Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

domingo, 18 de julho de 2021

🔷 Palavra de Sabedoria 330

✝️ Jonas, Nínive e o Dias Atuais    

Na história de Jonas, em todos os detalhes percebemos a atuação de Deus.
Na verdade, tudo gira em torno do Amor do Pai. A misericórdia do Senhor e expressa:
✝️ Em Seu Grande Amor, Ele acalma a tempestade, antes que toda tripulação do navio fosse destruída (1:5);
✝️ Providencia um grande Peixe para preservar a vida de Jonas no seu interior.
🎯 Ordena a esse peixe que vomite Jonas no dia, na hora e no lugar determinados por Ele;
Só Deus marca o tempo, o dia, a hora certa e o lugar
A solução para o problema de Jonas não estava em mudar as circunstâncias externas, mas em mudar o seu coração.
O problema não era a tempestade, o excesso de peso do navio, a força dos ventos ou a tempestade em si com suas ondas agitadas - o problema era o seu coração
As circunstâncias eram apenas um reflexo da atitude do seu coração em não obedecer à vontade de Deus;
A designação grande peixe ou monstro marinho é a melhor explicação, tendo em vista que no Mediterrâneo não existem baleias e que as baleias também têm a garganta muita estreita.
A história de Jonas não é um mito ou uma impossibilidade.
Demonstra apenas uma das inúmeras ações de Deus sobre a Natureza;
Deus fará o impossível por nós, para ter Sua Vontade realizada. Sua vontade sempre é:
🎯 Boa;
🎯 Agradável;
🎯 Perfeita (Rm 12:2);
    A grandiosa experiência de Jonas é uma tipificação do Senhor Jesus Cristo (Mt 12.38-41): o profeta Jonas, como missionário, é um exemplo de Cristo – que veio salvar todas as nações.
Jesus denuncia a dureza de coração por parte daqueles que “acham” conhecer muito de Deus, desprezando os ninivitas (aqueles que não conhecem a Deus);
Esses “doutores da lei” na reconhecem a missão de Jesus nem demonstram arrependimento e conversão (Lc 11.29-32)
Ainda hoje vivemos em uma geração que busca sinais e maravilhas.
Por que a necessidade de sinais? Precisamos deles?
Sem dúvida, o maior sinal que devemos buscar é a transformação gradativa do nosso ser
Cada um de nós sabe quais são seus próprios medos e passamos por nossas tempestades pessoais.
O sinal seguro e certo se dá quando, mesmo com nossos muitos medos, obedecemos a ordem de ir ao encontro de nós mesmos e do outro – no mergulho no mais intimo momento de nós – na libertação do cárcere da emoção.
...
Continua
Gilvan, 14/06/2021
🔷 Palavra de Sabedoria 331

✝️ Jonas, Nínive e o Dias Atuais

Que grandes lições extraímos da história de Jonas.
E agora, do ventre do grande peixe, Jonas artucula seu arrependimento, em uma bela oração.
Agora, sozinho, dentro de um grande peixe, na escuridão daquele ventre, ele se entrega completamente a Deus. Talvez essa entrega tenha sido bem mais intensa e verdadeira como nunca antes.
Jonas agora não tem mais como ir a Tarsis,  perdeu sua vontade e dependia agora do peixe, que o conduziria para onde o Senhor direcionasse *esse grande peixe
A vontade de Jonas estava sendo subjugada... O Senhor Deus está trabalhando no caráter de Jonas
Assim como Jonas,  como cada um de nós vive situações contraditórias:
🎯 Ouvimos Deus, mas não O obedecemos
🎯 Dizemos escolher a Vontade do Senhor, mas nossas atitudes demonstram que a rejeitamos
🎯 Na nossa desobediência, por não sabermos o que fazer, resolvemos fugir;
🎯 Temos um chamado, que implica em se levantar, em agir, mas preferimos dormir um sono profundo.
E o Senhor Deus tratou com Jonas em um lugar inusitado, do fundo do oceano, no ventre do grande peixe.
Jonas, com sua alma cativa, na desobediência, receberá outra oportunidade; Deus liberará tudo na vida de Jonas. Por isso, amado irmão não deixe o desânimo tomar conta de sua vida.
Pense por um momento e responda para si mesmo: Qual tem sido a sua motivação em buscar a Deus?
É na oração que os lugares mais escuros recebem Luz. No ventre do grande peixe, em lugar tão apertado, Jonas, através da oração, está recebendo a mais ampla visão.
Seu chamado está sendo reconfirmando, e na solidão do ventre do grande peixe ele sairá e aprenderá o significado de misericórdia quero e não sacrifícios (Os 6:6).
...
Continua
Gilvan, 15/06/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário