Para onde vai o homem quando a morte o alcança?
Para onde vamos?
Há muita confusão sobre o que acontece após a morte e muitos acreditam que todos "dormem" até o julgamento final, onde o destino céu ou inferno será conhecido.
Ha ainda os acreditam que no momento da morte, as pessoas são imediatamente julgadas e enviadas aos seus destinos eternos: céu ou inferno.
Ainda há outro grupo que acredita na possibilidade para os que morreram em Cristo de estarem no Paraíso, no seio de Abraão e os que morreram sem Cristo já estarem em um local de sofrimento "temporários" para aguardar a ressurreição final, o julgamento no Juízo Final.
A Bíblia diz o que acontece depois da morte, mas as interpretações são as mais diversas e não devem causar separações.
A salvação ou a condenação dependem de nossa vontade, das escolhas que fazemos em vida, de nossa disposição em seguir o Senhor Jesus, passando pela porta estreita (Mateus 7:13-14).
O cristão autêntico tem a certeza de sua salvação (João 5:24; 10:28) e a morte é apenas uma passagem; é passar a desfrutar da Presença de Deus, a exemplo de Estevão que disse: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito" (Atos 7:59).
A Bíblia afirma que haverá ressurreição final. Haverá a ressurreição de justos e injustos (Daniel 12:2).
Não temos todas as respostas, mas com certeza os mortos em Cristo estão na Presença de Deus e aguardam a ressurreição.
No ensino de Jesus, Ele deixou claro que as duas realidades espirituais, céu e inferno ainda não foram inauguradas porque ainda não houve a ressurreição final. Jesus disse: Não vos maravilheis disso; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação (João 5:28-29).
A ressurreição dos mortos é uma realidade e nessa pluralidade de informações diversos grupos contemplam a possibilidade de salvação depois da morte (catolicismo, santos dos últimos dias, reconciliação universal) e outros excluem definitivamente a possibilidade de condenação eterna (igreja apostólica).
No arrebatamento da Igreja de Jesus, haverá ressurreição para os justificados em Cristo, conforme está escrito: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com um brado, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4:16-17).
Depois da morte vem o juízo (Hebreus 9:27) e todos compareceremos perante o Tribunal de Deus (Romanos 14:20). Na morte, apenas para os que viveram com e em Cristo, a parte imaterial (alma e espírito) são levados para o Paraíso, o Terceiro Céu (Lucas 16:19-31)
Para os crentes, a morte é "deixar o corpo e habitar com o Senhor" (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:23).
Os textos de 1 Coríntios 15:50-54 e 1 Tessalonicenses 4:13-17 mostram que os que morreram no Senhor terão corpos glorificados.
Se os crentes já estivessem plena é definitivamente com Cristo imediatamente após a morte, qual é o sentido dessa ressurreição?
O mistério que Paulo se refere em I Coríntios 15:51 é que, na verdade, após a morte, os crentes estarão com Cristo imediatamente, mas o corpo físico permanece na sepultura "dormindo". E, no Arrebatamento da Igreja de Jesu, na ressurreição dos crentes, o corpo físico é ressuscitado e glorificado para a eternidade nos novos céus e nova terra (Apocalipse 21-22).
O julgamento será para todos, conforme os critérios do Senhor.
Todos ser humano será julgado individualmente e nenhum aspecto de vida será ignorado. No julgamento haverá dois grupos (Mateus 7:13-14):
✅Os que viveram no padrão estabelecido pelo Senhor, logo após o arrebatamento comparecerão perante o Tribunal de Cristo. Esse não será um julgamento para condenação, mas para recompensas. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (II Coríntios 5:10-12);
✅Os que morreram sem Cristo, sem salvação, estarão perdidos por toda a eternidade e comparecerão diante do Trono Branco, no Juízo Final para serem condenados (Apocalipse 20:12-15).
Lucas 16:22-23 descreve um homem rico que está sendo atormentado imediatamente após a morte.
Os critérios de julgamento e juízo já foram estabelecidos na Palavra de Deus e não haverá preferências ou discriminação (I Pe 1:17; Em 2:11). Não há neutralidade ou desculpas. Haverá apenas a distinção entre os salvos e perdidos (Mateus 25:34; Lucas 13:25-27).
Acreditamos que os que morreram na fé ou foram arrebatados estão na Presença de Deus:
🏷️O Senhor Deus arrebatou
Enoque para si (Genesis 5:21-24; Hebreus 11:5).
🏷️ Os patriarcas da Antiga Aliança, Abraão, Isaque e Jacó estavam “vivos” quando Jesus mencionou seus nomes. Jesus disse que Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, por que para Deus todos vivem (Mateus 22:32).
🏷️A Bíblia diz que o profeta Elias foi levado ao céu num redemoinho (II Reis 2:9-11).
Apocalipse 20:11-15 descreve todos os descrentes mortos ressuscitando, sendo julgados no grande Trono Branco e, em seguida, sendo lançados no lago de fogo. No entanto, embora os incrédulos não sejam imediatamente enviados ao lago de fogo, o seu destino imediato após a morte já é de sofrimento.
O homem rico gritou: "estou atormentado nesta chama" (Lucas 16:24). Lugar de dor e sofrimento...
A morte será vencida definitivamente e no registro de I Coríntios 15:26, lemos:Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte e enquanto não ocorrer a ressurreição final dos mortos, haverá dois locais temporários para os mortos:
✅o paraíso ou
✅ o sofrimento.
Após a morte , nenhum mudança haverá na ocupação desses locais temporários. Simplesmente ocorrerá a ocupação do local definitivo:
☑️Os crentes terão acesso aos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1).
☑️Os incrédulos serão finalmente lançados ao lago de fogo e enxofre, isso é a segunda morte (Apocalipse 20:11-15).
Aínda não fomos julgados e a Bíblia diz que no Juízo serão abertos livros detalhando os atos dos que rejeitaram ao Senhor (Apocalipse 20:12).
Somos bem aventurados por termos nossos nomes escritos no Livro da Vida; não há desculpas e não podemos escapar da salvação a nós ofertada pela Graça (Hb 2:3).
Gilvan, 17/11/2024
Servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Ts 5.23), vivendo na dimensão do Espírito, através da prática da Palavra de Deus e cooperando na edificação da Casa de Deus aqui na Terra (I Cor 3:9).
Data
Animação
Importante:

"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Onde estão os Mortos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário