Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alimento Semanal 2 (09 à 15 de outubro de 2011)



Alimento Bíblico Semanal 2: Conhecer, Viver e Falar a Palavra de Deus

          Conforme a Bíblia, podemos comparar a vida cristã, como uma corrida, uma maratona. Nós somos atletas espirituais que corremos em busca de um prêmio: a coroa da justiça (II Tm 4:8). Mas, para sermos coroados, precisamos obedecer às normas (II Tm 2:5), até o final da corrida.
          Na nossa carreira espiritual, as normas são bem claras na Palavra de Deus. Nela encontramos todas as orientações para o saudável viver cristão diário (Rm 15:4). Devemos ir à Palavra de Deus diariamente para sermos ensinados por ela. Nessa nossa vida de peregrinação (I Pe 2:11), devemos viver e falar essa mesma Palavra aos outros e amar a Vinda de Jesus (II Tm 2:2; II Tm 4:8). Isso é bem claro, nas Escrituras: para ser coroado e receber a coroa da justiça, precisamos amar a Volta de Jesus. Jesus voltará e dará a cada um conforme as suas obras (Mt 16:27). Eu só posso amar a volta de Jesus quando eu me desprendo de tudo que é secular; quando o meu tesouro realmente estiver no céu. Isso implica em mudanças radicais nas minhas prioridades, na minha forma de agir e de pensar (Rm 12:1-2). Precisamos andar no Espírito (Gl 5:16)
          Quando conhecemos o Senhor Jesus Cristo e O recebemos como único e suficiente Salvador (Jo 1:12) o Espírito Santos passou a habitar em nós, gerando nova vida em todo o nosso ser (Ef 2:1). Essa habitação do Espírito Santo ocorre em nosso espírito humano (Rm 8:16). A Bíblia nos mostra que o Espírito Santo passa a habitar em nosso espírito (I Co 3:16; 6:17) como Espírito de Vida e nos reveste exteriormente de poder. A nossa total dependência do Espírito Santo, nossa sujeição a Ele, fará com que a vida de Deus cresça e amadureça em nós até que um dia sejamos servos maduros, expressando plenamente Deus aqui na Terra com a plenitude de Cristo em nós (Ef 4:13).
          Nossa atitude em relação à Palavra de Deus não deve ser apenas ouvi-la, precisamos praticá-la (Tg 1:22). Ao estudar o livro de Atos, percebemos que as pessoas levantadas pelo Senhor eram cheias do Espírito Santo, porque oravam; em conseqüência falavam com ousadia e intrepidez a Palavra de Deus (At 4:31). Não precisamos e nem devemos nos preocupar apenas com a vida normal da Igreja em seus assuntos práticos, mas tomando o exemplo de Estevão, devemos também ensinar a Palavra de Deus. Diversas igrejas foram levantadas na região da Judéia e Samaria pelos discípulos após a perseguição e  morte de Estevão (At 8:1). Quando os apóstolos ouviram que em Samaria havia algumas pessoas convertidas, de Jerusalém enviaram Pedro e João para ajudá-los e apascentá-los (At 8:14-15). Os dois, então, impuseram as mãos sobre eles para que recebessem o Espírito Santo (At 8:17). O que me impressiona e percebo claramente é que em Atos, e, portanto, no começo da Igreja Primitiva, o Espírito Santo fazia as coisas para e por meio dos irmãos, na expansão do Evangelho e Reino de Deus.
          Deus nos deu a missão de expansão do Evangelho aos gentios (Mt 28: 16-20), para levar as pessoas a se arrepender, ou seja, a ter uma mudança em sua mente: converter-se dos velhos conceitos, das tradições, ordenanças e costumes, para que o Poder de Deus, isto é o Evangelho (Rm 1:16) possa avançar e fazer a diferenças nessa sociedade falida. 
          Encorajamos você, amado irmão, a ler a Bíblia e aprender pela Palavra de Deus o caminho que devemos andar afim de que você, e eu, sejamos vencedores: “Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.  Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre” (I Co 9:24-25).
 
  •  Afirmativa-Chave: Conhecer, viver e ensinar a Palavra de Deus.
  • Pergunta Padrão: Em quais aspectos o Espírito Santo nos ajudará no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus?

Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 10.10.2011 (5h16min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]

                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário