Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Palavra de Sabedoria 764

✝ Não Ofenda e não seja ofendido


Algumas vezes já ouvi a expressão perdoar é esquecer;  mas, isso não corresponde a verdade.

Perdoar é difícil, mas não é impossível com o Amor de Cristo derramado em nossos corações. 

Perdão é um tema recorrente e necessário na Igreja de Jesus. 

Jesus valorizou integralmente a questão do perdão em Mateus 6 quando estabeleceu os três pilares do verdadeiro relacionamento com Deus: Boas Obras, Oração e Jejum.

Por mais que tenhamos ensinado, ouvido e aprendido, nunca chegaremos ao ponto de não precisar dar atenção a questão do perdão em nossas vidas individual e coletiva.

O perdão é uma necessidade e uma prática constante na vida cristã devido a existência de ofensas e escândalos. Indo além da superficialidade *não devemos dar ou ser motivo de ofensa aos outros (Mt 18:6-7)

Viver livre de ofensas é muito mais que desejável, é pré requisito essencial para a Uniao do Corpo de Cristo. Essa é a posição e que nos garante a benção de Deus sobre nós como lemos no Salmo 133:"ali ordena o Senhor a sua benção".

Infelizmente há muita divisão entre nós e até ausência da Presença de Deus e a razão disso é a falta de perdão. Raizes de amargura que constantemente florescem em nosso meio afetam todo o Corpo de Cristo.

...

Continua


Gilvan, 18/11/2025*

Palavra de Sabedoria 763

✝ O Caminho da Luz por uma estrada solitária


Acontece às vezes, coisas que esperávamos jamais e foi assim no episódio que queremos destacar na conclusão dessa postagem.

"O próprio Jesus se aproximou e ia com eles" (Lucas 24:15)

Dois homens seguiam pela estrada de Emaús. Pensativos, sem perspectivas e talvez carregando o pesado fardo da dúvida e da incerteza, entristecidos pela morre de seu Senhor - com os olhos fechados.

De repente, um velho amigo na estrada que lhes aqueceu o coração. Um "Desconhecido" se dispõe a caminhar ao lado deles.

É um início de uma caminhada diferente, nunca jamais experimentada; a profunda conversa capaz de mudar o sentido se inicia.

Algo profundo é revelado que vai no fundo do coração; um "clarão de luz" ilumina a alma daqueles dois homens, um chamado Cléofas.

A conversa com o "Desconhecido" para eles, que logo mais iria se revelar, aquece aqueles "corações gelados" e eles nem querem deixa-Lo ir embora e O convida para entrar e partilhar de sua humilde mesa.

Jesus só entra quando é convidado!

E no partir do pão, os olhos se abrem e o coração queima de amor

Com o coração aquecido, com as Palavras de Vida e com o Partir do Pão não há mais motivo para tristeza - eles agora acham outra direção.

Jesus também que caminhar conosco na jornada da vida e Sua Maravilhosa Luz pode ilumunar nosso caminho de tristeza e aliviar o nosso sofrimento é pesado fardo.

O mesmo Jesus quer caminhar conosco, como andou na estrada de Emaus.

Meu amado irmão, não fique parado, não tenha medo da estrada da vida. Ainda que o caminho seja solitário faça-o com coragem, fé e determinação não tenha medo.

Se prepare para essa jornada e para o encontro com Jesus.

O próprio Jesus nunca nos deixará sozinho - Ele é o Caminho! E nos convida a Segui-Lo.

Se você se sente inseguro, não se perca na ilusão. Abra os olhos e ande junto com Jesus.

Tem alguém estendendo a mão pra você - Deus está estendendo a mão pra você.

Jesus já esteve em todos os lugares aonde nos manda ir. Ele abre uma trilha em todas as experiências que passamos e Ele conhece muito bem nossas limitações e os declives do caminho até com espinhos pontiagudos que nos apertam e até ferem 


Deus nos abençoe


Gilvan, 17/11/2025

Palavra de Sabedoria 762

✝ O Caminho da Luz por uma estrada solitária


A Eterna Palavra de Deus traz incontáveis e inesgotáveis ensinos espirituais.

Queremos compartilhar nessa postagem dois episódios com verdades espirituais para nossas vidas.

Vamos ao primeiro:

O livro de Rute nos conta uma historia e apresenta duas pessoas que buscaram refúgio sob as Asas de Deus (Rute 2:12).

Nesse relato, vemos Rute, uma mulher que amava a Deus, depositando sua confiança no Deus de Israel, comportamento aprendido com sua sogra, Noemi - mulher temente a Deus.

O passado de Rute apresentava o perfil de uma mulher criada em ambiente pagão das terras de Moabe, sem o conhecimento do Deus de Israel,mas que, em meio as catástrofes e perdas da vida, em um espaço de tempo encontrou o Caminho da Luz, entregando seu coração ao Único e Verdadeiro Deus - o Deus de Israel.

A proclamação de fé de Rute foi tão intensa que ela se envolve com o Verdadeiro Deus ao externar para sua desolada sogra Noemi o compromisso de lealdade (Rute 1:16-17):

"Aonde quer que fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus"

Outra figura importante  surge nesse relato - Boaz.

Boaz foi um homem que amava a Deus. 

Grande empresário naquela época, proprietário de terras e "parente distante de Rute" por parte do pai de seu falecido marido. 

Boaz servo de Deus, ao conhecer Rute, a abençoa com palavras profundas, por ela crer em Deus, e assim ele diz (Rute 2:12)

"Que o SENHOR a recompense por tudo o que você fez. Que o SENHOR, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa"

O Senhor é comparado a uma  “ave” que abriga seus filhotes sob suas asas (Salmo 36:7). As “asas do Senhor” representam proteção e segurança. Essa foi a metáfora que Boaz utilizou para a Rute, a mulher que confiou em Deus e buscou proteção em Suas Asas.

Perguntas para reflexão:

1) Você confia em Deus?

2) Depende totalmente dEle?

3) Você repousa sobre as asas amorosas de Deus?

Deus sempre irá nos proteger e nossa responsabilidade e confiar somente nele e descansar nas sombras de Suas Asas.

Vamos ao segundo episódio.

Continua


Gilvan, 12/11/2025

Palavra de Sabedoria 761

✝ Nao existe Super-Crente



Não somos capazes de manter a comunicação ininterrupta com o Senhor. Somos humanos e temos altos e baixos com erros que precisam ser corrigidos ao longo da caminhada. Mas não podemos perder de vista o compromisso de nosso relacionamento pessoal com Deus.

Nos momentos de dificuldades, a aridez da vida espiritual precisamos manter as disciplinas espirituais (oração e estudo da Palavra) e não perder o foco tendo total convicção que o Senhor continua sua Obra.

A verdadeira oração nasce da necessidade e da ausência de Deus quando reconhecemos o quanto precisamos dEle.

Nos "desertos" da vida, nos momentos de seca e aridez podemos experientar a "Chuva de Deus quando confiamos Nele.

A disciplina é o método pelo qual a vida espiritual é mantida nos bons e maus momentos.

O padrão eficaz e objetivo da espiritualidade genuína é a Bíblia, fora disso é "fogo de palha".

Na EBD sempre afirmamos a necessidade de lê a Bíblia em atitude de adoração. Isso elimina a pressa, pois "não devemos nos apressar em sair da Presença do Rei" (Eclesiastes 8:3).

Para garantir que o nosso momento de estudo bíblico não seja apressado priorizamos as primeiras horas da manhã, mas há servos que preferem momentos calmos da noite.

O importante não é a quantidade, mas a qualidade no desejo de encontrar Deus.

Atrelado a isso, a ausência de oração é a causa mais comum de aridez espirirual.

A vida cristã normal é composta pela fé em Deus em um relacionamento íntimo com o Senhor por meio de Jesus Cristo orando através do Espírito Santo.


O Senhor nos abençoe

Palavra de Sabedoria 760

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná


Em certa ocasião fez-se uma pesquisa em um Seminário Teológico e foi revelado que 92% dos alunos que se preparavam para o Ministério não tinham o costume de orar e ler a Bíblia regularmente.

Que pastores sem "poder" estavam sendo formados.

Queremos concluir esse post afirmando a necessidade de: 

✏️ Utilizar o tempo de forma estrategica. 

✏️ Se alimentar diriamente do mana, colocando tudo diante de Deus em oraçao.

Após se alimentar do mana, da Palavra de Deus, na Presença do Senhor, somos fortalecidos. 

Com forças renovadas, temos condições de orar por nós, pela nossa família, pela nossa igreja e ministérios e pelos mais diversos pedidos.

Se há muita dificuldade no decorrer do dia, devemos iniciá-lo adequadamente, colhendo o maná nas primeiras horas do dia.

Todo extremo é perigoso e devemos ter cuidado para "não queimar a vela de ambos os lados" (ou seja, para levantar-se cedo, é preciso dormir cedo).

Desfrutar da Graça e da comunhão com o Senhor logo cedo de manhã é um grande privilégio.

Estamos sendo convidados a se achegar diariamente ao Senhor e receber, a cada busca, um "pouco mais de graça sobre graça".

Vejamos um exemplo simples para um "crente" no "nível raso da maturidade espiritual": um dia tem 24 horas, passa-se em média 16 horas acordado. Dedicam-se apenas 5 minutos do dia ao de devocional. Das horas em que se fica a acordado restam 15 horas e 55 minutos para "gastar" com seus próprios projetos. Esse tempo disponível representa uma grandeza escalar 200 vezes maior que os 5 minutos dedicados a Deus e como resultado o mundo material predomina sobre o mundo espiritual e as "riquezas" matérias tão efêmeras passam a ser maior que as riquezas espirituais que são eternas.

Que cada um de nós reconheça as dificuldades nessa área e considere o assunto diante do Senhor, mantendo uma consciência sem culpa.


Deus nos abençoe


Gilvan, 03/11/2025.

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná

 ✝✝ Levantar-se cedo para não perder o maná 


Talvez você se pergunte: "que diferença fará se o horário de meu devocional for mais cedo ou mais tarde?"

Não somente muitos servos do Senhor, mas até mesmo o Senhor Jesus levantava cedo, como veremos.

Antes do amanhecer, Jesus já tinha a prática de oração e assim queremos ressignificar nossa prática na busca de valores espirituais.

Esses valores são resultados da:

1) Comunhão com Deus

A melhor hora do dia deve ser aplicada com o Senhor, na comunhão de Sua Presença com o espírito disponível "tocando em Deus". Assim lemos em Cantares 7:12: 

”Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; ali te darei o meu grande amor"

2) Louvar ao Senhor

Exaltar ao nosso Deus cantando os mais altos louvores em toda e qualquer circustância.

Essa é a prática: oração e Palavra, louvor e leitura da Bíblia, comunhão e adoração.

3) Se alimentar da provisão de Deus

Colhermos o nosso mana, essa é a nossa porção diária. O maná representa o próprio Cristo, nosso mantimento e suprimento - a Palavra de Deus da qual temos que nos alimentar diariamente.

O maná é o alimento no deserto que precisa ser colhido logo pela manhã

Levantar cedo implica em prioridade.

Vamos mencionar alguns exemplos de servos do Senhor que levantavam cedo:

a) Abraão (Gn 19:27; 21:14)

b) Jacó (Gn 28:18)

c) Moisés (Ex 8:20)

d) Josué (Js 3:1; 7:16)

e) Gideão (Jz 6:38)

f) Ana (I Sm 1:19)

g) Samuel (I Sm 15:12)

h) Davi (I Sm 17:20)

i) Jóv(Jó 1:15)

j) Os apóstolos (At 5:21)

l) Maria Madalena (Jo 20:1)

m) Jesus Cristo (Mc 1:35)

Continuavantar-se cedo para não perder o maná


Gilvan, 31/10/2025

Palavra de Sabedoria 758

✝ Levantar-se cedo para não perder o maná


Um episódio na Bíblia sempre me deixou impressionado e as lições que extraímos daquele evento nos direciona até hoje: no deserto, o alimento enviado diariamente por Deus - o maná - tinha que ser colhido antes que o Sol nascesse (Ex 16:21).

Quando o Sol aquecia o dia, o maná derretia e desaparecia. Eis a grande lição para nós: para crescer espiritualmente e desfrutar da comunhão com o Senhor, é preciso buscar ao Senhor nas primeiras horas do dia. Isso corresponde a comer o maná diariamente, a dar prioridade ao alimento espiritual.

Se o povo de Israel se levantasse um pouco mais tarde, perderia o alimento.

Estamos experimentando "doença espiritual" em função de não priorizar o Reino de Deus. 

Na "atmosfera espiritual", acordar bem cedo, no momento em que o dia começa a amanhecer, é como se o Senhor estivesse buscado alguém para repartir, nas primeiras horas do dia, a provisão de alimento espiritual e comunhão aos Seus filhos.E quem se levantar tarde demais, poderá ficar sem ela.

Acredito que o "levantar-se cedo" influencia a vida espiritual. Não encontramos na Palavra de Deus, um guerreiro de oração ou alguém que tivesse intimidade com o Senhor que se levantasse tarde.

Além de ser um excelente disciplina para o nosso corpo físico, levantar-se cedo traz benefícios espirituais quando buscamos primeiramente o "culto maná", tendo em vista que a oração em outros horários do dia não pode ser comparada com a que é realizada nas primeiras horas do dia.Sempre devemos oferecer nosso melhor tempo a Deus e talvez não haja outro momento tão bom quanto ao amanhecer.

Infelizmente, o melhor as vezes está sendo oferecido a nós mesmos ou aos negócios desse mundo. Ha quem gaste o dia inteiro nos "negócios dessa vida" e depois, à noite, quando está o "pó da rabiola", morto de cansaço, quer orar e ler a Bíblia. Eis a razão para vidas cristãs deficientes.

Recomecemos que na Bíblia não ha uma ordem direta de Deus para levantar-mos cedo, temos diversos exemplos de servos de Deus que tinham o hábito de logo cedinho, de madrugada, buscar ao Senhor.

Continua


Gilvan, 29/10/2025

✝ Obstáculos para a Vida Devocional

 ✝ Obstáculos para a Vida Devocional


Se você chegar tarde ...

Ao colégio, perde o primeiro horário...

Ao cinema, perde a sessão...

Ao aeroporto, perde o voo...

Ao ponto, perde o ônibus...

Ao médico, perde a consulta...

O que lhe faz pensar que não perde nada quando chega atrasado...

ao culto, 

a Escola Bíblica

as reuniões de pequeno grupo

ou não tiver o seu a sós com Deus?

Só estaremos levando a vida espiritual a sério se, e somente se, reservarmos algum tempo para estarmos a sós com Deus, ouvindo-O falar e falando com Ele.

Tenha um compromisso inadiável com Deus no horário que você marcou com Ele. Estabeleça prioridade e passe tempo sozinho com o Senhor de forma expontânea.

Só há desenvolvimento na vida de oração quando há um relacionamento de compromisso e fidelidade de nossa parte.

✅ Orar é tarefa dificil

Separar um tempo e um horario especifico para orar representa 50% da nossa luta. Os outros 50% é saber como utilizar o tempo com qualidade para realmente permanecer na Presença do Rei - o Unico cuja Palavra tem poder.

Três chaves no mundo espiritual não surgem naturalmente: a intimidade com Deus, a oração e a adoração.

Todos nós temos capacidade de buscar a Deus, mas a maneira e intensidade são diferentes. Em uma linguagem bem simples, a graça nós possibilita progresso, mas somos nós quem limitamos se será do zero ao infinito.

Não há uma receita universal ou um padrão a ser reproduzido, mas o aprendizado é prezeroso e durará toda nossa vida.

✅ Tenha paciencia e perseverança

Estamos acostumados com rapidez e eficiência e temos pressa para tudo; não queremos esperar. Mas a relação com Deus é em outro patamar e está em outro nível; não há rotas alternativas.

Alterando nossa configuração, temos que aceitar que não existe necessariamente proporção entre esforço e resultado. 

Não pare de orar!...

Nesses dias estressantes que vivemos, de buscas desenfreadas por dinheiro, fama e poder, o Espírito quer nos conduzir a outra realidade, onde os valores são diferentes e a riquezas, eternas.

Uma nova vida nos é oferecida gratuitamente, mas para desfrutar dessa vida, é necessário disciplina e prioridade; buscar as coisas do Reino em primeiro lugar. Assim, estaremos juntos no Reino.


Que haja vida e crescimento.


Deus nos abençoe.


Gilvan, 13/10/2025

Palavra de Sabedoria 756

✝ Obstáculos para a Vida Devocional


O Senhor Jesus, quando esteve aqui na Terra, deixou evidente a integralização do nosso ser, através da prática da oração e do estudo da Palavra. Não é apenas uma questão de anular o nosso "eu", mas de mudar o coração, de mudar o foco buscando primeiro o Reino e viver a Vida do Espírito.

Essa integralidade definida só ocorre com a prática de nosso devocional diário constante e sistemático.

Um dos fatores que impede essa prática é exatamente o nosso estado de ocupação constante, buscando outras coisas e deixando o Reino de Deus em segundo plano.

Todo esforço que fizermos não pode produzir nada da Vida de Deus em nós; tudo é graça.

A disciplina de vida devocional é uma resposta de gratidão ao que o Senhor fez por nós: Ele providenciou tudo para nós e deseja que desfrutemos disso.

Queremos agora indicar algumas orientações bíblicas que são importantes e necessárias para nos ajudar na disciplina de dedicar tempo para Deus e conhecê-Lo na intimidade.

✅ Um tempo e um lugar

Jesus nos orientou que o devocional começa com um lugar e um tempo destinado apenas para Deus. Assim está registrado em Mateus 6:6 "Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".

Barulhos exteriores não devem interferir no nosso a sós com Deus.

Alguns encontram dificuldades em ficar sozinhos, pois quando se afastam das distrações exteriores, "barulhos interiores" se manifestam com toda intensidade.

Continua


Gilvan, 06/10/2025

Palavra de Sabedoria 755

 ✝ Obstáculos para a Vida Devocional


A resposta para o chamado pessoal para a vida de oração e estudo das Escrituras é o tempo que intencionalmente separarmos para Deus.

Nossa prioridade absoluta deve ser ter amizade e comunhão com Deus.

Um dos primeiros obstáculos tem haver tanto com a qualidade de nosso devocional, quanto de nosso comportamento na comunidade de fé na qual estamos inseridos.

O culto congregacional é o resultado de nosso tempo individual e pessoal diante de Deus.

A vida devocional requer dedicação, disciplina, disponibilidade para encontros intencionais e prontidão para o aprendizado diário e constante.

Quando pouco nos relacionamos com o Senhor, negligenciando a pratica da oracao e leitura/estudo da Palavra nossa alma fica como "terra sem chuva". Essa é a razão da estagnação de muitos.

Diametralmente oposto a isso quanto mais nos aproximamos de Deus, mais queremos nos aproximar. Quanto mais oramos mais queremos orar.

É o Senhor quem desperta em nós o desejo de busca-Lo. Assim, a vida devocional é uma graça recebida e uma disciplina a ser desenvolvida.

É um processo lento, gradual com etapas de um aprendizado que dura toda uma vida; não há uma receita, mas é uma experiência pessoal, transformadora e decisiva.

Sempre falamos que todos nós temos muitas atividades cotidianas, mas tudo é questão de prioridade, pois a vida devocional pode e deve ser experimentada no meio do nosso cotidiano do aqui e agora.

Todos temos muitas ocupações, mas a preocupação com essas ocupações são escravizantes.

Imaginemos uma pessoa com a capacidade de mobilidade adormecida, sem preparo físico, mas, com o devido treinamento, essa capacidade pode ser despertada. Eu não conseguiria caminhar 20 km hoje, mas, com treinamento diário isso seria possível. Dessa forma, o Senhor Deus colocou no homem uma capacidade de relacionamento com ele que precisa ser treinada (Rm 8:15; Gl 4:6).

Continua


Gilvan, 29/09/2025

Palavra de Sabedoria 754

✝ Os Dias de Hoje e o Agir do Espírito Santo


Para termos relacionamento com Deus não basta frequentar os cultos na igreja, participar de um ministério ou apenas ser ofertante e dizimista; é preciso uma mudança radical na mente e no comportamento e não continuar na busca desenfreada por dinheiro, prazeres ou diversão ao longo da semana.

Em nenhum lugar da Bíblia vejo Jesus nos orientando a deixar nossas atividades seculares ou nos isolarmos de tudo e de todos, mas Ele deseja que nossa vida esteja centrada nEle; essa é a mudança de coração.

Precisamos priorizar a manutenção de um espaço e de tempo exclusivo para Deus em nossa rotina diária

A atividade mais importante de nossa vida não está relacionada a higiene diária, a alimentação diária, trabalho, escola, faculdade, ocupações ou ao laser, mas em preparar o espírito para ouvir a voz de Deus; essa deve ser nossa prioridade.

O que faz o povo de Deus prosperar?

Qual o segredo dos grandes heróis da fé?

A fonte de sucesso de todos eles era, com certeza absoluta,  aplicar tempo na Presença do Senhor em oração e meditação na Palavra.

Apenas para ilustrar essa verdade, pensemos em Daniel. Um jovem totalmente envolvido nos negocios de Deus. Tão ocupado com as atividades administrativas que  ele exercia sendo primeiro ministro do grande império babilônico. 

Ele estava longe de sua família, longe de sua terra natal, longe do templo. Ainda assim, ele tinha o seu devocional diário, tinha relacionamento e intimidade com Deus ; seu momento particular e inegociável com com o Senhor. Três momentos de comunhão com Deus por dia (Daniel 6:10): esse é o segredo

Jesus, mesmo sem precisar dessa disciplina diária, nos deixou o exemplo de linha direta com Deus. Assim lemos em Marcos 1:35: ”…na escuridão da madrugada, levantou-se, saiu para um lugar deserto e ali orava”.

É inaceitável tentar viver a vida cristã sem contato diário com Deus. Mas tão humano e normal, pensarmos que podemos viver bem com nossos próprios recursos, experiências, sabedoria e estratégias. Mas, quando as coisas saem do controle, aí encontramos tempo para orar e clamar por socorro. “Vivemos como se Deus não existisse".

A estratégia para mudar essa situação é: levantar um altar diário de comunhão com Deus.

Queremos concluir esse post deixando seis perguntas reflexivas:

✅Quais são os seus planos para esses dias que se seguem?

✅Quais são os seus temores, ansiedade e medo?

✅Quais são suas expectativas?

✅Você está no Centro da Vontade de Deus?

✅Você consegue ouvir a Voz de Deus?

✅Você obedece a Voz de Deus?


Deus nos abençoe hoje e sempre.


Palavra de Sabedoria 753

✝ Os Dias de Hoje e o Agir do Espírito Santo


Estamos experimentando o cumprimento profético das Palavras de Jesus e os eventos finais dos últimos dias surgem na religião, economia, politica, e temos presenciado o acelerado cumprimento da Palavra Profética.

Tanta evolução tecnológica! E quais atitudes devemos ter diante de tantos avanços?

A IA (Inteligência artificial) é uma realidade espantosa. 

Hoje, as IAs escrevem códigos, criam imagens e simulam diálogos quase humanos. Não podemos negar  há riscos como armas autônomas, criação de crones e desinformação em massa. 

A linha entre ficção e realidade nunca esteve tão tênue e nossa geração é testemunha de exponencial avanço tecnológico.

“Tempestades”  se aproximam de nosso Brasil e de todo o mundo e o “ministério da iniquidade” está trabalhando em todos os aspectos. 

Não estou fazendo falso alarme e nem sendo sensacionalista, mas a situação tende a se agravar, e somente aqueles que estiverem firmes em Jesus conseguirão discernir os tempos e estações e permanecer inabalável.

Todas as profecias bíblicas se cumprirão no Tempo de Deus e tudo o que Jesus disse, se cumprirá (Mateus 24:35).

Não podemos deixar de buscar a Deus em todo tempo e em todo lugar. Me recordo do patriarca Abraão, que nas suas peregrinações não tinha cidade permanente e nem fixava raizes, e  onde acampava, buscava não perder a comunhão com o Altíssimo e para isso, edificava altares

Ouvir e obedecer a Voz de Deus nos habilita a suportar firme os momentos difíceis que virão no princípio das dores nesses dias que estamos vivendo.

Por mais que nossa vida seja uma correria só, não é impossível desenvolver uma vida espiritual de qualidade, dê compromisso com Deus. E também não necessariamente precisamos nos retirar dos grandes centros urbanos para lugares quietos do interior ou isolados ou parar de estudar ou trabalhar secularmente. Em meio às nossas atividades diárias, podemos nos dedicar sistematicamente à disciplina do estudo da Bíblia, a orarão e o jejum.

Continua


Gilvan, 24/09/2025

Palavra de Sabedoria 752

✝ Perguntas Reflexivas


Deus é uma Pessoa Real e, como Pessoa, Ele busca cultivar relacionamento com os homens.

✏️O que você faz entristece ou alegra o Espírito Santo de Deus?

✏️Seu coração está preparado para buscar intimidade com Jesus?

✏️O que fazer para ter comunhao com Deus?

É muito difícil, mas não é impossível, manter comunhão ininterrupta com Deus. 

Todos nós temos altos e baixos; temos acertos mas cometemos muitos erros e precisamos fazer ajustes ao longo da trajetória.

Uma relação pessoal de amizade com Jesus não é uma forma a se reproduzida em série e cada pessoa precisa desenvolver seu próprio ritmo, intensidade e padrão ao conforme sugere a Palavra de Deus.

Não há fórmulas ou receitas humanas, mas a  Palavra de Deus nos dá várias sugestões, modelos e aspectos práticos para o devocional cristão

✏️Você tem um local específico para se encontrar com Deus?

✏️Você sempre está ocupado com sua própria agenda e demandas seculares?

Quem busca intimidade com o Senhor começará a perceber várias interferências internas e externas.

Vamos nos entregar nas Mãos do Pai e mergulhar na realidade espiritual saindo da superficialidade e indo mais e mais fundo.

✏️Jesus Cristo é real para você?

✏️Você conhece a verdade?

✏️Você já teve um encontro real com Jesus?

✏️Você faz devocional diariamente?

Não basta apenas "entrar e fechar a porta" fisicamente. Falta entrar no mundo interior, no lugar secreto do coração e fechar a porta para as interferências, turbulências, pensamentos, distrações e inquietações.

Sempre gosto de afirmar que buscar intimidade com o Senhor é um tempo de abandono (pecados e práticas) e entrega (total e incondicional ao Senhor)

✏️Você é amigo de Jesus?

✏️Voce tem encontros regulares com Jesus?

Em minha prática secular, constantemente tenho encontros com muitas pessoas, mas posso dizer que conheço poucas na essência. 

É preciso viver com alguém para conhecê-la . Eu conheço minha esposa e meus filhos. E para se tornar amigo, leva tempo.

✏️Você separa tempo de qualidade para Jesus?

✏️Você anda com Deus?

Jesus quer ter comunhão com você! Relacione-se com ele constantemente.

 

Deus nos abençoe


Gilvan, 23/09/2025 

Palavra de Sabedoria 751

✝ Um coração desviado


O coração desviado não reconhece a necessidade de arrependimento e se fecha ao Agir transformandor do Espírito.

É o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. A Obra do Espírito é bem ampla: além de mostrar nossas falhas, Ele aponta o padrão perfeito da justiça em Cristo.

No Tribunal de Cristo o crente pode receber galardão ou sofrer perda. Assim está registrado: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2 Coríntios 5:10).

Todos os dias devemos fazer a oração registrada no Salmo 139:23-24: Sonda-me, ó Deus,

e conhece o meu coração;

prova-me e conhece as minhas inquietações.Vê se em minha conduta algo te ofende

e dirige-me pelo caminho eterno.

O afastamento de Deus produz frieza e indiferença e nossa    consciência é abafada (I Ts 5:19).

"Sonda-me Senhor é um pedido pessoal e não devemos nos preocupar com as falhas dos outros. Mas, é muito comum para aqueles que se consideram "espirituais" apontar as falhas dos outros e esquecer das suas.

Nossas orações não são ouvidas quando vivemos na prática do pecado (Salmo 66:18). 

O homem é totalmente incapaz de vasculhar o próprio coração; nossa mente apenas racionaliza o pecado. Somente quando o coração é sondado e vasculhado pelo Espírito Santo que o pecado é exterminado pela Luz.

Deus conhece nossa mente e coração, pois assim como o homem pensa no coração, assim ele é.

Deus nunca deixará um coração sedento por Ele sem resposta.

Qualquer coisa que ofende ou entristece o Espírito Santo de Deus é um obstáculo e impede o avivamento que está por vir.


Deus nos abençoe


Gilvan, 22 de setembro de 2025.

Palavra de Sabedoria 750

✝ Um coração desviado


Deus quer fazer algo novo, mas há um obstáculo comum nas nossas igrejas: o crente  que não aceita mudanças.

Ele possui algo de Deus que há muito se apagou. A chama do Espírito precisa ser acendida novamente. Ele agora está cheio de suas próprias convicções, seus próprios planos, estratégias e fica irritado quando não é reconhecido ou valorizado.

Esse tipo de crente gosta de se envolver em tudo, mas normalmente critica pregações que poderiam mudar seu modo de agir e de pensar; ele é preconceituoso e resistente.

Não é novidade perceber nesse crente a necessidade de tratamento, pois ele traz consigo inimizades e amarguras. Sua mente está focada em situações desagradáveis que estão no passado, mas para ele está no presente.

A mente é um "campo fértil" que precisa ser protegida com o capacete da salvação. Mas nesse campo, para o crente com o coração desviado, o inimigo trabalha com o engano. Isso se envidencia quando se começa a tolerar doutrinas estranhas à Palavra.

A pessoa com o coração desviado tem o entendimento cauterizado e sempre acha que está certa.Mas o Senhor poderá reverter a situação quando a pessoa enxerga sua verdadeira condição.


Continua


Gilvan, 29/08/2025

Palavra de Sabedoria 749

✝ Uma séria advertência


Não permita que seu "cora

ção desviado" ignore os alertas do Espírito Santo.

O Senhor sempre nos dá alertas é precisamos ser cautelosos. Não é difícil saber quando estamos entristecendo o Espírito Santo.

Não demorou muito para eu saber o que agrada ou não minha esposa é sempre queremos agradar a quem amamos. Porque seria diferente com o Espírito Santo?

Quando alguém ama ao Senhor saberá o que Lhe agrada e procurará fazer tudo para agrada-Lo.

Evite tudo aquilo que entristece ao Senhor; cuidado com o pecado de estimação!

Há duas atitude comuns que certamente entristece o Espírito Santo: 

✅ *falar demais* (Provérbios 10:19).

Quem fala demais invariavelmente:

✏️fala mal dos outros;

✏️produz diálogos fútil ou imoral (Ef 5:3)

✏️quer a atenção para si mesmo, isso implica em vaidade e orgulho 

✅ criticar tudo e todos

Essa é uma disposição de culpar e condenar; fazer comentários desnecessários achando defeito em tudo.

Esse estado crítico é totalmente oposto ao coração igual ao de Jesus que cantamos em nossos cânticos.

Se esse espirito crítico faz parte de sua prática, pode ter certeza que esse é um coração desviado.


Senhor Jesus, tenha misericórdia de nós 


Gilvan, 25/08/2025

Palavra de Sabedoria 748

✝ Uma séria advertência


Conheço pessoas que estao afastadas de Deus, da comunhao com os santos, mas declaram que esta tudo bem. Elas podem ate orar, pregar, cantar no coral e fazem isso por status, posicoes ou para aquietar seus proprios temores, achando que nao prestarao conta do que sao e do que fazem para Deus sem Deus.

Esse ativismo tem destruído a vida normal da Igreja, fazer as coisas para Deus nao significa ter a aprovação de Deus (lembrem-se do ocorrido com Uzá registrada em 2 Sm 6:7).

Não há problema em querer servir ao Senhor em mais de um ministério, o problema começa a aparecer quando se está envolvido em muitas coisas, "muitos afazeres" e não se consegue parar para avaliar e investigar  o estado espiritual em que se encontra.

Qual tipo de sal estou sendo? Será que estou ficando insípido? Não quero continuar seguindo a vida sem identificar áreas onde tenho entristecido o Espírito Santo que sempre quer me conduzir de volta a Presença de Deus.

Não considere nada insignificante em sua vida; tudo tem consequências. Talvez você esteja "vivendo de aparência" e seremos  confrontados nas áreas que mais somos confiantes; muito cuidado com a o agir da carne, a influência do sistema secular e os dardos do diabo.

O processo de afastamento começa na mente, no mais íntimo momento nosso.

A igreja de Éfeso era uma "igreja modelo" (Apocalipse 2:1-5); reuniões abençoadas, discernimento, dons; uma igreja estruturada, todavia Jesus disse: "tenho porém contra ti".

Não era nada relacionado a conduta exterior, mas era algo muito mais sério: o coração estava afastado de Jesus; haviam deixado seu primeiro amor.

Meu querido irmão, irmã , há alguma possibilidade de você está nessa condição? 

Continua


Gilvan, 18/08/2025

Palavra de Sabedoria 747

✝ Uma séria advertência


Em Seu Ministério Terreno, Jesus proferiu um sermão onde nos chamou de "bem-aventurados".  Esse elogio só tem validade quando obedecemos as ordenanças do Reino. 

Logo após a sequência de "bem-aventuranças", o Senhor nos faz uma séria advertência, e nela queremos nos deter.

Assim lemos em Mateus 5:13 ...se o sal vier a ser insípido como lhe restaurará o sabor? Para nada mais presta.

Jesus não disse se o "sal deixar de ser sal", ou se virar outro produto químico.

O sal continua sendo sal, com a mesma aparência, mas sem qualidade, e ainda assim, continua sendo "usado para temperar", mas perdeu sua essência, nada mais conserva. Infelizmente, esse sal perdeu suas propriedades de preservação, purificação e sabor. E para que servirá então?

Esse é o perfil de muitos “religiosos” hoje na igreja; pessoas que são religiosas no exterior, que ostentam santidade, que vivem de aparência, mas no fundo "perderam a essência".

Nao são exemplos; não são capazes de influenciar e não tem convicção naquilo que acreditam, não sabem ou não têm propriedade para falar do Deus que dizem conhecer.

Puro farisaísmo…

O sal está ficando insípido, quando nos acostumamos com “pecados de estimação”, modismo ou religiosidade. E assim não "gera sede" nas pessoas e não "preserva o ambiente e valores". Alguns crentes a que Jesus se referiu nessa afirmativa, talvez até não consigam identificar o momento exato em que perderam suas qualidades. Quando sabemos onde começamos a cair é um bom momento para começar a se arrepender. Mas, infelizmente, quase sempre ocorre um “esfriamento de coração” de forma imperceptível, pedemos o desejo de orar e de estudar a Bíblia ou de ir para as reuniões dos santos (cultos) e assim como Sansão, não percebemos que o Espirito já nos deixou: "...Sairei como antes e me livrarei. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado" (Juízes 16:20).

Que grande tragedia quando alguém vai se afastando de pouco a pouco e não percebe. 

Continua


Gilvan, 13/08/2025

Palavra de Sabedoria 746

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Lázaro estava morto em Betânia. Muitos também estão “mortos espiritualmente” na igreja.

Quando a "morte espiritual" alcança alguém o crescimento cessa, ainda que não se perceba de imediato. 

Quando desistimos de buscar a santificação, quando desistimos de "subir o rio", começamos a ser carregado "rio abaixo".

O afastamento de Deus começa no coração.

A morte havia parado Lázaro e nós, que estamos vivos, corremos um grande perigo de parar de avançar e acomodar-se com o que já alcançamos.

Em seguida, Jesus ordenou nominalmente: Lázaro, vem para fora!. E ele veio, ainda amarrado com ataduras e com várias camadas de panos e perfumes usados para o sepultamento. Ele voltou a viver, mas ainda estava amarrado.

Que lição profunda!...

Essa é a realidade da maioria dos cristãos: vivos, mas amarrados.

Jesus não deixou Lázaro nessa condição. Ele ordenou: Desatai-o, e deixe-o ir!.

Deus quer nos tirar de tudo aquilo que nos prende, que nos amarra e quer nos libertar.

Uma pessoa que constantemente ouve a Voz do Senhor, que cresce espiritualmente é como um garoto em crescimento - "está sempre maior que as roupas antigas". A cada dia, recebemos novo entendimento da Palavra, nova compreensão das verdades eternas.

Antes de sermos "desatados", "desamarrados" éramos prisioneiros. Escravizados pelo pecado, pela culpa, pela amargura, pela impureza moral com hábitos que por nós mesmos não conseguíamos eliminar. Mas um dia, Jesus Cristo veio para desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8) e desamarrou as cadeias do pecado.

No sacrificio perfeito de Jesus Cristo, ficamos eternamente livres; há um poder que habita em nós e que nos habilita a vencer tudo - o Poder do Espírito Santo.

Lázaro recebeu a vida e depois morreu novamente; isso lhe conferiu vitória parcial sobre a morte, pois ela o alcançou novamente, mas, em Jesus temos a vida eterna.

O mundo está perdido e os impactos do verdadeiro avivamento atraem os pecadores a Jesus.

Uma igreja avivada tem haver com o Poder Sobrenatural do Alto. Nós, cheios desse Poder, podemos vencer a oposição do mundo, da carne e do diabo e contornar todos os obstáculos.


Deus nos abençoe


Gilvan, 06/08/2025

Palavra de Sabedoria 745

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Temos observado uma tendencia em se acomodar ao padrão mundano e uma tolerancia ao pecado; aquilo que deveria ser casual a acidental passa a ser rotineiro e constante. A máxima é falsa: tudo eu posso sem me envolver.

O avivamento nos impoe a necessidade que vejamos a nós mesmos como realmente somos e que enxerguemos nossos pecados como Deus os enxerga: algo impuro e que deve ser rejeitado.

✏️ alegria renovada:

Na atual situação, na condição empobrecida da igreja, cheia de tudo, mas vazia de Deus, encontra-se alegria nas circunstâncias, programas, entretenimento, ativismo e elementos que favorecem a carne.Entretanto, a alegria verdadeira não depende de nada disso. Ela é encontrada somente na Presença de Deus, através de Jesus.

Na medida que nos esvaziamos do pecado e nos enchemos do Espirito a alegria do Senhor passa a ser a nossas força.

✏️ Amor por todos

Quem muito é perdoado, ama muito (Lc 7:47). Quando reconhecemos a dimensão de nosso pecado e a extensão do Amor de Deus em nos perdoar, não teremos dificuldades em amar os outros

Amar os irmãos é consequência natural do Amor de Deus. Uma igreja que experimenta o Avivamento, a a amargura, ira, fofoca, ressentimento, críticas e toda espécie de conflitos são substituídos pelo verdadeiro amor, que lança fora o medo.

Queremos  concluir esse post mostrando o quadro do verdadeiro avivamento através da experiência de morre e ressureição de Lázaro, registrada no capítulo 11 de João.

Continua


Gilvan, 04/08/2025

Palavra de Sabedoria 744

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


0 genuíno avivamento produz resultados que renovam o povo de Deus.

Vamos citar alguns:

✏️ Retorno ao primeiro amor:

Amar a Deus acima de tudo e de todos é o maior de todos os mandamentos e o maior pecado é ama-Lo menos que qualquer coisa (Mt 22:37).

As vezes estamos empolgados, somos diligentes nas atividades da igreja, temos zelo pela doutrina, buscamos nos separar de coisas mundanas, mas deixamos o primeiro amor (Ap 2:4).

Somos exortados a nos lembrarmos de onde caímos, nos arrependermos, antes de sermos "considerados inúteis" e perdermos o nosso brilho que vem do Espírito.

✏️ aversao ao pecado:

Quando chegarmos mais perto de Deus, mais nos conheceremos: nos enxergaremos como realmente somos e passaremos a detestar tudo aquilo que entristece o Espírito. No face a face com Deus toda falsidade é desmascarada.

Lembramos do profeta Isaías. Um homem escolhido por Deus e que tinha uma mensagem de juízo e muito dura para com os outros. Mas,quando ele olhou para si mesmo, naquele profundo e transformador encontro de Isaías 6, ele se viu totalmente impuro, indigno e desesperadamente necessitado de ser purificado no altar do Senhor.

Ficamos tristes e decepcionados quando percebemos que hoje em dia, em nossas igrejas, parece haver pouco temor de Deus e total irreverência a Sua Santidade. Poucos de nós, e eu me incluo nessa lista, podemos honestamente dizer que odiamos o mal e apegamos-nos ao bem (Rm 12:9).

...

Continua


Gilvan, 29/07/2025

Palavra de Sabedoria 743

 Palavra de Sabedoria 743


✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


Buscar trazer a memoria a manifestação do Poder de Deus no passado nos motiva a busca-Lo agora, no presente. Assim, no Salmo 85, vemos o salmista expressar que o Senhor pode fazer todas as coisas e ainda ha reflexão sobre a liberdade, o perdão e a comunhão restaurada.

Vamos na contramão da versão acomodada do avivamento em busca do Poder da Manifestação de Deus.

Somos nós, a Igreja de Jesus, que precisamos de avivamento, trazendo de volta a Vida de Deus. Os perdidos e "mortos" não tem vida espiritual, não tem avivamento; eles precisam de regeneração.

Antes que a Igreja possa alcançar o mundo perdido e necessitado, ela precisa ser:

⛩️ Cheia do Espírito Santo;

✅Reavivada;

✅Purificada;

✅Esvaziada do pecado;

✅restaurada;

Infelizmente, em nossa atual situação, não temos condições de atrair pecadores a Jesus; talvez consigamos atrair espectadores, mas vazios de salvação.

A correção deve começar na Casa de Deus (I Pedro 4:17), o pecado deve começar a ser tratado pelo "santuário de Deus (Ezequiel 9:6).

O avivamento é para todos nós, povo de Deus.

Não há limites para o Agir de Deus e não queira participar do avivamento que está por vir como simples expectador!

Perceber nossa própria necessidade é o primeiro passo para um genuíno avivamento.

E na nossa atual realidade, quais seriam as evidências e os resultados de um verdadeiro avivamento?


continua


Gilvan, 21/07/2025

✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor

 ✝ Avivamento e Misericórdia do Senhor


No Velho Testamento encontramos diversas ocasiões em que o Senhor Deus revertia o juízo de guerras, invasão e cativeiro quando encontrava alguém que estivesse na brecha diante dEle (Ezequiel 22:30).

O juízo sempre surge por causa do pecado e da rebelião do homem, mas Deus, em sua compaixão, busca um homem que faça diferença; orar por alguém ou por algo, faz toda diferença e amar a todos é o sentido do viver.

O Vale de ossos secos, representado em Ezequiel 37, diz que o Senhor enviará o Seu Espirito e Israel irá reviver e ser restituído a sua terra natal (Ez 37:11).Ainda nessa profecia, para os dias atuais, pelo Poder do Espírito, quando nos juntamos, revivemos como um poderoso exército.

Nenhum esforço humano, na força da carne, coopera com Deus. 

Ninguém pode produzir um avivamento; ele é uma ação sobrenatural que ocorre através do fluir do Espírito Santo. Ainda assim, podemos orar por um avivamento, nos arrependermos e chorarmos por ele até que o Mover de Deus, através do Espírito aconteça.

Nos avivamentos que a Palavra de Deus nos apresenta, sempre o Espírito Santo traz profunda convicção de pecados buscando purificação espiritual em nossa vida com a Presença e a Glória sao manifestas.

Quando Deus,por Sua Bondade e Misericórdia, libera o avivamento, pecadores são convencidos da Santitade de Deus e o retorno ao primeiro amor é inevitável.

Como resultado direto do avivamento, há as seguintes evidências:

✏️ A prioridade sempre será exclusivamente Deus e o Seu Reino;

✏️ Todas as nossas motivações e realizações estarão a serviço de Deus;

✏️ Tudo o que fizermos será para a Glória de Deus;

✏️ Haverá alegria no nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo;

✏️ Os conflitos na igreja são resolvidos à luz do Evangelho devido ao quebrantamento de nosso coração;

✏️ O amor de Deus será visível em todos os ambientes vencendo os conflitos e ciúmes.

A necessidade de um avivamento nos fará aclamar por ele removendo a amargura e renovando nossa mente no serviço de Deus.

Continua


Gilvan, 08/07/2025

Palavra de Sabedoria 741

✝ Dez características de um genuíno servo de Deus que aguarda a Vinda de Jesus


Na Igreja de Jesus há dois grupos distintos de servos:

✏️Grupo 1: os que vivem como se Cristo não fosse voltar;

✏️Grupo 2: os que buscam a Vinda de Jesus;

Para o segundo grupo, há uma recompensa toda especial: a coroa da justiça."Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4:8).

Será que temos condições e preenchemos os pré-requisitos para desejar a Vinda de Jesus?

✅ Primeira característica: aguarda a transformação de nosso fragil corpo.

Esperamos ardentemente a vinda de Jesus Cristo para transformar esse nosso corpo e atingirmos a conformidade com o corpo de Sua Glória e Ressurreição (Filipenses 3:20-21).

✅ Segunda característica: busca a eterna unidade

A volta de Jesus vai concretizar nossa eterna união com Jesus e com os demais membros do Corpo de Cristo 

✅ Terceira característica: aceitamos o sofrimento como parte do Eterno Proposito de Deus.

O retorno de Jesus vai acabar com todo sofrimento da humanidade, e esse sofrimento a cada dia aumenta (agora o conflito entre Israel x Irã).Somente o retorno do Messias Prometido vai eliminar a opressão, a injustiça, as doenças, a miséria e todas as guerras (Salmo 72:1-14).

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus" (Atos 14:22)

✅ Quarta característica: busca a libertação universal

Dos gemidos registrados na Bíblia, a Volta de Jesus vai eliminá-los e trazer liberdade universal da escravidão da corrupção (Rm 8:19-23).

✅ Quinta característica: busca paz com todos os santos.

Quando Jesus se manifestar, nós seremos como Ele É e nos purificamos como Ele é Puro (Hebreus 12:14; I João 3:2-3)

✅ Sexta característica: ser mordomo fiel.

Seremos dirigentes no sentido de completar a missão que nos foi confiada; essa é a nossa tarefa terrena.

Todas as nossas realizações com o Senhor e para o Senhor cooperam com a nossa participação na Noiva que será apresentada ao Noivo por ocasião do arrebatamento (Apocalipse 19:8)

✅ Sétima característica: vigilância total,

Buscamos agradar ao Senhor em tudo e em Sua Presença poder permanecer (Lucas 21:36)

✅ Oitava característica: apressar a Vinda de Jesus 

Para obedecer ao comando de apressar a vinda de Jesus (2 Pedro 3:12) nos comprometemos em anunciar o Evangelho do Reino a todas as pessoas, em todas as nações (Mateus 24:14).

✅ Nona característica: desenvolve a fé.

A fé é desenvolvida através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

Esse estudo constante nos aproxima de Deus e nos faz entender o Seu Eterno Propósito além de apresentar o acelerado cumprimento da Palavra Profética 

✅ Decima característica: apresentar apoio incondicional ao Povo da Aliança, Israel.

Deus não rejeitou o povo judeu e eles ainda receberão e aceitarão o Messias Prometido (Isaías 40:1-3; Rm 11:25-26)


Deus nos abençoe


Gilvan, 26/06/2025

sábado, 21 de junho de 2025

Palavra de Sabedoria 740

✝ Na Tua Luz, vemos a luz

Lemos na Palavra do Senhor, "Na tua luz vemos a luz" (Salmo 36:9), isso indica a necessidade de se esforçar sempre e colocar em prática aquilo que aprendemos na Palavra do Senhor. Vamos procurar agir de acordo com a Luz que já recebemos. E se assim não fizermos, nossa luz se tornará escuridão: "Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mt 6:23)
É extremamente importante andarmos com o coração sincero, honesto, na Luz do Senhor.Não podemos abrigar nenhum mal ou tolerá-lo; isso interrompe (temporariamente) nosso canal de comunhão com Deus. 
Não somos voluntários no Reino de Deus, somos servos, somos mordomos e todo o nosso tempo, riquezas e talentos pertencem a Deus.
Não podemos nos esquecer disso e devemos viver esse princípio na prática (Mt 13:12; Mc 4:25).
Quanto mais nos dedicarmos  em aplicar bem aquilo que nos foi confiado, mais nos será concedido.
Nosso serviço em prol do Reino será feliz e abençoado quando o fizermos de todo o coração. 
Servir a Deus é um grande privilégio.
Vermos a Luz é para o tempo presente e para a eternidade; é contemplar a Bendita Imagem do Senhor Jesus até sermos transformados de glória em glória.

Continua

Gilvan, 16/06/2025

Palavra de Sabedoria 739

✝ Unção do Espírito Santo

Geazi ja tinha presenciado Eliseu fazer milagres no Poder do Espírito e ele coloca o bordão sobre a criança morta, mas nada aconteceu. O poder não está no bordão.
Bordao não traz vida; rituais e amuletos não tem Unção e autoridade.
O profeta Eliseu chegou no cenário de morte; ele era portador da Verdade de Deus; Ele tinha a Unção do Alto. Eliseu deitou-se sobre aquele cadáver frio do menino - cabeça com cabeça, mão com mão, pé com pé; o vivo se identifica com o morto. E ele orou a Deus. E Deus libera o fogo divino que aquece o cadáver e libera vida. A criança morta tornou a viver.
Experiência semelhante ocorreu no Vale de ossos secos de Ezequiel 37 - esse é o Agir do Espírito, quando somos portadores da Unção de Jesus.
Nós mesmos precisamos nos colocar sobre os corpos sem vida - e sermos canais do Poder de Deus.
Agindo no Espírito, a igreja e as pessoas podem ver o que só Deus pode fazer!.
Lute contra a normalidade.
Lute contra ministérios vividos na força da carne.
Lute contra a vida normal da igreja que pode ser vivida s Deus.
Busque o oleo precioso da Unção, o Poder do Santo Espirito.
Há uma promessa que precisamos evidenciar: quando estivermos cheios do Espírito Santo, rios de água viva fluirão através de nós (João 7:38).

Deus nos abençoe

Gilvan, 10/06/2025.

Palavra de Sabedoria 738

✝ Unção do Espírito Santo

A Palavra de Deus é como fogo, como um martelo que esmigalha a pedra (Jr 20:9; 23:29).
✏️ Jesus, conteúdo de nossa pregação
"Decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" (I Co 2:2).
"Não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor (2 Cor 4:5).
Jesus Cristo é o Poder de Deus para a salvação, santificação e redenção (I Co 1:30).
Encontramos o Senhor Jesus nas páginas da Bíblia. Que privilégio!...
Essa é a mensagem capaz de impactar o mundo: Jesus e Seu Amor Incondicional.
O Espírito Santo nos habilita a conhecer o Evangelho com o objetivo de transformação; o Evangelho transforma nossa maneira de viver.
Nenhuma ação do Espírito pode ser produzida ou programada. Ele é Soberano e assopra onde quer; não há como pegar ou aprisionar o vento.
Sempre que somos expostos à Palavra de Deus somos confrontados e vemos quem realmente somos. Quando você se olha no espelho percebe como está sua aparência e pode fazer algo a respeito, assim é quando lemos a Palavra de Deus (Tg 1:22).
O Vento Impetuoso não pode ser encerrado em uma caixa; Ele é o vento que assopra onde quer.
Vamos clamar ao Senhor por esse Renovo do Espírito Santo.E Ele nos concederá não por nossos méritos ou eloquência; não é pela força, mas pelo Espírito do Senhor (Zacarias 4:6).
A Unção do Alto não é automática, não somos nós que a escolhemos. Lembro-me de uma passagem registrada em 2 Reis 4: um mulher engravida de modo sobrenatural e tem um filho por milagre. Alguns anos depois, o filho morre e a mulher recolhe é que o homem de Deus, Eliseu, poderia fazer alguma coisa. 
A mãe tinha fé de tal modo que acreditava que a Unção que estava sobre o profeta Eliseu poderia fazer alguma coisa até pelo filho morto.
E Eliseu enviou seu servo Geazi com o seu bordão a residência daquela aflita e desesperada mãe.
Imaginemos a cena: Geazi tem o bordão, mas não tinha A Unção e autoridade que Eliseu tinha.
...
Continua

Gilvan, 09/06/2025

Palavra de Sabedoria 737

✝ Unção do Espírito Santo

No profeta Ezequiel, vislumbramos uma revelacao progressiva muito importante para nós: "Mas tu, filho do homem, ouve o que te digo...abre a boca e come o que eu te dou" (Ez 3:1; 10-11). Isso corresponde a trazer a Palavra de Deus para o nosso interior para depois poder proclama-la com poder e autoridade.
Não há como a Verdade encontrar você e não ocorrer mudanças. Mas se você não se permitir transformar pelo Espirito, certamente sua mensagem proclamada não causara nenhum impacto nos que a ouvem. É como querer "empinar pipa" sem vento ou querer fazer funcionar uma usina eolica tambem sem vento.
Infelizmente, muitos não colocam em pratica os ensinos e mensagens que ouvem.
A importância de se viver a mensagem se traduz na seguinte verdade: Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo (I Ts 2:10).
✏️ Palavras temperadas com sal
Nossos lábios precisam ser ungidos para proclamarmos a Verdade de Deus. E isso para uma só pessoa ou para várias em qualquer local, em tempo e fora de tempos.
Desenvolva o desejo de estudar a Palavra com toda reverencia.
Não são nossas palavras que transmitem vida, mas as palavras de Jesus (Jo 6:63). Não confie em suas habilidades naturais. Elas sao apenas instrumentos que devem ser vinculadas ao Espirito Santo.
A Palavra de Deus é que sustenta, que cura, que convence, que converte, que santifica. 
Alguns não querem ouvir quando a Palavra não é agradável aos ouvidos, ela confronta o pecado

Continua

Gilvan, 31/05/2025

Palavra de Sabedoria 736

✝ Unçao do Espírito Santo

Qualquer serviço realizado para o Senhor só será executado com o Senhor se buscarmos a Unçao do Espírito Santo. Assim, participar da equipe de louvor, liderar um pequeno grupo, ministrar aulas na EBD ou qualquer outro ministério, há a necessidade do óleo precioso da Unção.
Resultados espirituais nunca podem ser obtidos por meios naturais.
Infelizmente, mesmo sabendo da necessidade de Unção, esse é um assunto pouco estudado ou explorado além do que a Bíblia ensina; por isso precisamos do equilíbrio das Escrituras nessa materia tão relevante. Assim, deixemos claro que a Unção do Espírito nada tem haver com nossas habilidades naturais.
A Unção é liberada por Deus, é Obra e Graça de Jesus. E nesse ponto, surge um questionamento natural: qual é a nossa parte? Como podemos receber a Unção do Espírito Santo?.
Gostaríamos de enumerar alguns aspectos que tem relação direta com a Unção do Espírito:
✏️ Uma vida de consagração:
Precisamos buscar nos consagrar em uma vida santificada de oração  com buscas constantes  pela Presença do Senhor e de todo o nosso coração. 
Me recordo do servo Moisés que constantemente comparecia em um lugar determinado (tenda ou bosque) e falava com o Senhor, para só depois sair e comunicar ao povo de Israel tudo aquilo que Deus havia lhe falado. Dessa forma, primeiro busquemos ouvir a Voz do Senhor para depois proclamar Sua Mensagem aos outros.

Continua

Gilvan, 30/05/2025 

Palavra de Sabedoria 735

✝ Unção do Espírito Santo

Existe uma profunda ligação entre nossa conversão e a Unção do Espírito Santo. 
Após nossa conversão, caminhando com o Espírito, recebemos a Unção, mas, invariavelmente devemos buscar a capacitação e o revestimento para o serviço cristão.
Quando Davi foi ungido pelo profeta Samuel, o Espírito do Senhor se apossou poderosamente dele a partir daquele dia e aquela unção com oleo era o símbolo visível, palpável, do agir transformador do Espírito Santo de Deus.
O nosso privilégio não é diferente do de Davi. 
Na Nova Aliança, o Espírito nos separou para sermos reis e sacerdotes e Deus nos ungiu colocando Seu Selo sobre nós (II Coríntios 1:22, Atos 1:8).
Para desempenhar o serviço do Senhor necessitamos da Unção do Espírito.
Nós, que pregamos e ensinamos a Palavra de Deus precisamos dessa Unção o tempo todo e todos os demais servos de Deus também precisam dessa unção.
De todas as atividades que desempenhamos na comunidade de fé que fazemos parte, o Senhor nos chamou para um serviço específico, comum a todos nós: compartilhar o Evangelho.
Para partilhar o Evangelho precisamos da Unção do Espírito, assim como para uma pipa levantar voo ela precisa de vento.
...
Continua

Gilvan, 28/05/2025

Palavra de Sabedoria 734

✝ Vivendo por Fé

Quais pensamentos ocupam nossa mente? O que nós pensamos nos últimos minutos?
A Palavra de Deus é a disciplina que penetra no mais íntimo momento de nosso ser (Hb 4:12-13) e revela os nossos verdadeiros pensamentos e intenções. Através desse espelho vemos quem realmente somos e Deus vê e sabe todas as coisas.
Quando o homem foi expulso do Éden, Jardim de Deus, ele passou a viver de acordo com o que pensa e com o que ele julga melhor se afastando totalmente de Deus.
Jesus Cristo, o Guerreiro de Deus, como Cordeiro, veio restaurar nossa forma de pensar, de agir e de viver e agora somos de Deus e podemos pensar os pensamentos de Deus e sermos achados nEle.
Quando somos expostos a Palavra de Deus, nosso carater e pensamentos são alinhados ao Desejo do Senhor de tal forma que as outras pessoas podem ver Cristo em nós, através das boas obras que Deus de antemão ordenou para que nelas andássemos, conforme Efésios 2:10. 
Na prática, isso significa que Deus, antes de nos criar, planejou e preparou as boas obras que nós, como crentes em Cristo Jesus, devemos praticar, sem aparecer ou esperar receber recompensas.
Permita Deus transformar sua vida de tal maneira que você seja um templo vivo de pedras humanas, instrumento da Paz do Senhor.
O Espírito Santo nos capacita a viver diariamente em Cristo a lutando contra nossa natureza pecaminosa, o justo viverá por fé.
Aceite o convite de fazer parte do Povo que manifesta o Poder do Espírito Santo e que contemplam coisas que não podem ser vistas pelos olhos naturais.

Deus nos abençoe e libere Unção sobre nossas vidas

Gilvan, 27/05/2025

Palavra de Sabedoria 733

✝ Vivendo por Fé

As coisas visiveis são necessárias para nossa sobrevivência, mas não são as mais importantes e apenas representam a realidade desse mundo.
O Senhor nos chama a vivermos além dessa realidade necessária, que nos conduz a morte. 
Na Realidade de Deus as coisas não se veêm, são atemporais e eternas.
Não ha como penetrar no sobrenatural vivendo de acordo com aquilo que vemos. Portanto, temos que fazer a escolhas e olhar o invisível, fundamentando nossa vida nas coisas que não se veem.
Tudo o que o Senhor quer nos conceder é conquistado através da fé. Não se satisfaça com aquilo que o mundo pode te oferecer pois a aparência desse mundo desaparecerá, mas o que Deus tem para nós, permanecerá para sempre. Essa é a luz da eternidade e nossa esperança.
Na época de Jesus, e também na nossa, as gerações não sabem discernir as estações, mas, só poderemos refletir o Deus Eterno temos que viver em concordância com a Eternidade.
Você pretende viver em qual perspectiva? Na realidade do mundo ou na realidade de Deus?

Continua

Gilvan, 26/05/2025

Palavra de Sabedoria 732

✝ Vivendo por Fé

Estamos acostumados a viver de acordo com os nossos sentidos, nossos sentimentos e nossas próprias experiências. Entretanto, sempre vivemos diante de um grande desafio: viver de acordo com a realidade invisível de Deus.
A Palavra de Deus é real, é poderosa, ela traz o visível através do invisível. Somente Deus pode criar, e Ele o faz através de Sua Palavra. 
Deus chama a existência aquilo que ainda não existe e nos convida a vivermos essa realidade - isso por meio da fé. 
Viver por fé não é uma questão teórica - a Palavra de Deus só se torna realidade em minha vida se estiver combinada com fé.
Queremos compartilhar um exemplo registrado em no livro de II Reis.
A cidade de Samaria, capital do Reino de Israel, estava cercada e havia escassez de alimentos.
O rei, em seu desespero disse: Por que devo continuar esperando por Deus (II Reis 6:33) e a resposta de Deus foi dada pela boca do profeta Eliseu: amanhã haverá fartura nas portas da cidade.
Um funcionário do alto escalão real disse: "é impossível mesmo que Deus abrisse as janelas do céu" e a resposta de Eliseu foi rápida e profunda: você verá com os seus próprios olhos mas não comerá coisa alguma (II Reis 7:1-2)
Não podemos construir realidades a partir do que vemos, ouvimos ou sentimos. Realidades devem ser construídas por meio da fé. Isso é verdadeiro e eterno.
A fé concretiza a realidade invisível, mesmo diante da realidade aparente ao nosso redor.
...
Continua

Gilvan, 13/05/2025

Palavra de Sabedoria 731

✝ Fé, "moeda" do mundo espiritual 

Vivemos em um "mar bravio", em um "mar em movimento", onde diariamente temos a opção de confiar em Deus, em Suas Verdades Eternas e Imutáveis ou na  aparência das coisas externas.
Os fantasmas que criamos podem crescer em nossas mentes e se ouvirmos o "som dos ventos" ou olharmos "a força das ondas" não conseguiremos ver o Senhor e contemplar Suas Mãos Estendidas.
Cada um de nós, individualmente, precisa tomar a decisão firme de enxergar Jesus em todas as demandas da vida e definir em qual realidade acreditaremos, se na Presença de Jesus ou no Mar Bravio.
Jesus é a verdadeira Fonte de alegria e de satisfação mas muitos cavam "cisternas rotas". (Jr 2:13)
A grande maioria dos cristãos vivem em estado de imaturidade e não conseguem progredir na vida espiritual.
Não devemos ser omissos quanto a consagração pessoal, devemos olhar firmemente para Jesus, deixando todo o peso do pecado (Hb 12:1).
Enquanto falharmos em nossa consagração, falharemos também na nossa fé - a consagração nos coloca numa base de confiança, numa base de fé.
Corte as cordas que te prende à terra, "solta o cabo da nau" e se lance no mar com fé. Confie tudo a Deus e não duvide de qualquer coisa que seja.
Fé gera fé. Busque viver uma vida de santidade e inspire outros a buscarem isso também.
O Senhor nunca nos desapontou, desamparou ou enganou. No último momento , no Seu tempo (kairos), por pior que seja as circunstâncias, em Sua Infinita Misericórdia, a provisão e resposta sempre chegam.
Bem aventurado são todos os que colocam sua confiança em Deus.

Deus nos abençoe hoje e sempre.

Gilvan, 12/05/2025

Palavra de Sabedoria 730

✝ Fé, "moeda" do mundo espiritual 

Nossa fé é inspirada através dos exemplos de homens e mulheres registrados na Palavra.
Fé inspirada em Cristo e naquilo que ele pode fazer. Uma fé fortalecida se mantém livre de tudo e nos mantém unidos a Deus, onde passamos a procurar o que Deus procura e desejar o que Ele deseja.
Encontramos um grande obstáculo para a fé: a incredulidade. Isso é olhar para as circunstâncias ao invés de olhar para Jesus Cristo.
Se tirarmos o olhar de Jesus, a incredulidade brotará em nosso coração. Pedro experimentou isso ao retirar o olhar de Jesus e perceber as "ondas do mar" (Mateus 14:31). Pedro não era uma pessoa sem fé...
Pedro acreditava que o mesmo Poder que fazia Jesus andar por sobre as águas pode também, sob a autorização do Mestre, estar disponível a ele. Isso é fé. 
Aqui reside um grande dilema: confiar em Cristo sem reservas ou aceitar a influência da instabilidade das situações exteriores.
Pedro, assim como nós, travamos a batalha entre a fé e o "movimento do mar" no oceano de nossas vidas. A força das ondas e do vento era diametralmente oposto ao comando do Senhor Jesus dizendo para Pedro "vem".
Sou testemunha de que sempre as "ondas do mar da vida" tentam nos afogar, mas a Palavra do Senhor Jesus nunca nos desamparou.
As palavras dos lábios Santos de Jesus sempre tiveram e tem preeminência e autoridade sobre tudo e sobre todos. Foi a Palavra de Jesus que colocou os oceanos em movimento e que criou tudo o que existe, o que vemos é o que não vemos.
Esse acontecimento na vida de Pedro ilustra a maioria das situações pelas quais passamos.

Continua

Gilvan, 07/05/2025

Palavra de Sabedoria 729

✝ Fé, "moeda" do mundo espiritual 

Não é plano do Senhor termos fé imatura e que dependa de outras coisas, ou pessoas, além dEle. Por isso, Ele remove todo e qualquer apoio secundario.
No dia a dia é comum  enfrentarmos desgaste e situaçoes conflitantes. Deus, as vezes permite, diversos desapontamentos e grande perdas.Poderiamos citar:
✏️a ausência de esperança;
✏️a perda de amizades valiosas;
✏️conflitos e desentendimentos em família 
✏️perda de propriedades e bens;
✏️enfermidades;
✏️fraquezas diversas;
✏️mortes 
Quando isso acontece conosco o cenário de fé fica semelhante a um deserto ou região atingida por furacões ou tsunamis e isso nos levará a buscar refúgio em Deus.
Mas dificuldades, nossa fé cresce e se expande para além de nossa compreensão; 
Na área das dificuldades, tentações e conflitos a fé cresce quando menos esperamos.
A fé é testada até o último instante quando a resposta de nossa oração parece não chegar!...
Mesmo com a demora, do nosso ponto de vista, em ter nossa demanda atendida, nossa fé se expande e é nutrida. Lembremos da situação da mulher siro-fenícia (Marcos 7:24-30): quanto mais o Senhor Jesus demorava em atender sua oração, mais a fé dela foi aperfeiçoada e intensificada.
O tempo de Deus serve para purificar nossa fé e nos mostra que tudo o mais é inconstante e efêmero. 

Continua

Gilvan, 06/05/2025

Palavra de Sabedoria 728

✝ Fé, "moeda" do mundo espiritual 

Eu e minha família estamos passando por situações onde temos aprendido, na prática, que a fé é a condição de toda vida espiritual e temos buscado fortalecimento e crescimento.
De qual forma e sobre quais condições a fé pode crescer? 
Vamos, mediante o Espírito Santo, buscar responder essa questão para que a nossa fé seja nutrida e cuidada.
Às vezes começar a orar é difícil e Deus pode parecer distante para alguns.
Nem sempre temos nossas orações respondidas rapidamente e isso até pode desencorajar alguns.
O crescimento saudável de nossa fé ocorre quando ela é alimentada pela promessas de Deus resgistrada em Sua Imutável Palavra.
Vejamos como isso ocorreu no caso do patriarca Abraão. O Senhor Deus lhe fez promessas; Falou da quantidade inumerável de estrelas, Falou da terra de Canaã; permitiu que anjos o visitassem. A patriarca Abraão teve sua fé ampliada pelas promessas de Deus.
Nosso coração deve se firmar nas promessas de Deus até que elas se concretizem e isso só ocorrerá no tempo de Deus (kairos) e não no nosso (chonos).
Na dependência de Deus, precisamos remover tudo o que for oposto à Palavra de tal forma que concentremos nossa fé unicamente em Cristo, removendo todo apoio natural ou humano.
Quando perdemos todo o nosso apoio na igreja, na família como nos sentimos?

Continua

Gilvan, 05/05/2025

Palavra de Sabedoria 727

✝ Guerra Silenciosa

✏️ Terceira sugestão
🏷️ Faça uma analise diaria de toda sua vida
Aplique tempo para analisar os pensamentos que determinaram suas açoes no decorrer do dia.
Seus pensamentos são bons ou são maus? Você reconhece que eles vieram de Cristo?
Precisamos recusar todos os maus pensamentos; as imaginações fúteis e vazias em si mesmo.
Na Natureza, não é comum uma abelha pousar em uma flor sem néctar; assim, não abrigue pensamentos que não alimentam seu espírito.
Temos sido ensinados a observar toda a Palavra de Deus e não apenas o que nos é conveniente; não há nenhuma vantagem em desprezar um só mandamento do Senhor.
Ainda que nos sintamos impotentes em função de um mundo tão cruel, valores invertidos e em uma luta tão intensa contra a carne e o diabo, temos uma saída:a prática da oração.
Tudo em você e no seu entorno pode mudar se você assumir um compromisso com Deus de uma vida de oração; essa é a moeda utilizada no mundo espiritual.
As orações do povo de Deus podem alterar o fluxo dos acontecimentos presentes e futuro.
O Senhor está nos oferecendo uma grande oportunidade, na Guerra Silenciosa, de ser um "agente de transformação". Basta uma mudança de atitude de nossa parte, o jeito bíblico de agir: oração.
Não aceite ser um simples expectador passivo, antes comece a penetrar no mundo espiritual, clame pelo Poder de Deus para alterar as suas demandas e influenciar as situações em curso nesse mundo tenebroso. Em outras palavras: ore.
Comece a orar para provocar mudanças, mas peça ao Senhor para orientá-lo enquanto você ora.

O Senhor nos abençoe!…

Gilvan, 29/04/2025

Palavra de Sabedoria 726

✝ Guerra Silenciosa

Com a nossa própria força é impossível vencer a força do pecado, mas, na dependência do Espírito Santo, podemos vencer o mundo, a carne e o diabo.E nesse ponto, queremos propor três sugestões para nossa própria defesa:
✏️ Primeira sugestão
🏷️ Utilize a oração para brindar seu coração
Na mente os nossos pensamentos oscilam com frequência e nossa mente precisa ser renovada; peça ajuda ao Espírito Santo para controlar seus pensamentos e rejeite tudo aquilo que não honre ao Senhor. 
Não há como se defender das investidas de Satanás com nossa própria força. Nossos pensamentos constantemente nos traem, mas o Senhor é a nossa defesa. O inimigo não tem como nos alcançar quando estamos debaixo da sombra do Deus Todo Pideroso
Sabemos que o controle de nosso coração está além de nossas forças ou habilidades, mas contamos com a seguinte promessa de Deus: "Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele." (Pv 30:5).
✏️ Segunda sugestão
🏷️ Convide o Espirito Santo para cuidar dos nossos sentidos:visão, audição, olfato, paladar e tato, que permitem perceber o ambiente e reagir a ele.
O inimigo está acima de nós procurando terreno para lançar sua pesada artilharia, tal como os ouvidos os olhos que dão acesa ao "homem interior". Assim como a boca poluída e os maus pensamentos corrompem todo o homem.
Busque respirar ar limpo e mantenha os olhos voltados para o céu.
Cuidado com o que você assiste ou acessa.
...
Continua

Gilvan, 28/04/2025.

Palavra de Sabedoria 725

✝ Guerra Silenciosa

Não seria comum ver um cristão andando de mãos dadas com uma prostituta ou profissional do sexo, mas não seria anormal esse mesmo cristão nominal e carnal no "santuário íntimo do seu coração" alimentar livremente seus desejos impuros por sexo, até esse desejo vence-lo e ele consumar o ato; tanto o desejar quanto o praticar já são pecados em si mesmo. Mas realizar o ato, trará consequencias piores. 
Acreditamos que a maioria de nós jamais cometeria um assassinato, mas quantos de nós somos assassinos em potencial quando não vivemos o amor, odiando os nossos semelhantes, buscando vingança por algo tão trivial?
Aqui precisamos de esclarecer um ponto importante: quando os pensamentos maus e impuros invadir a sua mente, você ainda não pecou. Essa é a bomba de pensamento lançada por Satanás. Mas, se você permitir que a bomba estoure, você será cúmplice, participante do mal.E, em um curto espaço de tempo, as intenções se transformam em ação e o pecado é consumado.
Há um trecho da música Mais Uma Vez (1987), do vocalista da extinta banda Legião Urbana, Renato Russo (im memorian), que diz:
"Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança".
Nessa música de auto ajuda, podemos afirmar Não confie em si mesmo. Sua confiança precisa estar fundamentada nos Méritos de Cristo, no Amor do Senhor que Reina Absoluto.
Resista firmemente aos pecados do coração e dedique sua lealdade unicamente a Cristo.
Pecados ocultos são tão pecados quanto os praticados abertamente.
Inveja e pensamentos impuros são tão pecados quanto agressão física ou verbal ou qualquer outro erro exterior.
E isso não pode ser comum a um cristão que busca agradar a Seu Senhor!...
Seu espírito é a habitação do Espírito Santo e não permitas que nada mais esteja nesse espaço.
Quando permitimos que pecados, luxúria, inveja, ódio e desejos do diabo estejam nesse lugar, estamos entristecendo o Espírito Santo, que nos selou para o dia da redenção.
Aqui queremos dar uma dica valiosa: se você deseja que o Espírito Santo faça morada permanente em você, na primeira investida de Satanás, declare sua lealdade a Cristo e renuncie qualquer pensamento ou desejo que não esteja de acordo com a Palavra de Deus.
Não brinque com o pecado como fez Sansão e teve o fim horrível.

Continua

Gilvan, 24/04/2025

Palavra de Sabedoria 724

✝ Guerra Silenciosa

Não há como negar a existência de uma guerra silenciosa que ocorre no mundo espiritual.
Existem espíritos maus que buscam nos induzir a pecados. Pecados esses que sempre ocasionarão a consequências espirituais em um determinado nível.
Encontramos uma distinção dos níveis de pecado em 2 Coríntios 7:1:
"Portanto, meus amados, tendo tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus".
O ambiente em que o pecado é praticado indicará se o pecado é da carne ou do  espírito.
Podemos dizer que existem pecados praticados pelo "homem interior", tais como: pensamentos impuros, desejos sexuais impróprios. E pecados praticados pelo homem exterior, aqueles que são logo visíveis e de fácil julgamento.
Em ambos os tipos de pecado, da alma e do espírito, Satanás é o arqui-inimigo instigador de cada pecado.
Nessa luta, pensamentos, sentimentos e sentimentos surgem e são claramente desagradável ao Senhor e a todo custo querem se alojar em nosso coração.E como vencer essa situação? mantendo o pensamento cativo a obediência do senhorio de Cristo e resistindo firmemente a todo e qualquer pecado.
Satanás sempre lança seus dados e artilharia contra nós e dentro do coração do homem estão os piores pecados e isso não é diferente em cada cristão.
Esses pecados sao lançados em nós, mas a grande questão é se eles encontrarão ou não terreno fértil em nosso coração.
...
Continua

Gilvan, 23/04/2025

Palavra de Sabedoria 723

✝ Precisamos de algo novo

A Obra de Deus é convencer pecadores. É também convencer aqueles que ja são pecadores redimidos.
Essa é a Obra de Deus. E se quisermos que ela seja feita, temos de nos aproximar de Deus e pedir, ate com suplicas de um coração quebrantado: Aviva Senhor a Tua Obra. Somente Deus pode fazer nova todas as coisas!.
Não ha como existir uma igreja verdadeira sem oração. Precisamos valorizar as reuniões e cultos de oração.
Sabemos que na experiência do vale de ossos secos que cada osso veio para o seu osso, cresceu carne e se estendeu a pele sobre eles, mas mesmo assim "não havia neles o espírito". Eles continuavam mortos depois de toda a pregação e foi somente quando o profeta clamou pelo Vento do Espírito que se levantaram para formar um grande e poderoso exército (Ezequiel 37:1-10).
Hoje o Espírito nos convida a conhecer e receber algo novo vindo de Deus.
O Poder de Deus está disponível e somente esse poder pode reverter a incredulidade.
Senhor, aviva Sua Obra em nosso coração, em nossas famílias, em nossas igrejas ate chegar em Siao

Deus nos abençoe

Gilvan, 08/05/2025

Palavra de Sabedoria 722

✝ Precisamos de algo novo

Tudo começa em Deus. E talvez você se questione: "eu não sei por onde começar".
Comece clamando por avivamento pessoal.
Que o Espirito Santo nos ajude a ouvir a Voz do Senhor e temer! Assim como o profeta Habacuque expressou: "tenho ouvido, oh Senhor, as tuas declaracões e me sinto alarmado" (Hb 3:2)
Não precisamos de nenhum novo método ou fórmula. Só precisamos clamar ao Senhor do fundo do coração, orando com toda sinceridade. Deus nos ajudará.
E se você não sente vontade de orar, e não sentirá mesmo, é por isso mesmo que você deve orar. Comece agora...
Não se deixe vencer por desculpas e não espere estar preparado para orar.
Você precisa orar, para então o Senhor começar a agir.
E nessa interação, ouvir Deus e falar com Deus, o Espirito começa então a avivar a obra: pecados são confessados e abandonados, chegamos mais perto de Deus. O mesmo Espírito:
✏️purifica nosso coração;
✏️transforma nossa vontade;
✏️nos conforma à Imagem do Filho;
Não se importe como orar, mas ore. Deixe seu coração clamar a Deus: aviva minha vida Senhor.
Reconheço o quão pouco tenho servido ao Senhor, mas nao quero fracassar nas outras oportunidades que Ele me concede e também não quero desonrar o Seu Santo Nome.
Temos sentido que nossa tarefa principal no Reino de Deus é a oraçao. Só assim teremos condições de servir ao Senhor nos outros ministérios.
Deus quer avivar Sua Igreja. Só Ele pode fazer um exército ativo e poderoso se levantar no "vale de ossos secos".
Para uma igreja que ora, que não cessa de clamar diante do Ouvinte das Orações, não haverá coisa alguma que ela não possa realizar.
Quando concluirmos a reforma de nossas casa, voltaremos a ter reuniões de oração em um espaço físico para desenvolvermos prazer no tempo de oração. Lembro-me que la em casa, chegavamos a ter cerca de 20 pessoas orando nas noites de sexta feira.
Aviva Senhor a Tua Obra!
E qual é a Obra de Deus?
...
continua

Gilvan, 04/05/2025

Palavra de Sabedoria 721

✝ Precisamos de algo novo

Meu Amigo Espírito Santo, eu te imploro: volta a trabalhar no meu interior.
Não permita que o meu amor por Você  fique estagnado. Eu não quero desistir de correr a carreira que me foi proposta e fingir que está tudo bem. 
Será que estou entristecendo o Espírito Santo?
A resposta a essa questão determina nosso destino final. 
Se não existe verdadeira comunhão com Deus; se não há comunhão como os santos, o Espírito estará triste conosco!...
Vamos mudar essa situação.
O Espírito Santo quer nos ensinar e arder novamente em nossos corações, levando-nos  a ressignificar nossa experiência com Ele.
De qual forma Deus opera?
O Senhor sempre opera através de sua Palavra, da Espada do Espírito (Hb 4:12).
Qualquer despertamento, qualquer avivamento, é sempre Obra de Deus. Assim está escrito: pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle.(Fl 2:13).
Lembro-me do Espírito Santo nos orientando através das palavras do apóstolo Paulo: tomai sobretudo o capacete da salvação (Ef 6:17). A Palavra de Deus nos dá direito de propriedade através do sacrifício de Jesus: a salvação é nossa.
Um dia perderemos tudo o que temos conquistado nesse mundo: bens, herança, casa, carro. É verdade que nada trouxemos para este mundo e com certeza nada levaremos dele. Sairemos sem nada, com exceção de nossa salvação.
Essa nossa herança foi garantida com sangue, no Testamento deixado por Jesus.
Que grande riqueza, mais excelente que qualquer outra coisa que possamos imaginar.Mas a salvação precisa ser desenvolvida com temor e tremor (Fil 2:12-13).
Se o Espírito Santo estiver entristecido, não há como desenvolver a salvação. Mas ainda há esperança para nós: O Senhor, aviva esse vale de ossos secos, aviva minha vida. Volta para esse jardim invadido por feras, cheio de espinhos e ervas daninhas e não me permita ser uma terra influtifera.
Aviva Sua obra
...
Continua

Gilvan, 02/04/2025

Palavra de Sabedoria 720

✝ Precisamos de algo novo

Nos dias atuais, temos percebido uma falta de "apetite espiritual" que resulta em uma falta de comunhão com o Senhor. 
Somos negligentes na oração pessoal e desleixado no estudo da Biblia. Às vezes, vamos ao culto apenas para cumprir uma rotina, ou por outra motivação…
Falta apetite para estudar a Palavra de Deus!
Falta disposição para a rotina de oração!.
Falta interesse em permanecer na Presença do Rei. 
Falta coragem para admitir que não estamos bem.
Há um pedido que devemos fazer constantemente a Deus: Aviva a Tua Obra, ó Senhor (Hb 3:2).
Infelizmente, alguns tem achado normal essa situação e só reconhecerão que estão errados quando começar um movimento interno, quando se pedir: rasga-me por dentro Senhor, faz em mim um movimento.
Você consegue experimentar a Majestosa Presença de Deus? Você tem conversado diariamente com Ele? 
Ou será que ainda não percebeu que Ele se retirou e foi embora (Cantares 5:6)?
Se essa é a sua situação, não é tarde demais: aprenda e viver em comunhão com o Senhor. Busque-O de todo o coração e com intensidade (Jeremias 29:13).
Senhor, avisa Tua Obra!...
Senhor , eu sou Sua obra, me aviva. Traz de volta o meu apetite espiritual, meu Amor por Cristo, minha entrega incondicional. Quero ter fome e sede de justiça!
Deus está visitando seu coração agora e se sua necessidade de restauração for sincera, Ele irá avivará sua vida.
O profeta Habacuque não está pedindo ajuda para fazer a Obra de Deus. A oração dele foi para que o Senhor começasse a Agir novamente.
Conforme registrado em Efesios 2:10, desde sua conversão, o Espírito já está trabalhando em você.
O pedido do profeta e nosso é para que o Senhor trabalhe em nosso interior, usando as "ferramentas" que Ele quiser. Ele é o oleiro e nós o barro (Isaias 64:8).
...
Continua,

Gilvan, 01/04/2025

Palavra de Sabedoria 719

✝ Orgulho, um grande perigo!

Se no céu tivesse uma fechadura, a chave será Cristo. Precisamos reconhecer que a nossa justificação foi por misericórdia (Rm 3:24); um ato exclusivo de Deus e, se Cristo não assumir o controle de tudo o que somos e de tudo o que temos a "fechadura" do céu estará fechada para nós e estaremos com a chave antiga aliada ao orgulho.
Essa chave antiga representa nossas tentativas de agradar a Deus ou nosso esforço. Todos em vão!…
Estamos vivificados por Cristo, vivemos por Cristo. A estrada para o veu foi restaurada pela Graca e Misericórdia do Senhor, do começo ao fim.
A necessidade de vencer o orgulho é visível quando encontramos incoerências claras entre a conduta e o caráter.
No espelho da Palavra, vemos que somos falhos, sujeitos a repreensão de Deus que, ainda com nossos inúmeros erros, quer nos transformar na imagem de Seu Filho, através do Agir transformador do Espírito.

Deus nos abençoe

Gilvan, 31/03/2025

Palavra de Sabedoria 718

✝ Orgulho, um grande perigo!

Se você quer alguém em quem confiar, nunca confie em si mesmo. Confie em Cristo.
Pedro, em determinada ocasião de sua vida, demonstrou confiar em si mesmo: na véspera da crucificação. E ele não foi aprovado!...
Sua fé seria totalmente destruída se não fosse o Amor e a Graça de Jesus que o resgatou.
Confiança naquilo que temos e naquilo que fazemos nós fará sermos orgulhosos, críticos e antipáticos.
O orgulho faz um cristão julgar o outro de forma severa, pensando ele que nunca cairá. Tenho para mim a seguinte verdade: "ele caiu hoje, amanha quem poderá cair sou eu!". Isso é vigilância, pois aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1 Corintios 10:12).
Não ha como obter a aceitação de Deus em função de nossos próprios esforços. Tudo o que fizermos nunca nos permitirá alcançar a salvação ou a aceitação de Deus; isso é Obra de Cristo, somente dEle.
Para desenvolver o nosso orgulho, Satanás tenta esconder ou misturar a doutrina da justificação, o passo de fé fundamental para sermos aceitos pelo Pai.
Há ainda outro grande perigo: Satanás tenta anular a aplicação prática da justificação.E como isso se processa?
Simples: basta observar cristãos dizendo uma coisa e fazendo outra; atitudes e ações contraditórios à profissão de fé. 
Como exemplo, poderíamos citar Abraão ao se relacionar sexualmente com Hagar. Esse foi um esforço humano tentando realizar o propósito de Deus.
Mais uma ação do orgulho.
"O mundo da linguagem sem o mundo da prática é um mundo vazio" (Banda Catedral). A linguagem do orgulho esta relacionada com a linguagem das obras na força de nosso próprio braço.
Às vezes orgulho vem disfarçado de humildade: eu não sou perfeito, mas sou melhor que a maioria dos cristãos que conheço.
Se você contempla e admira sua própria justiça, esta cometendo pecado.
...
Continua

Gilvan, 26/03/2025

Palavra de Sabedoria 717

✝ Orgulho, um grande perigo!

E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu (Mc 14:29). 
A jactância predominava na vida de Pedro, e numa disputa no mundo espiritual, sem conversão, Pedro fracassou.
Todo esse arranjo, estava no Plano de Deus, e foi necessário para que Pedro fosse exposto e então se entregasse, sem reservas, ao Senhor Jesus.
E como Pedro foi tratado...
O orgulho pode esta em nós e nós não percebermos sua gravidade 
Se você sente que esta subindo as escada do próprio sucesso espiritual, muito cuidado!...
A queda será inevitável se a honra não for devida ao Senhor.
Lembremos de Davi: em um momento de seu reinado o orgulho tomou conta das ações de Davi.
Ele estava orgulhoso pelo poder de seu reino e Joabe observou que isso iria resultar em desonra ao Senhor. 
Joabe tenta impedir o pecado de orgulho do rei e disse:
“Ora, multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu senhor este negócio?”. (II Samuel 24:2)
Confiar em si mesmo é o primeiro passo para o orgulho se instalar. 
Reconhecer que somos fracos e que Cristo tem todo poder no céu e na terra e que tudo vem de Cristo dificultará o orgulho de florescer. Isso irá impedir nossa mente de acreditar que não precisamos mais da Graça de Deus para nos manter segundo a segundo.
Já presenciamos alguns se vangloriarem de sua própria espiritualidade se mostrando imprudente e ousado. Essa é uma situação muito perigosa.
...

Continua,

Gilvan,25/03/2025

Palavra de Sabedoria 716

✝ Orgulho, um grande perigo!

A condição humana incitada por Satanás, faz o orgulho, o desejo de ser superior aos outros ou de receber elogios, crescer como erva daninha que nos ataca constantemente e até de forma sútil.
Na utilização dos dons e no serviço na Igreja, o orgulho pode ser evidenciado.
Podemos dizer que o Senhor concedeu os dons para o serviço e  graça para nos conformar à imagem de Jesus. 
Deus está concedendo Sua Santidade àqueles que a buscam e que não se esquecem que tudo o que possuímos nessa vida está sujeito a corrupção e isso nos faz perceber que, como cristãos, até o serviço que estamos fazendo "para Deus" pode produzir orgulho em nosso coração. 
O orgulho busca anular nossas virtudes, se é que temos alguma e o Espirito busca evidenciar o fruto do Espírito.
De que maneira podemos agradar ao Senhor e valorizar a  Graça a nós dispensada?
✏️Primeiro, devemos confiar na Bondade de Deus.
Nesse nível, ocorre a recusa da pobreza de espirito (Mt 5), onde somos exortados a reconhecer nossa limitação e nos apoiarmos unicamente em Deus para toda e qualquer necessidade.
Paulo nos orienta a reconhecer que Cristo É o Responsável por toda nossa provisão (II Cor 3:5).E Pedro , confiando em si mesmo, se vangloriou da força de sua própria carne.
...
Continua,

Gilvan, 24/03/2025

Palavra de Sabedoria 715

✝ Dizendo não a pecados específicos

Em Lamentavoes 3:40, lemos
Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o Senhor. Senhor, sonda-me...
Será que estou passando por crise de:
✅ansiedade;
✅insegurança;
✅medo;
✅depressao;
✅excesso de emotividade;
✅temor da opinião dos outros;
✅insensibilidade aos outros;
✅sentimento de inferioridade;
✅desespero?
Para onde, ou para Quem ir com isso?
Será que estou culpado cometendo os seguintes pecados:
❌contenda;
❌intolerância;
❌amargura;
❌pretensão;
❌vaidade; 
❌dissensão;
❌cobiça;
❌língua critica;
❌dependência de drogas;
❌alcoolismo;
❌falsa modéstia;
❌orgulho;
❌ganancia;
❌glutonaria;
❌luxúria;
❌idolatria;
❌impaciência;
❌impulsividade;
❌pensamentos impuros;
❌intemperança;
❌ciúmes;
❌preguiça;
❌desejo carnais por prazer;
❌materialismo;
❌negativismo;
❌ocultismo;
❌teimosia;
❌passividade;
❌preconceito;
❌mundanismo;
❌fofoca;
❌rebelião;
❌ressentimento;
❌autojustificação;
❌autopiedade;
❌falta de perdão;
❌inflexibilidade;
❌desamor;
❌excesso de trabalho.
Somos convidados a considerar a lista acima e pedir ao Senhor que retire de nós essas coisas se formos culpados. E seremos culpados sim! Em um ou mais itens.
Senhor quebrantado esteja o meu coração a ponto de poder ser transformado por Ti quebrando o ciclo vicioso do pecado.
Espírito Santo, remove por completo tufo o que não te agrada.
Jesus, perdoa-me por não ter permitido o Teu Senhorio sobre minha vida. Tu Es o meu Padrão.
Te amo mais que tudo.

Amém 
Gilvan, 20/03/2025

✝ Indicativos do Verdadeiro Arrependimento

 Palavra de Sabedoria 714

A quarta característica do verdadeiro arrependimento que queremos destacar é:
✏️ Renovação da Aliança com Deus
O temor produz um coração que busca relacionamento correto com o Senhor é isso é diametralmente oposto ao medo.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Salmo 111:10).
Sempre ha do que se arrepender, mas quem vive em prática de não arrependimento evidencia que não teme a Deus. Você se considera livre, e por nao temer a Deus, faz o que quer.
Escravo do pecado!...
Todos ja experimentamos periodos de indiferença, frieza e declínio, mas esse é o momento de sermos renovados, de termos zelo das coisas do Senhor de experimentar e buscar mais de Deus em nossas vidas.
Queremos caminhar para a característica final do arrependimento.
✏️ prosseguir adiante
Quando levamos a serio as exortações da Palavra de Deus, estamos caminhando para alcançar níveis mais altos. Tudo isso começa no arrependimento.
No arrependimento não nos preocupamos mais com o passado pois a experiência com o Espírito transforma nossa vida, não instantaneamente, mas diariamente, através de nossa renuncia e obediência.
Deus quer nos ajudar - agora sera diferente!
Não dê ocasião a carne. Leve a santidade a serio.
Se você se arrepender, você pode ser diferente, pode ser mudado, pode ser renovado.  
Na Vontade de Deus, olhe para a frente, para aquilo que a partir de agora você sera.

O Senhor nos abençoe!

Gilvan, 18/03/2024

Palavra de Sabedoria 713

✝ Indicativos do Verdadeiro Arrependimento

A segunda característica do verdadeiro arrependimento que queremos destacar é:
✏️ Afastamento do pecado
O verdadeiro arrependimento gera um afastamento intencional de todo e qualquer pecado.. Aquele pecado que antes era desejável, prazeroso, rotineiro, agora nos causa desconforto e indignação.
Essa é uma evidência do verdadeiro arrependimento: afastamento do pecado.
Com a ação do Espírito Santo, estaremos em um local e posição onde enxergamos o pecado como ele realmente é: uma afronta contra Deus. E o Espirito nos diz "nada disponhais para a carne no tocante aos seus desejos" (Rm 13:14). Dessa forma, devemos buscar a Deus por verdadeiro arrependimento (Os 10:12; Jr 29:13).
A terceira característica do verdadeiro arrependimento que queremos destacar é:
✏️ Aceitar as consequências do pecado
Quando se esta realmente arrependido, você aceita o pecado como erro, sem justificativas. E se for ofensa aos outros você busca o momento para acertar tudo com a pessoa ferida pelo seu pecado.
Muitos se iludem dizendo que estão bem com Deus, mas nao estao bem com aqueles que foram feridos pelo seu pecado (Rm 12:18).
Não devemos "levantar as mãos para Deus" quando ignoramos que o nosso pecado afeta os outros.
Não perca a oportunidade de estar bem com o próximo.
Lembremos do caso de Esaú: ele não encontrou arrependimento, ainda que o tenha buscado com lágrimas (Hb 12:16-17). 
Esau era uma pessoa profana e por um prato de comida trocou a benção de Deus.
E pode ser tarde demais para uma pessoa se arrepender?
Se você ainda se importa com o que Deus considera pecado, não será tarde demais! Mas, se você nao mais se importa, será tarde demais. 
Eu penso que Esau não mais se importava com a benção de Deus, que ele havia trocado por algo passageiro e so se importava consigo mesmo.
...
Continua

Gilvan, 17/03/2025

Palavra de Sabedoria 712

✝ Indicativos do Verdadeiro Arrependimento

Diversos textos na Palavra de Deus nos mostram o processo do verdadeiro arrependimento. Vamos nos deter no registro de 2 Coríntios 2:7 e listar algumas marcas do genuíno arrependimento.
Somos conclamados a produzir frutos dignos de arrependimento (Lc 3:8). Quando o arrependimento existe na sinceridade do coração, o fruto estará visível na arvore (Mt 7:20). Mas nem sempre a produção de frutos é imediata.
O que presenciamos hoje em dia sao manifestações carnais, da alma debilitada, emoções e lagrimas, mas sem frutos. 
Na contramão dessa evidência lemos em Atos 26:20 diz: "...que abandonassem seus pecados e voltassem para Deus, e provassem seu arrependimento com a prática de obras dignas"
A primeira característica do verdadeiro arrependimento que queremos destacar é:
✏️ Tristeza pelo pecado
Na Palavra de Deus aprendemos que um sentimento que acompanha o arrependimento é a tristeza. 
Tristeza por termos desapontado Alguém que afirmamos amar sobre tudo e todos. Assim lemos em 2 Coríntios 7:9-10 diz: A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.
No arrependimento, aceitamos que o pecado é antes de tudo uma rejeição ao Senhor.
O arrependimento é a não aceitação desse sentimento errado.
A tristeza pelo pecado so pode ser concedida por Deus.
...
Continua

Gilvan, 14/03/2025

Palavra de Sabedoria 711

✝ Combatendo o orgulho, o prazer e o descaso

Quero continuar servindo a Deus por todos os dias que Ele me conceder, mas reconheço que servir demais para Deus, sem Deus, ou ter lazer demais e outras prioridades, sem Deus é pecado.
Precisamos de equilíbrio.
O Senhor Deus valoriza relacionamentos e pessoas e nos exorta a sermos: amável, bondoso, misericordioso e perdoador.
Não abrigue em seu coração ressentimento por falta de perdão. Essa falta de perdão para alguém que te feriu, pode gerar um câncer para sua aprisionada alma.
Se arrependa da falta de perdão; não guarde ressentimento contra ninguém. Se liberte disso.
A ausência de perdão leva a inúmeros prejuízos e de todo tipo  e inviabiliza o desenvolvimento integral da comunidade de fé na qual se esta inserido; promove o adoecimento das pessoas, da igreja , da família e da sociedade, tornando distantes os ideais de bem-estar e de uma vida qualificada e abundante.
O descaso resulta em indiferença. Entretanto,Deus não é indiferente; Ele se importa com você. Se importa com todos os homens.
Nossa maior prioridade é Deus; Sete dias na semana eu quero andar com Deus; trinta dias e já vai mais um mês.

Deus nos abençoe

Gilvan, 13/03/2025

Palavra de Sabedoria 710

  Combatendo o orgulho, o prazer e o descaso

O Espírito Santo é cirúrgico em sua atuação e nos sonda para eliminar o orgulho.
Se você se gloria de sua posição, se quer ser apresentado, conhecido ou reconhecido ou se esta esperando que os outros saibam quem você é, você tem um problema com o orgulho.
Deus não estará onde o orgulho estiver!.
Você nao precisa de aplausos, de reconhecimento; você nao precisa ser reconhecido por ninguém e conforme Daniel 4, Deus é capaz de humilhar aqueles que sao orgulhosos.
Com o orgulho vem em seguida o prazer.
O prazer em si não é errado, mas o momento, a intensidade ou a pessoa errada podem fazê-lo pecado.E nessa categoria esta o sexo. 
Se for realizado para apenas satisfazer minhas necessidades, quando quero, da forma que quero e fora do casamento sera pecado.
Em uma percepção mais profunda o desejo de ter alguém ou algo acima de Deus é pecado.
Nada nem ninguém deve te dominar alem de Deus.
Muitos acreditam que serão felizes quando tiver isso ou aquilo, mas esse é um grave erro.
Não estou afirmando que ter isso ou aquilo é ruim, não fizemos nenhum voto de probreza (risos).
Bencão e riqueza não sao as mesmas coisas.
O equilíbrio esta na dependência de Deus (Salmo 62:10).
Não há nada de errado em ter coisas ou bens; o erro esta quando essas coisas nos dominam.
Quando acreditamos que coisas materiais podem nos da felicidade, me satisfazer, estamos dizendo que não precisamos de Deus. Teremos outro senhor; isso é idolatria e idolatria é pecado.
Caminhando para outra categoria de pecado, chegamos ao descaso.
Se você sabe fazer o bem e não o faz, é pecado (Tg 4:17)
Na atual fase de minha vida, estamos buscado priorizar cuidar de mim mesmo; 
E o Espírito Santo tem me convencido a cuidar e conservar o templo que me foi confiado, o meu corpo.  
Tem aprendido duramente que: 
✏️comer exageradamente, 
✏️não se exercitar, 
✏️trabalhar demais, 
✏️não ter lazer,
✏️não ter equilíbrio
✏️ou não viver de maneira saudável, 
é pecado

Continua

Gilvan, 12/03/2025