Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

sábado, 15 de outubro de 2011

Prepare-se para a Guerra - Estudo II

    Objetivos:
·       Conhecer as estratégias que o diabo utilizou para “derrubar” e levar o primeiro casal, Adão e Eva, ao pecado;

Observar as técnicas que satanás usou para seduzir Eva e adquirir discernimento para vencermos as tentações;


1ª Estratégia:
 
    Necessidade: Usa o ambiente e as circunstâncias da
v necessidade humana. O primeiro casal foi tentando na questão da “comida” (v.1). Jesus também estava com fome (Mt 4:2-3). A comida representa nossos interesses; tudo aquilo que passageiro. Tudo que é temporal.
Jo 4:34; 6:27, 33-35; Dt. 8:3; II Cor. 4:18;
 

2ª Estratégia:

    Sutileza: satanás sempre
v começa perguntando (v.1), sugerindo (Mt. 4:3). Ele não disse diretamente à mulher que fizesse alguma coisa. Ele a conduziu com perguntas e insinuações.
Mt. 22:29; Ef. 4:27; II Cor. 2:10-11
 

3ª Estratégia:
 
    Desconfiança: Ele incitou Eva a suspeitar do Senhor e seus motivos. O
v diabo semeou dúvidas sobre os motivos de Deus na mente de Eva (v.4). Havia duas árvores no Éden (Gn. 2:9). A Árvore da Vida representa Cristo que é a nossa Fonte de Vida Eterna (Jo 17:3). A Árvore da Ciência do Bem e do Mal representa a “outra” escolha. Somos livres para escolher. Deus não nos fez sem vontade ou programados à obediência automática (At . 2:38). Não foi assim nem com Lúcifer (Ez. 28:15). A serpente (Satanás) ensinou que a palavra de Deus é sujeita ao nosso julgamento. Eva exagerou na proibição (v.3), não conhecia a Palavra do Senhor (Gn . 2:17). Satanás também acrescenta: sereis como Deus (v.5) criando a impressão de que Deus era despeitado, ciumento e egoísta, levando o “homem” ao desejo de ser igual ao Criador. Jo. 5:24; 15:3; 17:17


4ª Estratégia:

    Promessas: Categoricamente satanás afirma que Deus não
v levaria adiante a punição que tinha ameaçado (Gn. 2:17) afirmando: certamente não morrereis (v.4). E satanás prometeu sabedoria e progresso espiritual (v.5). Atributos que ele perdeu com sua queda (Is. 14:12-15). O diabo sempre mostra vantagens para o resultado do pecado. Ele prometeu dar a Jesus todos os reinos do mundo (Mt 4.9). Será que tudo realmente pertence a ele? O diabo procura afastar nosso medo do castigo e do inferno substituindo por miragens atraentes, despertando no homem o desejo de ter poder e fama, forçando Deus a agir de maneira contraria à Sua Palavra.

5ª Estratégia:

    Subversão: A
v ordem do Senhor tinha sido: primeiro Ele, depois o homem, a mulher e o animal. Satanás inverteu esta hierarquia fazendo com que a mulher ouvisse a serpente, o homem ouvisse a mulher e ninguém ouvisse a Deus.

         Ambos pecaram, Adão e Eva caíram. Ela começou ouvindo satanás, então conversou com ele. Não há registros que no Éden os animais falavam. Como Eva não se assustou ouvindo “essa voz”?!.... Ao entardecer, Deus passeava pelo Éden (Gn. 3:8) para ter contato com Adão. Eva cobiçou o fruto, olhou, pegou e comeu. Aquele que brinca com a tentação logo descobre que o pecado tem garras terríveis e é mais poderoso do que nós. Será que depois de comer, ela repartiu o fruto com Adão? Ou ambos comeram juntos o fruto proibido. De qualquer forma “eles desobedeceram”. Que queda! Eva podia ter defendido a Causa do Senhor, mas sempre o pecador se sente mais à vontade se outros participarem. E assim o pecado se espalhou. Gn. 4:7; Jo 8:34; Rm. 5:20; 6:23;
Por Gilvan Silva Santos, 19/2/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário