Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

sábado, 15 de outubro de 2011

Regras infalíveis para a igreja não funcionar com qualidade e até fechar

          Problemas existem para serem resolvidos, não é mesmo? Nossas igrejas não estão imunes a essa regra do sistema, ao jogo da vida; na verdade, a igreja que freqüentamos ou que nos agregamos é do tamanho proporcional à visão espiritual que temos de Deus, da própria igreja local, de Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, e da vitória de Cristo sobre o pecado, a Morte e o inferno.
          Atualmente temos sido bombardeados com a idéia de que a igreja vitoriosa é aquela que tem muitos membros, um grande patrimônio, uma recheada conta bancária, uma liturgia organizada e que realiza grandes eventos em nome de Jesus orientando determinado programa eclesiástico. Entretanto, os que almejam ser usados por Deus para conduzir Seu povo a experiências mais profundas e ricas com Cristo, representando no Pentateuco pela boa Terra de Canaã, precisam permitir que Deus os treine diariamente.
         Assim como Jesus não necessita de nada para comprovar ou validar a sua divindade, uma igreja vitoriosa não precisa se tornar uma “agência de milagres” para validar a fé de seus membros. Precisamos viver no equilíbrio entre as Escrituras e o Poder O Senhor Jesus está edificando Sua Igreja, com base na Unção de Seu Espírito e os que buscam a experiência não a encontrarão, mas os que confiam no Senhor a experiência os encontrará.
          Uma igreja vitoriosa e triunfante no cumprimento de sua missão tem convicções objetivas sobre a divindade de Jesus, sobre o fato de ele ser o Filho de Deus e sobre o seu poder e a sua missão salvífica. É urgente a necessidade de resgatarmos a cruz como centro da mensagem que proclamamos, e voltarmos a viver como a Igreja Primitiva, pregando o arrependimento com entendimento das Escrituras Sagradas e agindo no poder do Espírito Santo, com sinais e maravilhas. Mas isso só conseguiremos se vivenciamos a experiência de arrependimento e fé para a salvação, vivendo na total dependência do Espírito Santo; somente pessoas salvas e que realmente saibam o significado da salvação em suas vidas estão habilitadas para a pregação do evangelho que alvoroça o mundo e que faz a igreja vitoriosa em Cristo.
          Apresento algumas regras infalíveis para a igreja na funcionar com qualidade e até fechar que não devem ser seguidas por nenhum servo de Cristo, pois o padrão que Deus exige para o Seu Povo é outro: não devemos fazer nada por nós mesmos e nem buscar nada para nós mesmos.
1.    Viva de aparência e domine a linguagem religiosa. Conheça, use e abuse de versículos bíblicos fora do contexto.
2.    Faça com que todos acreditem que você é uma pessoa ética, mas esconda a iniqüidade  dentro do seu coração. Impressione com o discurso ético, mesmo que suas práticas não sejam condizentes com seu discurso.
3.    Não freqüente as atividades de sua igreja com assiduidade, mas quando você estiver lá, procure algo para reclamar ou alguém para criticar. Com certeza você encontrará. Fique de olho e explore isso.
4.    Não se preocupe com a vida espiritual de sua igreja. Não ore por ela e nem se empenhe para que ela cresça espiritualmente. Se a igreja está bem com Deus ou não, isso é problema do pastor.
5.    Dê valor as coisas e objetos. Entre coisas e pessoas fique com as coisas.
6.    Insista na estrutura, luxo e conforto da igreja. As paredes e os equipamentos valem mais do que os valores, o conforto impressiona mais do que o pastoreio sadio. Entre o luxo e a simplicidade do evangelho as pessoas, sob sua influência, escolheram o luxo.
7.    Queria os aplausos das massas. Não perca tempo com indivíduos, fale a auditórios, trabalhe no atacado.
8.    Ignore críticas. Mantenha-se surdo quando for criticado, faça ouvido de mercador, rotule os críticos como invejosos.
9.    Observe as necessidades do povo e então ofereça o que eles querem, mesmo que você não seja capaz de atender.
10.  Ria e chore. O sorriso convence as pessoas que você é simpático, o choro convence que você é sensível. Você não deve ser nada disso, contudo as pessoas devem pensar que é.
11.  Esconda suas vulnerabilidades. Convença a todos que você não tem problemas, convença aos outros que você não se irrita, que não perde a paciência e que tem tudo sobre controle.
12.  A comparecer a qualquer culto, dedique-se a encontrar falhas nos lideres que estão à frente do ministério. Quando encontrar falhas neles, espalhe para os outros. Critique de verdade. Entretanto, quanto às coisas boas, não comente nada, nem elogie, fique na sua em absoluto silencio.
13.  Jamais ame as pessoas que freqüentam a igreja e não se empenhe em demonstrar ou viver ao amor em nenhuma situação, contrariando a verdade bíblica (I João 3:17). Lembre-se: amar não é opção ou um dever como a Bíblia ensina; amar é só um sentimento involuntário. E esse sentimento está fora de moda há muito tempo.
14.  Seja místico. O misticismo é vital para atrair pessoas desesperadas e inseguras, ele é capaz de escravizar e cegar. Depois de anos de escravidão no misticismo a libertação é quase improvável.
15.  Nunca seja voluntário na igreja para nenhuma missão, compromisso ou incumbência; lembre-se que é mais fácil criticar que realizar.
16.  Não tome nenhuma iniciativa para resolver os problemas ou suprir as necessidades da igreja. Quando a “coisa” complicar, deixe sua a igreja e mude-se para outra.
17.  Se o pastor ou outro líder pedir sua opinião sobre determinado assunto, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe que você não foi consultado e as coisas deveriam ser assim em sua opinião.
18.  Tenha como a preocupação principal da sua vida o ganhar dinheiro. Por isso, nunca tenha tempo para Deus ou para Sua Causa; não perca tempo indo aos cultos de oração ou de estudo da Palavra, apenas vá aos cultos no domingo à noite e se comporte como se tivesse pagado “ingresso”, exigindo isso ou aquilo. Lembre-se: o que importa é ter um padrão de vida melhor, custe o que custar; e o sucesso no trabalho é mais importante do que o sucesso no lar ou na igreja.
19.  Não faça mais nada alem do necessário, nunca se coloque à disposição do pastor ou de qualquer líder, finja que o assunto não é com você; porém, quando todos estiverem trabalhando com boa vontade e interesse, afirme que sua igreja só está fazendo isso ou aquilo para agradar ao pastor.
20.  Jamais peça perdão. Pedir perdão iria diminuí-lo, torná-lo fraco e imperfeito, algo que você de fato não é!
21.  Não leia a “meditação pastoral”, boletins, nem avisos, nem murais, nem nada, afirme que eles não trazem nada de interessante. Mas, depois, diga que não há comunicação.
22.  Não consulte a opinião dos pastores ou líderes de sua igreja; faça as coisas por conta própria. O que eles acham não interessa. Quem manda é você. Não é isso o que a Bíblia ensina?
23.  Se você for convidado para qualquer função dentro de sua igreja, simplesmente seja esperto e recuse. “Alegue que não tem tempo e depois critique, dizendo por que não fazem tal coisa assim”?
24.  Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com os irmãos ou com a liderança, procure vingar-se fazendo acusações mentirosas e divulgando “erros” por eles cometidos. Não será difícil, pois como todo ser humano, estão cheios de falhas.
25.  Critique sua igreja incessantemente e trate a liderança com total desrespeito e aspereza. Faça com que os outros e eles se sintam um lixo. Por outro lado, lembre-se de falar de outras igrejas, pastores e líderes com toda a simpatia, polidez e cavalheirismo.
26.  Não leve nada a sério na igreja. Não tenha tempo para ela e nem se dedique a nenhum ministério.
27.  Nunca a elogie nada feito em sua igreja.
28.  Quando ouvir alguma fofoca, corra para espalhá-la, mesmo que você saiba que a fonte não é confiável, diga bem alto para todos ouvirem. Depois é só ficar nos bastidores como se não tivesse feito nada.
29.  Faça prevalecer sempre sua vontade, mesmo que esteja errado. Jamais ceda ou volte atrás em suas decisões.
30.  Faça brincadeiras com os irmãos e líderes em público, expondo os defeitos que eles têm e as falhas que eles cometem. Constrangê-los diante das pessoas vai fazer com que você se sinta superior.
31.  Sugira, insista e cobre a realização de eventos, cursos, palestras, encontros, reuniões, mas quando forem realizados, não se inscreva. Depois Critique.

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”
(Albert Einstein)

Gilvan Silva Santos, 16 de março de 2011.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário