrina, buscamos nos separar de coisas mundanas, mas deixamos o primeiro amor (Ap 2:4).

Somos exortados a nos lembrarmos de onde caímos, nos arrependermos, antes de sermos "considerados inúteis" e perdermos o nosso brilho que vem do Espírito.

✏️ aversao ao pecado:

Quando chegarmos mais perto de Deus, mais nos conheceremos: nos enxergaremos como realmente somos e passaremos a detestar tudo aquilo que entristece o Espírito. No face a face com Deus toda falsidade é desmascarada.

Lembramos do profeta Isaías. Um homem escolhido por Deus e que tinha uma mensagem de juízo e muito dura para com os outros. Mas,quando ele olhou para si mesmo, naquele profundo e transformador encontro de Isaías 6, ele se viu totalmente impuro, indigno e desesperadamente necessitado de ser purificado no altar do Senhor.

Ficamos tristes e decepcionados quando percebemos que hoje em dia, em nossas igrejas, parece haver pouco temor de Deus e total irreverência a Sua Santidade. Poucos de nós, e eu me incluo nessa lista, podemos honestamente dizer que odiamos o mal e apegamos-nos ao bem (Rm 12:9).

...

Continua


Gilvan, 29/07/2025

Palavra de Sabedoria 743

 Palavra de Sabedoria 743


✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Buscar trazer a memoria a manifestação do Poder de Deus no passado nos motiva a busca-Lo agora, no presente. Assim, no Salmo 85, vemos o salmista expressar que o Senhor pode fazer todas as coisas e ainda ha reflexão sobre a liberdade, o perdão e a comunhão restaurada.

Vamos na contramão da versão acomodada do avivamento em busca do Poder da Manifestação de Deus.

Somos nós, a Igreja de Jesus, que precisamos de avivamento, trazendo de volta a Vida de Deus. Os perdidos e "mortos" não tem vida espiritual, não tem avivamento; eles precisam de regeneração.

Antes que a Igreja possa alcançar o mundo perdido e necessitado, ela precisa ser:

⛩️ Cheia do Espírito Santo;

✅Reavivada;

✅Purificada;

✅Esvaziada do pecado;

✅restaurada;

Infelizmente, em nossa atual situação, não temos condições de atrair pecadores a Jesus; talvez consigamos atrair espectadores, mas vazios de salvação.

A correção deve começar na Casa de Deus (I Pedro 4:17), o pecado deve começar a ser tratado pelo "santuário de Deus (Ezequiel 9:6).

O avivamento é para todos nós, povo de Deus.

Não há limites para o Agir de Deus e não queira participar do avivamento que está por vir como simples expectador!

Perceber nossa própria necessidade é o primeiro passo para um genuíno avivamento.

E na nossa atual realidade, quais seriam as evidências e os resultados de um verdadeiro avivamento?


continua


Gilvan, 21/07/2025

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor

 ✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


No Velho Testamento encontramos diversas ocasiões em que o Senhor Deus revertia o juízo de guerras, invasão e cativeiro quando encontrava alguém que estivesse na brecha diante dEle (Ezequiel 22:30).

O juízo sempre surge por causa do pecado e da rebelião do homem, mas Deus, em sua compaixão, busca um homem que faça diferença; orar por alguém ou por algo, faz toda diferença e amar a todos é o sentido do viver.

O Vale de ossos secos, representado em Ezequiel 37, diz que o Senhor enviará o Seu Espirito e Israel irá reviver e ser restituído a sua terra natal (Ez 37:11).Ainda nessa profecia, para os dias atuais, pelo Poder do Espírito, quando nos juntamos, revivemos como um poderoso exército.

Nenhum esforço humano, na força da carne, coopera com Deus. 

Ninguém pode produzir um avivamento; ele é uma ação sobrenatural que ocorre através do fluir do Espírito Santo. Ainda assim, podemos orar por um avivamento, nos arrependermos e chorarmos por ele até que o Mover de Deus, através do Espírito aconteça.

Nos avivamentos que a Palavra de Deus nos apresenta, sempre o Espírito Santo traz profunda convicção de pecados buscando purificação espiritual em nossa vida com a Presença e a Glória sao manifestas.

Quando Deus,por Sua Bondade e Misericórdia, libera o avivamento, pecadores são convencidos da Santitade de Deus e o retorno ao primeiro amor é inevitável.

Como resultado direto do avivamento, há as seguintes evidências:

✏️ A prioridade sempre será exclusivamente Deus e o Seu Reino;

✏️ Todas as nossas motivações e realizações estarão a serviço de Deus;

✏️ Tudo o que fizermos será para a Glória de Deus;

✏️ Haverá alegria no nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo;

✏️ Os conflitos na igreja são resolvidos à luz do Evangelho devido ao quebrantamento de nosso coração;

✏️ O amor de Deus será visível em todos os ambientes vencendo os conflitos e ciúmes.

A necessidade de um avivamento nos fará aclamar por ele removendo a amargura e renovando nossa mente no serviço de Deus.

Continua


Gilvan, 08/07/2025

Palavra de Sabedoria 741

✝ Dez características de um genuíno servo de Deus que aguarda a Vinda de Jesus


Na Igreja de Jesus há dois grupos distintos de servos:

✏️Grupo 1: os que vivem como se Cristo não fosse voltar;

✏️Grupo 2: os que buscam a Vinda de Jesus;

Para o segundo grupo, há uma recompensa toda especial: a coroa da justiça."Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4:8).

Será que temos condições e preenchemos os pré-requisitos para desejar a Vinda de Jesus?

✅ Primeira característica: aguarda a transformação de nosso fragil corpo.

Esperamos ardentemente a vinda de Jesus Cristo para transformar esse nosso corpo e atingirmos a conformidade com o corpo de Sua Glória e Ressurreição (Filipenses 3:20-21).

✅ Segunda característica: busca a eterna unidade

A volta de Jesus vai concretizar nossa eterna união com Jesus e com os demais membros do Corpo de Cristo 

✅ Terceira característica: aceitamos o sofrimento como parte do Eterno Proposito de Deus.

O retorno de Jesus vai acabar com todo sofrimento da humanidade, e esse sofrimento a cada dia aumenta (agora o conflito entre Israel x Irã).Somente o retorno do Messias Prometido vai eliminar a opressão, a injustiça, as doenças, a miséria e todas as guerras (Salmo 72:1-14).

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus" (Atos 14:22)

✅ Quarta característica: busca a libertação universal

Dos gemidos registrados na Bíblia, a Volta de Jesus vai eliminá-los e trazer liberdade universal da escravidão da corrupção (Rm 8:19-23).

✅ Quinta característica: busca paz com todos os santos.

Quando Jesus se manifestar, nós seremos como Ele É e nos purificamos como Ele é Puro (Hebreus 12:14; I João 3:2-3)

✅ Sexta característica: ser mordomo fiel.

Seremos dirigentes no sentido de completar a missão que nos foi confiada; essa é a nossa tarefa terrena.

Todas as nossas realizações com o Senhor e para o Senhor cooperam com a nossa participação na Noiva que será apresentada ao Noivo por ocasião do arrebatamento (Apocalipse 19:8)

✅ Sétima característica: vigilância total,

Buscamos agradar ao Senhor em tudo e em Sua Presença poder permanecer (Lucas 21:36)

✅ Oitava característica: apressar a Vinda de Jesus 

Para obedecer ao comando de apressar a vinda de Jesus (2 Pedro 3:12) nos comprometemos em anunciar o Evangelho do Reino a todas as pessoas, em todas as nações (Mateus 24:14).

✅ Nona característica: desenvolve a fé.

A fé é desenvolvida através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

Esse estudo constante nos aproxima de Deus e nos faz entender o Seu Eterno Propósito além de apresentar o acelerado cumprimento da Palavra Profética 

✅ Decima característica: apresentar apoio incondicional ao Povo da Aliança, Israel.

Deus não rejeitou o povo judeu e eles ainda receberão e aceitarão o Messias Prometido (Isaías 40:1-3; Rm 11:25-26)


Deus nos abençoe


Gilvan, 26/06/2025